62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 1. História da Cultura
HISTÓRIA E MEMÓRIA: LEMBRANÇA(S) E FICÇÃO SOBRE O MASSACRE DE SANTA CRUZ (12/NOVEMBRO/1991) EM TIMOR-LESTE
Everaldo José Freire 1, 2
1. Professor da Educação Básica no Colégio Estadual Pres. Costa e Silva da DEA/SEED
2. Mestrando em Letras no NPGL da Universidade Federal de Sergipe
INTRODUÇÃO:
Objetiva-se neste artigo, articular aspectos históricos, políticos, linguísticos e literários atrelados à memória relacionados ao evento de 12 de novembro de 1991 (Dia do Massacre de Santa Cruz ou Dia Nacional da Juventude como aparece na Constituição), ocorrido e rememorado em Timor-Leste, ex-colônia portuguesa anexada como a 27ª Província do território indonésio entre 1975-1999.
METODOLOGIA:
Para tal, foram escolhidos 12 relatos de timorenses (AMSX, JV, MG, DS, GV, ALV, ARC, AS, ACO, LSA, GS e CAM) obtidos como tarefa de disciplina ministrada no segundo semestre de 2007, na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Nacional Timor Lorosa´e (UNTL). Escolheu-se também o romance Colibere, escrito por Domingos de Sousa, mais especificamente os capítulos 12 e 13, por ter reconstruído o evento ficcionalmente.
RESULTADOS:
No esforço de pensar o conceito de memória, torna-se fundamental o retorno às idéias de Maurice Halbwachs que, em 1925, elaborou uma espécie de "sociologia da memória coletiva".
CONCLUSÃO:
Realidade e verossimilhança se mesclam e já não é possível discernir claramente entre o testemunhado e o fictício e no dizer de Michael Pollak: "o longo silêncio sobre o passado, longe de conduzir ao esquecimento, é a resistência que uma sociedade civil imponente opõe ao excesso de discursos oficiais".
Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palavras-chave: memória, literatura de testemunho, Massacre de Santa Cruz em Timor-Leste.