62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AS AÇÕES PEDAGÓGICAS DO MEB E DO MOBRAL EM TEFÉ/AM NO REGIME MILITAR (1976-1980)
Johmara Assis dos Santos 1
Leni Rodrigues Coelho 1
Fabrício Valentim da Silva 2
1. Universidade do Estado do Amazonas/UEA
2. Universidade Federal do Amazonas/UFAM
INTRODUÇÃO:

A presente pesquisa refere-se a dois grandes movimentos voltados para a Educação de Jovens e Adultos que é o Movimento de Educação de Base (MEB) e o Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), ambos foram oferecidos em Tefé e tinham impregnados em si inúmeras ideologias, pois se desenvolveram no período da ditadura militar. A pesquisa supracitada apresenta os seguintes objetivos: analisar as ações pedagógicas, do MEB e do MOBRAL em Tefé, os fatores que contribuíram para o desenvolvimento destes no período da ditadura, já que apresentavam objetivos totalmente distintos como também compreender os propósitos políticos e ideológicos dos movimentos em Tefé. No período da ditadura o Brasil passava por grandes transformações no âmbito político e educacional. De acordo com Haddad (1991, p.77-78): "Com o golpe militar em 1964, houve uma ruptura no campo da política, estes chamados movimentos de educação popular desenvolvidos na primeira metade da década foram reprimidos a atuação do Movimento de Educação de Base, foi sendo tolhida pelos órgãos de repressão". Nesse sentido, foi criado programa de alfabetização de jovens e adultos que atendesse aos objetivos do governo autoritário, e para isso foi desenvolvido um discurso ideológico do qual teoria e prática eram divergentes.

METODOLOGIA:

A pesquisa foi desenvolvida na Prelazia em Tefé-AM, por conter um grande acervo documental, referente ao MEB. Ao fazer o levantamento das fontes para análise, poucos foram os documentos encontrados referente ao período pesquisado. Meihy (2007, p.18) afirma que a "História Oral é um recurso moderno, coerente com os avanços tecnológicos que se inscreve nas pretensões de um método, capaz de promover análise de processos sociais". Portanto, foi elaborado um roteiro de entrevistas com perguntas norteadoras sobre o MEB e MOBRAL e, foram entrevistados três ex-professor/monitor, três ex-alunos e duas ex-supervisora que participaram de ambos os movimentos. Como também foi feito o estudo bibliográfico referente aos dois movimentos, para dar embasamento teórico-metodológico para a pesquisa.

RESULTADOS:

O MEB foi criado em Tefé em 1964, pela CNBB, com o apoio de Dom Joaquim, tinha como objetivo propiciar uma alfabetização que levassem os indivíduos jovens e adultos a promoção integral, consciente e cristã através de aulas radiofônicas (Protázio, 2002). O MEB oferecia uma alfabetização baseada nos princípios de Paulo Freire, alfabetizava através do rádio, evangelizava e auxiliava os grupos comunitários. O MOBRAL foi criado em Tefé em 1976, tinha como objetivo erradicar o analfabetismo em apenas 10 anos de atuação, uma vez que o índice encontrava-se elevado, como também, qualificar mão de obra para o mercado de trabalho melhorando assim a situação econômica do país (Corrêa, 1979). Os documentos revelaram que embora os movimentos tivessem objetivos diferentes havia algumas dificuldades em comum como, por exemplo: a falta de formação dos professores, estrutura do prédio escolar precária, problemas de iluminação, a remuneração irrisória aos monitores, os alunos enfrentavam dificuldades com a distância de uma comunidade para a outra, o trabalho árduo na agricultura fazia com que muitos alunos chegassem cansados, com fome, sem condições de estudar. Todas essas dificuldades faziam com que muitos alunos desistissem dos estudos, gerando um índice considerável de evasão escolar.

CONCLUSÃO:

Ao fazer a análise documental verificou-se que os sujeitos envolvidos no projeto MOBRAL apresentaram certo descontentamento, uma vez que afirmaram que este não passava de uma perca de tempo, pois não dava condições necessárias para um bom aprendizado e que era freqüente a falta de professor qualificado e materiais didáticos. No que se refere aos entrevistados do MEB, constatou-se que estes demonstraram satisfação, por terem feito parte desse movimento, acreditando na sua importância para a formação dos sujeitos envolvidos e para o desenvolvimento das comunidades. Apesar do distanciamento em termos de objetivos, os movimentos mantiveram convênios no período pesquisado, o MEB se responsabilizava pela educação funcional e o MOBRAL pelo apoio financeiro, como o pagamento aos monitores e a manutenção de materiais didáticos. Acredita-se que este trabalho é importante, pois possibilitou novos conhecimentos acerca dos movimentos MEB E MOBRAL em Tefé que tiveram grande influência no município, mas que está sendo aos poucos esquecidos. Sua relevância se da também, pelas dificuldades enfrentadas no que tange a falta de documentação especifica referente ao período pesquisado e que irá contribuir como referência bibliográfica para os futuros pesquisadores interessados na história do MEB e do MOBRAL em Tefé.

Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas/FAPEAM
Palavras-chave: EJA, MEB, MOBRAL.