62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 3. Comunicação Visual
PERSONAGENS DE MARCA: ANÁLISE SEMIÓTICA DO ÍCONE DA VIVO
Paulo André Ferreira Macedo 1
1. Instituto Federal Fluminense de educação Ciência e Tecnologia
INTRODUÇÃO:

A semiótica vem sendo muito utilizada no campo da comunicação, seja em estudos de linguagem fotográfica e cinematográfica, bem como pela linguagem publicitária e jornalística. Com isso, fica cada vez mais evidente a necessidade de se compreender a relação do homem com a infinidade de signos existentes.

Dentre as várias definições de signo podemos tomá-lo como sendo algo que representa alguma coisa (objeto) para alguém em determinada circunstância. Dirige-se a alguém, isto é, cria na mente dessa pessoa um signo equivalente. Portanto, o signo não é objeto, é algo distinto; ele está ali para designar ou significar outra coisa. Ao ser percebido, este pode evocar referências e suscitar interpretações.

Peirce descreveu três categorias universais de toda a experiência e pensamento: Qualidade, Relação e Representação. Ele também criou três níveis de relação entre o signo e seu objeto: o ícone, que estabelece uma relação analógica com o objeto que representa. O índice, onde promove uma relação de causalidade, ultrapassando um estado de contemplação. E por fim o símbolo, que são signos que se relacionam com objeto dentro de um sistema determinado por uma convenção.

METODOLOGIA:

O Este trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre a semiótica dentro do campo da comunicação, com foco nos personagens de marca. A pesquisa se estruturou em: o primeiro passo foi fazer um levantamento bibliográfico, dentro do estudo da semiótica para o entendimento do uso dos personagens, marcas e suas representações dentro do universo corporativo, o que deu aporte teórico ao trabalho. Depois foi feito um levantamento de dados através de manuais da empresa Vivo e de sua publicidade veiculada através de impressos e propagandas, para gerar dados que pudessem embasar a teoria proposta. E o terceiro momento, foi analisar e desenvolver uma leitura dos significados que o ícone da marca possui e transmite a seus clientes.

RESULTADOS:

      A marca Vivo, como o próprio nome diz, representa vida e energia.  O ícone que representa a marca é um boneco pictórico que tem forma humana, parece ser constituído de algum material sintético como plástico ou acrílico. Apesar de ser aparentemente impessoal, ele possui uma presença real e traduz a postura convidativa e os valores da Vivo: proximidade, transparência, brasilidade e acessibilidade.

      Um dos principais objetivos da mascote é de personificar a imagem do anunciante, sua principal característica ou benefício. É fundamental a associação entre a mascote e a marca que representa.

      O ícone da Vivo representa o companheiro do cliente, que torna o dia-a-dia mais fácil e divertido. Seu dinamismo e seu aspecto visual (diversidade de cores) representam à diversidade da comunidade de clientes da Vivo. Uma comunidade brasileira que inclui a todos, "Porque a Vivo é para todo mundo!". Também personifica a tecnologia e os serviços que a empresa oferece.

      Este ícone pode ser classificado como personagem-signo. Aquele que possui uma associação muito forte com a forma visual da marca, mantendo-se sempre do mesmo modo no que se refere à forma e cor; exerce a função de representar não apenas o produto, mas a própria empresa, como é o caso da Moça do Leite Moça e do Clérigo das Aveias Quaker.

CONCLUSÃO:

      A publicidade descobriu que os produtos deveriam ser associados a idéias, experiências agradáveis e imagens que pudessem evocar sentimentos e produzir emoções. Sabe-se que os personagens de marca, as conhecidas mascotes, são uma ferramenta muito eficaz de comunicação, com uma forte intenção lúdica que se adequa à proposta do produto, que pode ser simplesmente anunciado ou se transformar em objeto de desejo.

      A Vivo acredita que na sociedade em rede, o indivíduo vive melhor e pode mais. Por isso sua missão é de criar condições para que o maior número de pessoas possa se conectar, a qualquer momento e em qualquer lugar. O uso do ícone evoca muito bem essas idéias usando seu caráter lúdico e interativo. Sua forma, suas cores, sua postura, tudo isso promove ligações emocionais e afetivas que nos levam a quere experimentar e valorizar a marca ou os serviços que ela oferece de uma outra maneira. Não é só fazer uso de seu produto, mas é estar dentro de uma comunidade moderna, ligada com as novas tendências, que interage com todos.

      Essas características estão presentes no ícone, o boneco da vivo. Com isso entende-se que ele nada mais é do que a própria empresa personificada, buscando uma proximidade maior com seus clientes.
Instituição de Fomento: CNPq - INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA FLUMINENSE
Palavras-chave: Semiótica, Personagem de marca, Vivo.