62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
A DEGRADACAO AMBIENTAL NA LAGOA AZUL: UM ESTUDO DE CASO NO BAIRRO ITAÚNA II, CIDADE DE PARINTINS - AM.
Kelly Sarmento de Souza 1
Deliana Azevedo Vidal 1
Naimy Farias de Castro 1, 2
1. Universidade do Estado do Amazonas
2. Orientadora
INTRODUÇÃO:
A urbanização dispersa é uma tendência mundial e ao mesmo tempo, um fenômeno que ainda começa a ser estudado. Nesse tipo de urbanização os novos bairros surgem longe do centro da cidade e se espalham em diferentes formas. O Bairro Itaúna II é proveniente do processo de invasão que ocorreu na periferia da cidade de Parintins-AM. A invasão se deu de forma desordenada, sem infra-estrutura necessária para atender as necessidades básicas da população, principalmente, saneamento básico. No local, existe uma nascente de rio, que forma uma lagoa, denominada pela comunidade de "Lagoa Azul" a qual vem sofrendo degradação ambiental gradativa, pela ação antrópica, despejo constante de residuos sólidos e de esgotos residenciais. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo verificar aspecto da degradação ambiental na área da Lagoa, a deposição de resíduos sólidos e esgotos, bem como ações voltadas para conservação, visto que se trata de uma área de Preservação Permante na forma da Lei 4.771/65 (Código Florestal Brasileiro).
METODOLOGIA:
Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizada diversas visitas na área da Lagoa para observação dos aspectos ambientais, deposição de resíduos sólidos e esgotos. Durante as visitas realizou-se entrevistas com moradores que residem em torno da Lagoa e responsáveis pela Pastoral da Criança que trabalham com projeto de conscientização ambiental no bairro. Na entrevista buscou-se informações relacionadas ao destino do lixo produzido nas residências; sitema de escoamento de água servida; influência em relação a contaminação da população pela água da Lagoa e ações de conservação desenvolvidas por intituições governamentais e não-goveramentais.
RESULTADOS:
A área denominada "Lagoa Azul" é proveniente de uma nascente de riol. Fortes indícius de degradação ambiental foi verificado no local como: retirada da mata ciliar, aterro para pavimentação de ruas, despejo de esgotos e lixo domiciliar, dentre outros. Foram entrevistados aproximadamente 60% dos moradores residentes em torno da Lagoa dos quais 70% moram desde o início da invasão e acompanharam as modificações na área. Quanto à coleta de lixo, os entrevistados afirmaram que existe a coleta pública, o qual tem ajudado na conservação e limpeza do Bairro. Com o aterro e o sistema de drenagem realizado pela Prefeitura houve melhora no sentido dos alagamentos que ocorriam no período da cheia dos rios e das constantes chuvas da Amazônia. Com o impacto da ação antrópica na Lagoa, as condições da água ficaram comprometidas para uso e consumo pela população. Segundo relato dos moradores existe problemas com a saúde humana (como verminoses e micoses) principalmente de crianças, que costumam brincar na água da Lagoa. Algumas ações são realizadas por diversas entidades no sentido da conservação e prevenção a doenças, como por exemplo, o trabalho da Pastoral da Criança que realiza campanhas educativas para conservação ambiental e prevenção de doenças junto à comunidade.
CONCLUSÃO:
Pode-se concluir com o presente trabalho que não há cumprimento em relação o que dizem as Leis 4.771/65 (Código Florestal) no art. 2º que "considra as nascentes de rios de Protenção Permanente" e Lei 7.754/89 no art. 2º que "estabelece medidas para proteção das florestas existentes nas nascentes dos rios" considerando que a "Lagoa Azul" é uma nascente de rio. Toda vegetação nativa e mata ciliar foi retirada para constução de um aterro e ruas no bairro, além da existência de lixo e esgotos domicilares lançados diretamente na Lagoa. Dessa forma fazem-se necessárias medidas no sentido de revitalização das características ambientais originais da Lagoa, como forma de conservação desde recurso hídrico natural. Outro aspecto está relacionado com a retirada do sistema de esgoto lançado diretamente na Lagoa, o que contribui de forma significativa para a contaminação da água.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas
Palavras-chave: Nascente de rio, Degradação Ambiental, Lixo.