62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira
EMÍLIA VAI À ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE AS CONDIÇÕES E PRÁTICAS DE LEITURA DA OBRA ADULTA LOBATEANA NO ENSINO MÉDIO
Thuane de Almeida Pereira 1
Maria Afonsina Ferreira Matos 2
Ednalva Santos de Almeida 3
Elâne Nardotto Rios 4
Elâne Francisca de Souza 5
Davi Carvalho Porto 6
1. Depto.de Ciências Humanas e Letras, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
2. Depto.de Ciências Humanas e Letras, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
3. Depto.de Ciências Humanas e Letras, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
4. Depto.de Ciências Humanas e Letras, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
5. Depto.de Ciências Humanas e Letras, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
6. Depto.de Ciências Humanas e Letras, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
INTRODUÇÃO:
A leitura é uma pratica social de valor incontestável para a sociedade ocidental e, sem duvida, é também um meio de inserção social. Por isso, aprender a ler e ler para aprender precisam ser assegurados como função primordial da escola. Além disso, desenvolver pesquisa no ensino médio se faz necessário, haja vista, que as estatísticas têm revelado que ainda são poucas as pesquisas educacionais desenvolvidas nesse contexto. A propósito das práticas de leitura no ensino médio, a leitura de obras como a de Monteiro Lobato deveria figurar enquanto um artifício para a formação de um sujeito autônomo. Entretanto, a realidade não funciona bem desta forma. Pouco tem sido discutido sobre os impactos das obras adultas de Lobato e sua contribuição quanto à formação de jovens leitores do Ensino Médio. Dessa forma, este estudo tem verificado as condições e práticas de leitura da obra adulta lobateana no contexto escolar. A pesquisa se caracteriza principalmente pela observação das aulas de literatura no Ensino Médio e fundamenta-se nas orientações das teorias da leitura mais especificamente as fundadas na Sociologia da leitura. Assim, o corpus coletado subsidiou uma segunda fase, onde propomos uma pesquisa experimental com as obras adultas de Lobato no Ensino Médio.
METODOLOGIA:
Inicialmente, foram feitas reuniões com os professores, coordenador (s), diretor, pais e estudantes apresentando a proposta de pesquisa e discutindo a melhor forma de inserir o projeto no cronograma de atividades da Escola. Em seguida, foram feitas observações das aulas de Literatura Brasileira a fim de verificar as condições e práticas de leitura da obra adulta de Monteiro Lobato. Utilizamos o diário de campo para anotações e coleta de dados. Ao final do experimento, foram utilizadas entrevistas escritas, mediante aplicação de questionário previamente elaborado com finalidade de coletar a opinião dos pesquisados sobre práticas de leitura da obra adulta lobateana. Constituído o "corpus" de análise, foi realizada a análise qualitativa e quantitativa dos dados, com vistas à elaboração do relatório de pesquisa e produção de textos para publicação.
RESULTADOS:
A partir desta pesquisa, construímos um diagnóstico sobre as condições e práticas de leitura no Ensino Médio nas escolas públicas do Município de Jequié, sertão da Bahia. Notamos que o texto lobateano raramente é utilizado pela escola, tanto por conta da falta de livros, quanto pelo despreparo do corpo docente que praticamente desconhece seus livros. Embora o quadro de condições e práticas de leitura encontrados no campo da pesquisa não favoreça o acesso as estórias adultas de Lobato, verificamos, através de questionários aplicados, o interesse dos alunos em conhecer sua biografia e ler suas obras. Confirmada, na primeira etapa da pesquisa, a precariedade de condições e práticas dessa leitura entre os estudantes de 1ª e 3ª séries do ensino médio, e, ainda assim, a sobrevivência do interesse pelas obras em questão, pensamos em um novo projeto com práticas e condições mais favoráveis de promoção dessa leitura. Ou seja, o projeto Emília vai à escola: um estudo sobre as condições e práticas de leitura da obra adulta lobateana no Ensino Médio, subsidiou a elaboração de um novo projeto de pesquisa: Emília vai a escola: uma pesquisa experimental com práticas de leituras da obra adulta lobateana no Ensino médio.
CONCLUSÃO:
Pela realização das atividades propostas, se propõe que o maior número de pessoas possíveis perceba a importância da obra adulta lobateana, seu lugar dentro da literatura brasileira e na educação. Além disso, esperamos que as pessoas envolvidas no projeto (pesquisadores, professores, alunos, coordenadores, diretor e pais) sintam-se estimulados a buscar, conhecer profundamente e compartilhar o ideal lobateano de que um país se faz com homens e livros. Assim, pretendemos comprovar que apesar das más condições e práticas de leitura e do despreparo dos professores para trabalhar com o texto lobateano, explorando-o ao máximo de suas possibilidades, há o desejo de fazê-lo. Nisso, o GPEL (Grupo de Pesquisa e Extensão em Lobato) está investindo.
Instituição de Fomento: PPG- Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
Palavras-chave: Leitura, Ensino, Monteiro Lobato.