62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 6. Recursos Florestais e Engenharia Florestal
EFEITO DE TRATAMENTOS TÉRMICOS SOBRE A VARIAÇÃO DIMENSIONAL E VARIAÇÃO DA MASSA DA MADEIRA DE MARUPÁ, LOURO VERMELHO E JEQUITIBÁ ROSA
Andrea Alimandro Corrêa 1
Alexandre Florian da Costa 1
Fernando Nunes Gouveia 2
1. Engenharia Florestal, Faculdade de Tecnologia, Universidade de Brasília/UnB
2. LPF/SFB/MMA
INTRODUÇÃO:
          A madeira apresenta características de beleza, leveza, resistência mecânica, além de ser um recurso natural renovável; sendo então considerado o material mais versátil existente na natureza. Todavia, ela sofre algumas limitações de uso por se tratar de um material higroscópico, necessitando de tratamentos que diminuam sua instabilidade dimensional. Uma alternativa que tem se mostrado promissora para amenizar os efeitos da variação dimensional da madeira tem sido o tratamento térmico. Neste sentido, o presente estudo teve por objetivo avaliar o efeito de 4 tratamentos térmicos, sobre a  variação dimensional de 3 espécies de madeiras da Amazônia.
METODOLOGIA:

Amostras medindo 20x20x5 mm das espécies de Marupá (Simarouba amara), Louro vermelho (Sextonia rubra) e Jequitibá rosa (Cariniana micrantha); foram submetidas a quatro tratamentos térmicos: 150°C por uma hora (Tratamento I); 150°C por duas horas (Tratamento II); 200°C por uma hora (Tratamento III) e 200°C por duas horas (Tratamento IV) objetivando avaliar a sua influência na estabilidade dimensional das espécies.

            As amostras termoretificadas e as testemunhas foram submetidas a três condições de teor de umidade de equilíbrio: 12% (climatizadas); 8,5% (em solução saturada de carbonato de potássio), e 28% (em solução saturada de sulfato de potássio). Em cada um dos ambientes simulados a variação dimensional nas faces tangencial e radial foi registrada com uso de relógio comparador e a variação da massa foi obtida utilizando-se balança digital. A análise estatística foi realizada utilizando programa SPSS 13.0 para cada espécie.
RESULTADOS:

            De maneira geral, os resultados mostraram que para as três espécies estudadas a variação tangencial foi maior que a radial.

            O tratamento IV (200°C por 2 horas) apresentou menores valores para a variação da massa e variação dimensional para ambas as espécies. Exceto para a condição em que as amostras adsorvem umidade, alterando a massa, e para o inchamento tangencial e radial no Marupá e no Louro vermelho, que apresentaram menores valores nos tratamentos III e I, respectivamente.

            Apesar de haver diferença entre a massa específica básica das espécies segundo a literatura, não foi verificado uma diferença muito grande entre os valores de variação de massa e variação dimensional das espécies. Dentre as três espécies, o Marupá foi a espécie que apresentou um percentual maior de variação.

CONCLUSÃO:

Os tratamentos térmicos diminuíram a variação da massa e a variação dimensional tangencial e radial das madeiras de Marupá, Louro vermelho e Jequitibá rosa.

A contração e o inchamento tangencial foram maiores que o radial para as três espécies de madeiras, de acordo com a literatura.

As análises demonstraram que o tratamento IV foi o que apresentou menores valores de contração e dessorção de umidade para ambas as espécies. Entretanto, na condição em que houve adsorção de umidade e inchamento tangencial e radial no Marupá e no Louro vermelho, os menores valores foram encontrados nos tratamentos III e I, respectivamente; ou seja, a exposição dessas amostras por duas horas demonstrou efeito negativo.

                De modo geral, não houve diferença significativa entre tratamentos de mesma temperatura, sugerindo estudos com outras variações de tempos.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Tratamento Térmico, Variação dimensional, Variação da massa.