62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia
ENQUETES E FÓRUNS DO ORKUT: ESPAÇOS VIRTUAIS DE PRODUÇÃO SUBJETIVA E EXPERIÊNCIAS DE "AMOR"
Vergas Vitória Andrade da Silva 1
Norma Missae Takeuti 1
1. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - UFRN
INTRODUÇÃO:

Provavelmente, em nenhum outro contexto histórico, tenham existido tantas transformações num curto espaço de tempo como na atualidade. Tais mudanças foram propiciadas, em grande parte, pelo ingresso cada vez mais decisivo das tecnologias da informação que alteraram, em certa medida, a vida cotidiana das pessoas. As mudanças passaram a ser sentidas, então, em nível social e pessoal, afetando até mesmo as relações íntimas. Quer dizer, as alterações propiciaram novos espaços e regras para o contato com o outro. A internet tornou-se uma esfera em que formatos originais de vínculos afetivos estão sendo estabelecidos, a exemplo do namoro virtual. Diante disso, busca-se, no presente trabalho - por intermédio de um estudo sobre namoros virtuais e seus modos peculiares de subjetivação - entender experiências amorosas tais quais são vivenciadas atualmente. A pesquisa parte do pressuposto que os depoimentos postados nos fóruns e enquetes da comunidade virtual do Orkut Conheci meu amor pela internet correspondem, na verdade, a formas de narração de si. Então, através da análise dessas narrativas, pretende-se, por fim, compreender as circunstâncias singulares de produção subjetiva nas formas de experimentar o "amor" num namoro virtual.

METODOLOGIA:

Foi feita uma análise e estudo da problemática a partir de procedimentos que privilegiaram a pesquisa orientada para o caráter qualitativo. Na pesquisa esteve-se convicto da importância de se deter, não só na análise do conteúdo dos fóruns e enquetes que, decerto, revelaram certas experiências amorosas, mas, também, nas expressões das experiências propriamente vividas por aqueles que têm um namoro virtual. Foi importante, por meio de entrevistas abertas, apreender os sentidos e percepções fornecidos pelos próprios internautas.  Por isso, neste trabalho, elegem-se as significações e experiências (como objeto a conhecer) que detêm os membros da comunidade Conheci meu amor na internet a respeito do "amor" no namoro virtual. Em síntese, a pesquisa, por meio de uma descrição da referida comunidade, ocupou-se das análises das narrativas de si e por meio de entrevistas abertas pretendeu dar conta daquilo que as narrativas nos fóruns e enquetes não podiam revelar. Para realização das entrevistas foi criada para a pesquisa uma comunidade virtual que se chama "Compreendendo @mores virtuais". Ela é formada por membros oriundos da comunidade da qual se estuda aqui. Este foi um recurso da pesquisa com o fim de facilitar a interação "pesquisador" e "pesquisado".

RESULTADOS:

Os fóruns e enquetes da comunidade Conheci meu amor na internet possibilitam novas formas de expressão. Tornaram-se um espaço em que grupos ligados por afinidades têm para desenhar trechos de narrativas de si. Ou melhor, são espaços em que se pode falar e compartilhar sentimentos, angústias, dores, alegrias, etc. Certamente, elas parecem inaugurar um novo espaço de expressão de sentimentos. No caso da comunidade aqui pesquisada, foi possível apreender, em certa medida, maneiras de experimentar o "amor". Tendo isto em vista, depreende-se, que os membros da comunidade supracitada, ao postarem escritas nos fóruns e enquetes, revelaram enredos sentimentais e amorosos e expuseram também, através de ficções das representações do si, suas experiências de "amor". Ou seja, as narrativas ficcionais, descritas nos fóruns e enquetes, sugeriam realidades amorosas que correspondiam, em seu esquema geral, a algum domínio da experiência amorosa da forma como viviam de fato. Entende-se aqui, que é impossível escrever uma narrativa sobre si sem recorrer absolutamente a qualquer técnica ficcional. Escusado dizer que a ficção não é antítese do fato verdadeiro. Portanto, as ficções presentes em seus depoimentos foram importantes, pois pretendiam apresentar certa visão que tinham a respeito do "amor".

CONCLUSÃO:

Diante de tudo, deduziu-se como evidente que os depoimentos postados nos fóruns e enquetes apontam para aquilo que se chama aqui modos peculiares de subjetivação nas formas de experimentar "amor". Na verdade, os membros da comunidade valem-se da escrita para inventar formas de experiências amorosas. Na medida em que os relatos são produzidos há revelações de si - para o outro e para si próprio. Mas, o que é importante reter é que essas falas de relatos pessoais estão a desvelar, ainda, questões sociais mais amplas. Quando se expressam nesses espaços, na realidade, revelam experiências e vivências de suas vidas amorosas. Foi possível, por intermédio dessas revelações, encontrar registros diversos sobre as percepções, representações e valores que constituem as experiências cotidianas vivenciadas por esses indivíduos a respeito do "amor". É-se partidário, por fim, do argumento que entende que os depoimentos postados em fóruns e enquetes da comunidade Conheci meu amor na internet colocaram em jogo diversas modalidades perceptivas e, por isso, puderam contribuir na descrição, na compreensão e na análise das produções subjetivas daqueles que têm um namoro mediado pela internet. Eles puderam revelar modos de vida, subjetividades e alguns aspectos da vida amorosa contemporânea.

Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Palavras-chave: Experiências de "amor", Subjetividade, Orkut.