62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 4. Farmacologia
POLISSACARÍDEOS DAS SEMENTES DE Azadirachta indica (NEEM) INIBEM EDEMA DE PATA INDUZIDO POR CARRAGENINA EM RATOS
Pedro Henrique de Souza Ferreira Bringel 1
Lívia de Paulo Pereira 1
Kaira Emanuella Sales da Silva 1
Racquel Oliveira da Silva 1
Maria Gonçalves Pereira 1
Ana Maria Sampaio Assreuy 1
1. Universidade Estadual do Ceará (UECE)
INTRODUÇÃO:
Azadirachta indica A. Juss tem sido estudada para fornecer produtos alternativos aos agrotóxicos em vários países, incluindo o Brasil. É usada na medicina popular como anti-séptico, vermífugo, tratamento de inflamações dermatológicas, hipertensão e febre. A espécie A. indica possui atividade anti-úlcera, anti-tumoral e anti-inflamatória para extratos de folhas e óleo de semente de Neem respectivamente. O objetivo foi avaliar a atividade antiedematogênica do extrato polissacarídico total de sementes de A. indica no modelo de edema de pata em ratos.
METODOLOGIA:
O pó seco (5g) da semente de A. indica foi suspenso em 250mL de metanol e filtrado (repetido 2x), sendo o resíduo suspenso em mesmo volume de NaOH 0,1M e centrifugado (3500rpm, 15min-repetido 3x). Os sobrenadantes (2 e 3) foram neutralizados com HCl 1M, precipitados com etanol (4 volumes, 4ºC, 24h), centrifugados, dialisados e liofilizados (denominados polissacarídeos totais-PLT). O edema de pata foi induzido com carragenina (300µg/pata;s.c.) ou PLT de A. indica (0,01; 0,1 e 1 mg/Kg) por via subcutânea (s.c.) intraplantar em ratos Wistar (150-250g). A manipulação dos animais foi feita de acordo com os princípios éticos da UECE (nº 09204632-0).  A atividade antiedematogênica foi feita pelo pré-tratamento dos animais com o PLT (1mg/Kg) por via endovenosa 30 min antes da carragenina. Os controles negativos receberam salina estéril (0,9%; s.c.). O edema foi avaliado por pletismometria, medindo-se o volume de líquido (mL) deslocado pelas patas antes (tempo zero) e após (0,5-6h) os estímulos ou pelo cálculo da área sob a curva-ASC (unidades arbitrárias) pelo método do trapézio. Os resultados foram expressos como média ± E.P.M (n=6). A análise estatística foi realizada por ANOVA seguida do teste de Bonferroni, sendo a significância considerada para valores de p<0.05.
RESULTADOS:
O PLT de A. indica induziu edema de pata fulgaz, embora significativo, apenas nos primeiros 30 min após o estímulo nas duas maiores doses testadas:  0,1 mg/kg (0.32 ± 0.02mL) e 1 mg/kg (0.35 ± 0.02 mL) comparado ao controle negativo (0,20 ± 0,02 mL). Por outro lado, o PLT de A. indica  (1mg/Kg) inibiu de forma significativa, em 55%, o edema induzido por carragenina a partir da 2ªh e mantendo essa inibição até a 6ªh  (PLT: 54,5 ± 11,12 unidades arbitrárias versus carragenina: 120,3 ± 6,80 unidades arbitrárias). Esses dados corroboram os da literatura, uma vez que extratos de diferentes partes da planta A. indica apresentam atividade antiinflamatória, bem como seu  uso na medicina popular.
CONCLUSÃO:
O extrato do polissacarídeo da semente de A. indica é desprovido de efeito edematogênico, mas revelou atividade antiedematogênica frente ao edema, de natureza celular, induzido por carragenina.
Instituição de Fomento: FUNCAP, CNPq, CAPES
Palavras-chave: Polissacarídeo vegetal, Edema de pata, Azadirachta indica.