62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 1. Climatologia
Distribuição espacial da precipitação na região Sul da Bahia - análise a partir de séries históricas de precipitação e sistemas de informação geográfica (SIG)
Alan Azevedo Pereira dos Santos 1
Solange França 1
1. Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais / UESC
INTRODUÇÃO:
A precipitação pluvial é o elemento meteorológico que apresenta maior variabilidade tanto em quantidade quanto em distribuição mensal e anual, na região Sul da Bahia. Seu estudo e acompanhamento são estratégicos para as atividades agrícolas, tendo em vista a sua importância no crescimento de espécies vegetais (MEDEIROS et al., 2005). A distribuição espacial da precipitação é determinada por uma série de fatores que atuando de forma combinada, irão criar características peculiares. Por isso, torna-se necessário avaliar o comportamento espacial desse elemento, sem deixar escapar a análise dos fatores geográficos do clima (latitude, longitude, proximidade do mar, continentalidade, vegetação e as atividades humanas), a fim de se obter uma completa compreensão da dinâmica do clima local da região em estudo. Através das técnicas de geoprocessamento torna-se possível a conversão das informações coletadas nas estações meteorológicas e a apresentação da distribuição espacial dessas informações, num processo conhecido por espacialização (VALERIANO & PICINI, 2000). Assim, o objetivo principal dessa pesquisa foi caracterizar e analisar a distribuição geográfica da precipitação pluvial em oito municípios da região Sul da Bahia no período de 1979 a 2008.
METODOLOGIA:

O estudo foi realizado a partir dos dados mensais e anuais de precipitação pluvial dos municípios de Canavieiras, Camacan, Coaraci, Gandu, Ilhéus, Ipiaú, Una e Uruçuca, obtidos junto ao Centro de Pesquisa do Cacau - Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira CEPEC/CEPLAC através do seu setor de Climatologia, contemplando um período de coleta mínimo de 30 anos. Os meses em que havia dados inexistentes tiveram estes valores estimados a partir do procedimento de preenchimento de falhas sobre o método de ponderação regional elaborado por Paulhus e Kohler em 1952. A partir da tabulação e processamento desses dados, gerou-se um banco de dados pluviométricos em plataforma de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e por meio do software ArcGis 9.2, estas informações foram espacializadas em mapas de séries quinquenais de precipitação. Os mapas de hipsometria (modelo de elevação do terreno) e de uso da terra da área de estudo, foram também confeccionados a fim de permitir uma discussão acerca da influência da topografia na distribuição pluviométrica e desta na composição da cobertura vegetal da região.

RESULTADOS:
O método de ponderação regional elaborado por Paulhus e Kohler utilizado para estimar os dados inexistentes permitiu a construção de uma base de dados pluviométricos muito confiável, necessária a elaboração dos mapas de séries quinquenais de precipitação. Para geração do mapa de uso da terra, adotou-se a base de dados cartográfica digital da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia - SEI, elaborado no ano de 2004 com escala 1:250.000. De posse dessa base organizada no banco dados do software ArcGis 9.2, o mapa de uso da terra foi gerado de forma automática. Após sua geração, foram identificadas seis classes de cobertura vegetal. Assim, foi possível identificar a influência da precipitação na cobertura vegetal desta região. Para elaboração do mapa hipsométrico da área de estudo utilizou-se o mosaico de imagens de radar Shuttle Radar Topography Mission (SRTM), com resolução do pixel 90 metros na escala 1:250.000. As imagens foram adicionadas no software ArcGis 9.2, onde foi realizada a alteração dos níveis de cor de modo a possibilitar a melhor visualização dos níveis altimétricos. Dessa forma, pode-se concluir que a medida que se afasta da costa para o interior, têm-se uma diminuição gradativa das chuvas, por influência da topografia.
CONCLUSÃO:
Os resultados permitiram concluir que de modo geral esta região apresenta uma pequena variação no total pluviométrico anual, a qual, contudo, é menor na zona costeira e maior à medida que se afasta do litoral, devido, sobretudo as mudanças de altitude. A influência da altitude sobre a distribuição espacial da precipitação pode ser confirmada a partir do mapa hipsométrico, enquanto na costa a variação altimétrica não passa dos 200 metros na faixa oeste podem ser encontrados conjuntos de serras com mais de 500 metros. Este estudo também identificou a estreita relação entre a vegetação e a distribuição espacial das chuvas. Pois, é devido às excelentes condições de temperatura e pluviometria que se desenvolveu nesta região a monocultura cacaueira, tendo esta região sido reconhecida por um longo tempo como Região Cacaueira da Bahia. A análise dos mapas de séries quinquenais indicou sensíveis alterações no padrão da sazonalidade das precipitações pluviais na região, condicionadas pelos sistemas convectivos de macro e mesoescala, o que evidencia o quanto dinâmico se constitui este elemento climático e tamanha é a importância do seu acompanhamento espaço-temporal.
Instituição de Fomento: Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
Palavras-chave: Pluviometria, Geoprocessamento, Distribuição espaço-temporal.