F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas |
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ANÁLISE DOS PROCESSOS DE CODIFICAÇÃO, TRANFERÊNCIA E ARMAZENAGEM DE CONHECIMENTO EM GRUPOS DE PESQUISA |
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Thais Dias Argolo 1 Catarina Cecília Odelius 1
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1. Universidade de Brasília
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INTRODUÇÃO: |
Segundo Ponces (2007), a sociedade atual pode ser classificada como a sociedade do conhecimento, na qual o conhecimento é considerado um fator produtivo, onde a capacidade de administrar, armazenar e transmitir volume de conhecimento, a baixo custo, é um elemento central dos processos organizacionais; dessa forma a criação efetiva do conhecimento, bem como sua difusão são fatores chaves para a geração de vantagem competitiva das organizações atuais.
Até o momento não foram identificados estudos que abordam a gestão do conhecimento em grupos de pesquisa, apesar da importância do tema.
O presente estudo, portanto, visa descrever como ocorrem os processos de codificação, transferência e armazenagem de conhecimento em grupos de pesquisa. O estudo tem como objetivos específicos:
1) Identificar os meios utilizados para armazenar o conhecimento
2) Analisar as várias formas de transferência e de codificação do conhecimento
3) Caracterizar os processos de armazenagem, transferência e codificação de conhecimento
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METODOLOGIA: |
A pesquisa foi realizada junto a grupos de pesquisa da UNB de 3 áreas do conhecimento distintas: Ciências da Saúde (Grupo A), Engenharia (Grupo B) e Ciências Sociais Aplicadas (Grupo C e D).
O levantamento de dados relativos aos grupos de pesquisa foi feito por meio de consulta a currículos Lattes dos líderes dos grupos de pesquisa e entrevista semi estruturada com os líderes dos grupos.
A caracterização dos processos de armazenagem, transferência e codificação de conhecimento foi feita a partir de dados coletados por meio de grupo focal, cujo roteiro foi adaptado do instrumento de Leitão (2006), focando-se mais nos processos estudados; antes de iniciar a dinâmica do grupo focal, foram conceituados os termos de gestão do conhecimento e em seguida iniciou-se perguntas direcionadas aos métodos que os grupos utilizam para gerir o conhecimento. Para a aplicação da técnica foram utilizados um mediador que conduziu a dinâmica e 2 observadores cujo o papel foi de auxiliar a mediadora na aplicação da dinâmica. As entrevistas foram gravadas e transcritas, sendo submetidas à análise de conteúdo.
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RESULTADOS: |
Grupo A
Codificação: Estruturação de seminários e de cursos por meio de apresentações de slides; apostilas e manuais; monografias; livros; publicações.
Transferência: Aulas, seminários, cursos, estágio vivencial, reuniões técnicas. Armazenagem: O material de codificação fica armazenado em um armário no espaço físico do grupo; artigos virtuais ficam guardados nos computadores do grupo.
Grupo B
Codificação: Monografias, artigos, estruturação de seminários por meio de apresentações de slides; máquinas e equipamentos de engenharia.
Transferência: Aulas e seminários
Armazenagem: O material codificado fica armazenado em um armário no espaço físico do grupo; há uma rede virtual.
Grupo C
Codificação: Publicação de uma revista online mensal; Wikipédia do grupo; Publicação de artigos.
Transferência: Reuniões técnicas; grupo on line.
Armazenagem: Site; banco de dados na revista online; grupo on line com arquivo de atas, pautas e discussões do grupo.
Grupo D
Codificação: Cursos e seminários estruturados por meio de apostilas e monografias.
Transferência: Reuniões periódicas.
Armazenagem: O grupo utiliza o site como banco de dados; documentos físicos são armazenados em armários no espaço físico do grupo, os documentos virtuais são armazenados nos computadores do grupo.
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CONCLUSÃO: |
Ao analisar os grupos entrevistados, pode-se perceber que todos realizam gestão do conhecimento, cada um de uma forma diferente, a gestão é realizada de acordo com o contexto, realidade e necessidade do grupo.
Os objetivos nos quais o estudo se propôs foram alcançados, permitindo-se que se caracterizem as formas nas quais os processos de gestão do conhecimento são realizadas:
. Codificação: Livros, monografias, estruturação de aulas e seminários e publicação de artigos.
. Transferência: Seminários, reuniões técnicas e aulas
. Armazenagem: Em geral os grupos guardam seu material físico em armários e o material virtual em pastas e arquivos em computadores comuns aos membros do grupo.
Apesar de todos os grupos reconhecerem a importância de se gerir o conhecimento, afirmam que o processo não é prioridade dentro das atividades do grupo, isso se deve também aos objetivos que cada grupo possui.
As formas de gestão do conhecimento que são comuns a todos os grupos estudados são a elaboração de artigos científicos, monografias e livros sobre os conhecimentos gerados e estudados pelos grupos de pesquisa.
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Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq |
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Palavras-chave: Gestão do Conhecimento, Codificação, Transferência. |