62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica
ESTADO DA ARTE DOS ESTUDOS SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL (RSE) NO BRASIL
Francine de Brito Nagel 1
Breno Augusto Diniz Pereira 1
Giovana Silva de Arruda 1
1. Universidade Federal de Santa Maria
INTRODUÇÃO:
A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) tem recebido crescente atenção, tanto na área acadêmica como corporativa. As empresas geralmente definem sua abordagem de RSE sob diferentes visões, sendo influenciadas por distintos fatores em nível regional, industrial, nacional e empresarial. O presente ensaio tem como objetivo desenvolver um estudo bibliométrico a cerca dos artigos sobre o tema Responsabilidade Social Empresarial (RSE) publicado no Brasil.
METODOLOGIA:
A fim de alcançar o objetivo proposto, desenvolveu-se estudo bibliométrico em importantes meios de produção científica do Brasil. Foram analisados todos os trabalhos publicados em Eventos A Nacional da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ANPAD) e nos principais Periódicos A Nacional da Área (RAE, RAUSP, RAP, RAC, O&S e READ), no período entre 2003 e 2008. Foram analisados 294 artigos que de alguma forma estão relacionados à RSE.
RESULTADOS:

Dos artigos verificados, 142 se enquadraram nos critérios fixados da pesquisa quanto ao tema do estudo. Verificou-se que as publicações sobre RSE em 2004 (ano de maior publicação de artigos sobre o tema) aumentaram em 141% em relação ao ano de 2003, enquanto nos demais anos ocorreu certa homogeneidade quanto ao número de publicações sobre o assunto.

Além disso, constatou-se que não há predomínio de autores (238) e universidades (79) que pesquisam a respeito do tema. Da mesma forma, os métodos de trabalho também são dispersos - desde estudos de casos, revisões bibliográficas, pesquisas com questionários.

Os principais tópicos sobre RSE abordados (em ordem decrescente de ocorrência) foram: metodologias de avaliação das RSE, influência da RSE na intenção de compra dos consumidores, utilização da RSE no processo de legitimação das empresas e institucionalização de práticas sociais, a questão da RSE com funcionários, RSE como estratégia da empresa, entre vários outros.

CONCLUSÃO:

Foi possível concluir que os estudos no Brasil sobre RSE ainda estão em fase inicial, uma vez que diversos estudos ainda se preocupam em tentar definir conceitos, métodos e modelos. Pode-se inferir ainda que são necessários muitos estudos sobre a Responsabilidade Social Empresarial no Brasil, a fim se traçar uma linha conceitual mais consistente. Além disso, observou-se algumas tendências: RSE com intenção de compra do consumidor  e também em comparar e descrever modelos e metodologias, o que indica que o tema ainda está em fase de construção.

Contudo, os resultados também são limitados pela maneira como os artigos se apresentam em termos de abordagem de RSE, já que o objetivo da pesquisa é analisar a apresentação corporativa sobre RSE. Uma pesquisa mais ampla com o uso de métodos de pesquisa alternativos enriqueceria a análise através da obtenção de informações adicionais, investigando as novas correntes de pesquisa sobre RSE e comparando-as às apresentadas em artigos.

Palavras-chave: Responsabilidade social empresarial, Administração, Gestão.