62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
DESMITIFICANDO IDÉIAS SOBRE A TEMÁTICA DAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO A PARTIR DO ENCONTRO INFORMATIVO
CARLA BEATRIZ KUNZLER HOSDA 2
SORAIA NAPOLEAO FREITAS 1
CAROLINE LEONHARDT ROMANOWSKI 2
CHARLINE FILLIPIN MACHADO 2
CLÁUCIA HONNEF 2
LETÍCIA FLEIG DAL FORNO 2
1. Professora Drª/Orientadora - Departamento de Educação Especial - UFSM
2. Departamento de Educação Especial - Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
INTRODUÇÃO:

O presente trabalho procede de ações desenvolvidas no projeto de pesquisa denominado "Da identificação à orientação de alunos com características de altas habilidades", sendo que este objetiva a identificação de alunos com características de altas habilidades/superdotação matrículados em escolas da rede pública e privada do município de Santa Maria/RS, com o intuito de encaminhá-los para um programa de enriquecimento escolar.

O enfoque para a problematização deste artigo é fundamentalmente às observações referentes ao encontro informativo com os professores, realizado no processo de identificação de alunos com características de altas habilidades/superdotação, ou seja, suas atitudes, reações, influências e sua participação no decorrer do desenvolvimento da pesquisa. Deste modo, a partir dessas observações, esse trabalho objetiva ressaltar como os encontros informativos auxiliam na desmitificação de idéias por parte dos professores, a respeito dos alunos com altas habilidades/superdotação.

METODOLOGIA:

A primeira etapa do processo de identificação se constitui em proporcionar ao corpo docente das instituições escolares um esclarecimento sobre essa temática, através de conversas informativas. Isso em função de que, após esses esclarecimentos, os professores irão preencher um Guia proposto pela pesquisadora Zenita Cunha Guenther (2006), indicando os alunos que possam vir a ter essas características e que posteriormente serão avaliados pela equipe executora do projeto.

Nessas conversas informativas são abordadas as seguintes explicações: quem são esses sujeitos conforme a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), quais suas características, esclarecidas utilizando o modelo dos três anéis proposto por Renzulli (2004), e de quais problemas esses alunos podem vir a causar na escola, conforme Virgolim (2008). Esses esclarecimentos aos professores são organizados utilizando-se dos referenciais teóricos do projeto de pesquisa.

A seguir, são realizadas entrevistas semi-estruturadas com os professores dos anos atuais e anteriores dos alunos indicados, bem como com seus pais e/ou responsáveis, os quais são questionados a fim de analisar mais dados da vida escolar do aluno e se tais características ainda permanecem.

Por fim, com o objetivo de avaliar pedagogicamente os alunos, aplicam-se atividades de enriquecimento escolar, sugeridas pelas autoras Virgolim, Fleith, Neves-Pereira (1999). Durante a realização dessas atividades são observadas características como: criatividade, senso-de-humor, motivação, persistência em realizar a tarefa, comportamento, desenvolvimento do raciocínio e capacidade em resolver as inconveniências.

RESULTADOS:

Nas conversas informativas pode-se perceber a desmitificação de idéias que estes professores tinham em relação aos alunos com características de altas habilidades/superdotação, como por exemplo, o fato destes alunos não necessariamente serem aqueles que tiram as melhores notas na escola, mas sim, aqueles que lideram a turma para reivindicar algo, que não querem ficar sentados atrás da carteira, que "bagunçam" na sala de aula, ou também ser aqueles que fazem "malabarismos" com o corpo, que são excelentes em atividades físicas e corporais.

Esta desmitificação por parte dos professores colaborou para uma participação coerente destes, no processo de identificação. Isso porque as concepções que os professores tinham em relação aos alunos com características de altas habilidades/superdotação eram consideráveis e à medida que foram sendo desconstruídos, foram construindo-se conhecimentos essenciais para fazer uma observação e análise a fim de identificar esses alunos.

Diante disso, constata-se que os esclarecimentos sobre a temática das altas habilidades/superdotação constituem uma das mais importantes etapas da pesquisa, pois resulta em uma qualificação no processo, ou seja, facilita a visualização das características dos alunos por parte dos professores e a efetivação de uma identificação mais precisa.

CONCLUSÃO:

Constatamos que no encontro informativo, acontece a edificação de um conhecimento a partir da desconstrução de outro, uma vez que quando no início questionava-se aos professores se consideravam que em suas salas de aula havia alunos com altas habilidades/superdotação, suas respostas eram negativas. Porém a partir do momento em que compreendiam quem são e quais são as características desses sujeitos, começavam a identificar alguns dos seus alunos.

Por fim, destaca-se a importância dos professores estarem dispostos a receber novas informações, contribuindo para o seu enriquecimento profissional e observa-se a relevância das escolas em promover essa parceria com projetos de pesquisa oriundos das universidades, para que esse enriquecimento se concretize. Portanto, concluí-se que o encontro informativo é uma etapa significativa no processo de identificação, pois é o momento em que ocorre a desconstrução de idéias equivocadas por parte dos professores a respeito desta temática.

Instituição de Fomento: PIBIC/CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Palavras-chave: Altas habilidades/superdotação, Desmitificação, Encontro informativo.