62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
CAUSA E NÍVEL DE POLUIÇÃO DO RIO BOTA-FOGO
Vanessa Kelly Rodrigues de Araujo 1
Marília Leite da Silva 1
1. Depto.de Ciências Biológicas, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
INTRODUÇÃO:

Os poluentes produzidos pela ação do homem provocam sérios efeitos no meio ambiente desde os lençóis freáticos ate os rios, onde está umas das maiores riquezas do mundo, a água. A bacia hidrográfica do rio Botafogo, em Igarassu é considerada uma das mais poluídas da região, Essa poluição dar-se por meio da intensa atividade humana existente no local como a agroindústria canavieira, a atividade industrial e em menor escala a ocupação urbana.

METODOLOGIA:

A bacia hidrográfica do rio Botafogo foi monitorada pela Companhia Pernambucana do Meio. Ambiente (CPRH), no ano 2000, duas estações de coletas de água fluvial (BF2-20 e BF2-30) a jusante da Usina São José e as indústrias instaladas ao longo da PE-041, respectivamente. E foram feitas coletas nessas áreas bimestralmente, analisando os seguintes parâmetros temperatura, ph, oxigênio dissolvido, cloreto, amônia, fósforo, coliformes fecais, dentre outros. Os quais foram avaliados e classificados de acordo com uma tabela adotada pela CPRH sobre a qualidade dos corpos de água das bacias hidrográficas. De modo geral considera-se que o máximo de coliformes fecais existente na amostra deve ser menor que mil e de organismo patogênico menor que dez por litro de água.

 

RESULTADOS:

Os resultados do monitoramento do rio indicam que as principais atividades poluidoras são a agroindústria canavieira (através de efluente difuso resultante da recomposição do solo e de efluentes resultantes do processo industrial), a atividade industrial e em menor escala a ocupação urbana, que é pouco representativa na bacia. Esse rio encontra-se fora da classe estabelecida no seu enquadramento, sendo o único rio do Litoral Norte a apresentar todas as estações na situação de qualidade mais degradada. Isso é bastante preocupante levando em consideração que esse rio faz parte junto com mais dois do maior lençol freático do estado de Pernambuco. Ele esta localizada no município de Igarassu na bacia do rio Bota-fogo Arataca, que esta entre as bacias dos grupos de pequenos rios litorâneos, sendo o único reservatório existente no grupo GL um, com capacidade máxima acima de um milhão de metros cúbicos que abastece os municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) principalmente os municípios de Olinda, Igarassu, Abreu e Lima e Paulista. Complementa seu entorno áreas de cultivo de cana-de-açúcar, seu sangradouro e uma passarela que dá acesso à torre de controle de suas comportas.

CONCLUSÃO:

Por isso recomenda-se, com ênfase, uma ação de controle da poluição, em especial, àquelas advindas da usina São José, com tratamento dos resíduos antes de serem depositados no rio de modo sustentável, e na comunidade uma conscientização sobre a importância do rio com uma promoção do município do saneamento básico e monitoramento do uso de agrotóxicos para a região, pois não é suficiente apenas tratar de modo sofisticado, é necessário que conscientize a população como um todo.

Palavras-chave: Rio Botafogo, Poluição, Igarassu.