62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 3. Fisiologia Vegetal
MORFOGÊNESE IN VITRO DE BERINJELA (Solanum melongena L.) A PARTIR DE PECÍOLO
Simone Gama de Araújo 1
Thiago Saide Martins Merhy 1
Elisabeth Atalla Mansur de Oliveira 1
1. Núcleo de Biotecnologia Vegetal - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ
INTRODUÇÃO:
Diversos protocolos para a cultura in vitro são desenvolvidos para berinjela, utilizando explantes de hipocótilo, cotilédone, folha, epicótilo, segmento nodal e raiz, geralmente com o uso de citocininas e auxinas, isoladas ou em combinação. Neste trabalho, é avaliada a influência da temperatura e da concentração de 6-benzilaminopurina (BAP) na regeneração in vitro a partir de pecíolos de folha e de cotilédone.
METODOLOGIA:
Explantes de plantas obtidas a partir da germinação de sementes in vitro foram inoculados em meio MS suplementado com BAP (2,2; 4,4; 11; 22; 44µM) e incubados nas temperaturas de 25 ou 30ºC.
RESULTADOS:
As condições de cultura influenciaram significativamente o processo morfogênico nos dois tipos de explante, sendo observados diferentes comportamentos. Em pecíolos de folha, o maior percentual de resposta (51,3%) consistiu na formação simultânea de calos organogênicos e calos embriogênicos (org/embr) em extremidades opostas do explante em meio suplementado com 2,2 µM de BAP, a 30°C. Na mesma temperatura, foi obtida maior eficiência na indução de embriogênese na presença de 22 µM de BAP, com o desenvolvimento de 21,5±7,4 embriões/explante. O processo organogênico resultou na produção de 4,2±0,9 brotos por explante em resposta a 11µM de BAP, a 25 ºC. Em pecíolos de cotilédone, a formação de calos org/embr foi observada com uma freqüência de 59,6%, em meio suplementado com BAP 11µM, a 30°C. Nessa condição, também foi alcançada a maior taxa de indução de embriogênese (16,7±4,2 embriões/explante). Entretanto, o processo organogênico resultou na produção de, no máximo, 3,8 ± 0,8 brotos/explante na presença de 2,2 µM de BAP.
CONCLUSÃO:
Como a cultura de pecíolos ainda não havia sido descrita anteriormente para berinjela, este protocolo poderá ser utilizado como um sistema alternativo para estudos de transformação genética e para a identificação de genes diferencialmente expressos durantes estágios iniciais de ambos os processos morfogênicos.
Instituição de Fomento: Faperj, CNPq e CAPES
Palavras-chave: Cultura de Tecidos, 6-benzilaminopurina, Solanum melongena L..