62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 5. Genética Vegetal
ANÁLISE CITOGENÉTICA DE P. gardneri  Mast. E P. gibertii E PROGÊNIE F1 UESC HD15-101 (P. gardneri  Mast. e P. gibertii )
Karin Regina Seger 1
Margarete Magalhães de Souza 1
1. Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)- Ilhéus -BA
INTRODUÇÃO:

O gênero Passiflora L. tem sido muito apreciado por estudiosos do mundo todo por apresentar além de frutos de grande procura comercial, flores e folhagens exuberantes que enaltecem seu potencial ornamental. Os maracujazeiros possuem ampla variabilidade genética e morfológica o que os torna atraentes para a produção de híbridos. O grupo de pesquisa com passifloras da Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC além de estudar diversas espécies de maracujazeiros, vem produzindo híbridos ornamentais, e com o objetivo de obter o cariótipo de um dos híbridos (UESC HD15-101) e de seus genitores elaborou-se este trabalho.

METODOLOGIA:

Foram coletadas raízes com 1 a 1,5 cm, pré-tratadas em 8-Hidroxiquinolina 0,002 M por 1h a TA e 21h a 4°C, e fixadas em carnoy 3:1 por pelo menos 24h a -20°C. A parede celular das raízes foi digerida com enzima Ultrazym® 100G (Novozymes). Depois de retirada a enzima, foi colocado ácido acético 45% e as amostras preparadas pela técnica de esmagamento, coradas com Giemsa a 2%, analisadas e fotografadas em microscópio de luz. Com o auxílio do programa Adobe Photoshop CS3 os cromossomos foram contados e medidos.

RESULTADOS:

O número cromossômico observado nos três táxons foi 2n = 18, entretanto, a fórmula cariotípica foi 18m e 16m+2sm para os genitores e híbrido respectivamente, o que caracteriza prováveis alterações cromossômicas no híbrido. Os satélites que foram encontrados nos braços curtos (BC) dos pares 1 e 3 em P. gadneri, em P. gibertii  foi observado no braço longo (BL) do par 1 e no BC do 3; enquanto que no híbrido foi encontrado no BL do par 5 e no BC do 9. Foram observados os seguintes valores (µm) de comprimento médio dos cromossomos: 3,57, 3,38 e 3,53; comprimento do lote haplóide: 32,10, 30,47, 31,77; razão entre braços: 1,22 , 1,23, 1,28, em P. gardneri, P. gibertii e no híbrido respectivamente. Foi encontrado um índice de assimetria (TF%) de 43,24, 43,32, 42,08 e a diferença percentual entre o maior e o menor par cromossômico foi de 58,82, 61,97 e 72,47, em P. gardneri, P. gibertii e no híbrido F1 respectivamente.

CONCLUSÃO:

Apesar de terem sido observadas características morfológicas muito próximas entre os três táxons, no híbrido estas características são mais similares ao genitor P. gibertii. Notou-se também uma diminuição das medidas do comprimento absoluto dos cromossomos satelitados do híbrido, indicando a ocorrência de alterações estruturais nestes cromossomos, corroborando com as alterações observadas em estudos citogenéticos de híbridos.

Instituição de Fomento: CNPQ e FAPESB
Palavras-chave: Maracujazeiro, híbrido ornamental, cariótipo.