62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
QUÍMICA ESCOLAR: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR COM A AGROECOLOGIA
Gilsa Amélia Leite 1
Gabriel de Araujo Santos 1
1. Programa de Pós graduação em Educação Agrícola-PPGEA/UFRRJ
INTRODUÇÃO:
Qualquer tema estudado fora de um contexto de vida parece inútil. O cotidiano e as relações estabelecidas com o ambiente físico e social devem permitir dar significado a qualquer conteúdo curricular, fazendo a ponte entre o que se aprende na escola e o que se faz, se vive e se observa no dia-a-dia. Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem orientações sobre o básico a ser ensinado e aprendido em cada etapa. Assim, no que tange o ensino de química, os PCNs sugerem que: "... o conhecimento químico não deve ser entendido como um conjunto de conhecimentos isolados, prontos e acabados , mas sim uma construção da mente humana em contínua mudança. Partindo-se da premissa que dá importância à interdisciplinaridade e contextualização do conteúdo, entende-se que o ensino de química deve mudar no sentido de desmistificar o conhecimento científico, interligando-o com o que está a sua volta. Este trabalho tem por objetivo, organizar um instrumento que subsidie a ação pedagógica do professor, atendendo aos princípios da contextualização e da interdisciplinaridade. Especificamente neste caso, vem sendo desenvolvido um modelo onde se procura articular o conteúdo da disciplina de química ministrado para as primeiras séries do curso Técnico em Agropecuária com a agroecologia.
METODOLOGIA:
A orientação metodológica é sustentada em pressupostos de natureza construtivistas em que o processo de construção do conhecimento ocorre a partir do estabelecimento de relações conceituais, em que esquemas mentais são elaborados pelos alunos sob as orientações gerais dada pelo professor para compreender os novos conceitos introduzidos em sala de aula. Sendo uma opção teórico-metodológica baseada em referenciais considerados relevantes para o ensino e aprendizagem de química, tomou-se como suporte, os documentos legais orientadores da reforma do Ensino Médio: a Lei de Diretrizes e Bases 9394/96; a Resolução nº. 3/98, da CEB/CNE, que estabelecem as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; o Parecer nº. 15/98, da CEB/CNE; os Parâmetros Curriculares Nacionais, elaborados pela Sentec/MEC e as orientações Curriculares para o Ensino Médio, da SEB/MEC. Para a construção deste trabalho foram utilizados instrumentos e elementos encontrados na pesquisa qualitativa como: Consulta documental; Entrevistas e questionários; Organização dos conteúdos; Comunidade escolar. A pesquisa foi feita com os professores de química e das disciplinas correlatas do ensino técnico de escolas agrícolas.
RESULTADOS:
O programa esta sendo apresentado em unidades que se aglutinam em torno de um tema social central, englobando tópicos integrados do conteúdo programático de química e agroecologia. A seleção e a organização de temas, conteúdo e habilidades são parte essencial do processo de ensino e aprendizagem, mais não bastam para alcançar as metas almejadas de formação e desenvolvimento de competências. Este material esta sendo organizado buscando garantir princípios que ao mesmo tempo em que instrumentalista os jovens com as ferramentas culturais do conhecimento químico, assume postura de compromisso ético com a sociedade no seu contexto socioeconômico e político. Neste modelo o aluno tem papel central no processo de ensino-aprendizagem, onde o material instrucional torna-se instrumento de mediação do conhecimento por meio de atividades centradas nos alunos. 0utros resultados, ainda que parciais, tem demonstrado uma tomada de consciência entre os docentes responsáveis pelo ensino de química e agroecologia, criando-se assim um ambiente interdisciplinar. Observa-se também a necessidade de se desenvolverem um conjunto de atividades a serem utilizadas para garantir a motivação dos alunos nas aulas.
CONCLUSÃO:
Esta metodologia de ensino, com uma nova perspectiva, propõe diferentes estratégias didáticas para o planejamento das aulas e das atividades práticas. Exemplos do cotidiano aproximam e abrem novas possibilidades de interação professor-conteúdo-aluno. Respostas a questões reais presentes na vida de cada um elevam o grau de interesse pelos temas tratados, sobretudo para aqueles que conduzem suas ações de trabalho ou vivem num mundo onde a química é tão familiar como o das ciências agrárias.
Palavras-chave: Ensino de química;, Interdisciplinaridade; , Agroecologia..