62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
EXAME PAPANICOLAU: MOTIVOS QUE LEVAM A NÃO ADESÃO DAS MULHERES DE 25 A 59 ANOS DE UMA UNIDADE DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE, CE
Daiane Gonçalves da Silva 1
Alberto Malta Junior 3
Elainy Fabrícia Galdino Dantas Malta 2
1. Faculdade Leão Sampaio
2. Prefeitura de Juazeiro do Norte - Secretaria Municipal da Saúde
3. Faculdade de Medicina de Barbalha - UFC
INTRODUÇÃO:
O câncer do colo do útero é um dos tipos de neoplasia que apresenta alta taxa de mortalidade. Apesar das campanhas e programas governamentais de prevenção, ainda não se tem uma adesão espontânea e significativa das mulheres ao exame. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, no mundo, surgem por ano cerca de 500 mil casos novos, e este tipo de neoplasia é o segundo mais comum entre as mulheres, sendo responsável pela morte de aproximadamente 230 mil mulheres por ano. No Brasil, mais de 19 mil novos casos são registrados a cada ano. O Papanicolau é um exame simples que reconhece alterações inflamatórias e infecciosas que podem acometer as células cervicais, permitindo avaliar a intensidade da reação inflamatória, tais como as displasias as quais se transformam em câncer se não tratadas. Está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), particularmente realizado pelas equipes da Estratégia Saúde da Família. Percebe-se que algumas mulheres resistem à realização do exame Papanicolau, surgindo a partir de então a curiosidade em conhecer os motivos para tal resistência. O objetivo deste trabalho então, foi conhecer os motivos da falta de adesão ao exame Papanicolau em mulheres de 25 a 59 anos acompanhadas pela equipe 58 da Estratégia Saúde da Família no município de Juazeiro do Norte - CE.
METODOLOGIA:
O presente estudo foi do tipo transversal e de natureza quantitativa e de caráter descritivo. O universo amostral desta pesquisa foi a população feminina que não aderem ao Papanicolau (n=53). O período da pesquisa foi entre setembro a dezembro de 2009. O local da pesquisa foi a Unidade Básica de Saúde - UBS Dr. Geneflides Matos, na qual funciona a equipe 58 da Estratégia Saúde da Família (ESF), localizada na Rua Arnóbio Bacelar Caneca, S/N no bairro Jardim Gonzaga, em Juazeiro do Norte, CE. Utilizou-se como forma de coleta de dados um questionário, semi-estruturado contendo questões inerentes ao objetivo proposto para a referida pesquisa. Os dados foram categorizados e codificados manualmente e, posteriormente, foram inseridos e processados num banco de dados, cruzando-se algumas variáveis, sendo agrupados e tabulados através de gráficos e tabelas. Para o enriquecimento da análise e discussão dos resultados, foram utilizados referencias teóricos relacionados às abordagens em estudo. Respeitou-se nesta pesquisa os preceitos da Resolução 196/96, que versa sobre os aspectos éticos da pesquisa envolvendo seres humanos, e a aprovação do estudo pelo Comitê de ética em Pesquisa (CEP) da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte, CE, sob o parecer de n° 2009_0484_40 FR 269572.
RESULTADOS:
O perfil das mulheres que não aderem ao exame Papanicolau é predominantemente composto por mulheres casadas, do lar, com ensino fundamental incompleto e com renda familiar de um salário mínimo. O fato de ser casada e a falta de conhecimento sobre a finalidade do exame foram identificados como variáveis principais que contribuem para a falta de adesão. No campo das subjetividades, a falta de interesse e o medo se somam às duas primeiras como causas da falta de adesão. O uso de medicamentos continuados, tabagismo, associação de tabagismo e álcool são os principais comportamentos de risco. Os dados do trabalho permitem considerar que a adesão das mulheres ao exame de Papanicolau depende de uma série de fatores que estão correlacionados ao conhecimento, às percepções sobre o exame e sua importância; é preciso que a mulher se conscientize, e assim, ocorra a tomada de decisão para a realização desta prática, promovendo saúde, melhorando sua qualidade de vida, mesmo diante de aspectos sócio-econômicos desfavoráveis. Complementando a co-responsabilidade das mulheres, faz-se necessário um planejamento da equipe da ESF para priorizar este atendimento, conforme recomendação do Pacto pela Saúde, e colaborar para uma maior compreensão do conceito de prevenção.
CONCLUSÃO:
Os principais motivos da falta de adesão ao Papanicolau foram a condição de estar casada e a falta de conhecimento sobre a finalidade do exame. Considerando a importância deste tipo de câncer para o quadro de morbidade local e nacional, é importante que a equipe da ESF, em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde defina estratégias para aumentar a adesão ao exame e fortalecer as atividades de prevenção desta doença. Este trabalho também representa uma oportunidade para que outras equipes do Saúde da Família de Juazeiro do Norte possam desenvolvam trabalhos semelhantes.
Palavras-chave: Exame Papanicolau, Câncer de Colo do Útero, Prevenção primária.