62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas
VIDA FAMILIAR E PROFISSIONAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Cecília Monteiro da Silva 1
Wendell da Silva Gomes 2
Maria da Glória Vitório Guimarães 3
1. Depto de Administração, Fac. de Estudos Sociais - UFAM
2. Depto de Administração, Fac. de Estudos Sociais - UFAM
3. Profa. Dr./Orientadora - Depto de Administração, Fac. de Estudos Sociais - UFAM
INTRODUÇÃO:

Nesta pesquisa serão explicitados aspectos relevantes acerca das mudanças ocorridas ao longo da história do trabalho na vida das mulheres, a sua inserção e ascensão no mundo do trabalho; as alterações ocorridas na família e na relação homem-mulher a partir do trabalho feminino. Discute-se o modelo feminino de supermulher apregoado nos anos 80, calcado num modelo masculino competitivo de forte investimento profissional e o não reflexo desse modelo na realidade vivida a partir do século XXI. A sobrecarga de trabalho assumida pelas mulheres profissionais, donas de casa, mães, esposas e as conseqüências desse processo de hiperatividade, seguindo uma trilha de desgastes emocionais, dúvidas e conflitos contemporâneos. O principal objetivo desta pesquisa é conhecer a relação entre trabalho e família e as novas constituições e arranjos familiares na divisão das tarefas, logo, foram investigados conflitos, dificuldades e ganhos entre vida familiar e vida profissional. Ademais, se pretende conhecer as dificuldades encontradas pelas mulheres no desempenho simultâneo de vários papéis, verificar se essas mulheres utilizam estruturas apoiadoras a famílias com criança pequenas (creches, escolinhas), como também, buscar identificar sinais de fadiga, irritabilidade e desequilíbrio emocional.

METODOLOGIA:

Os dados encontrados foram obtidos a partir de uma pesquisa quantitativa, utilizou-se um instrumento de pesquisa auto-administrado com perguntas fechadas e poucas perguntas abertas que serviram de controle. Ao todo foram entregues 80 questionários e recolhidos devidamente preenchidos 40. Participaram desta pesquisa 40 mulheres com nível superior, inseridas no mercado de trabalho da cidade de Manaus, que tenham filhos pequenos entre 0 e 7 anos e vivam com o companheiro. A maioria das participantes pertence a empresas de médio e grande porte do Pólo Industrial de Manaus - PIM. Primeiramente, foi encaminhado um oficio assinado pela orientadora aos setores de Recursos Humanos das empresas selecionadas pedido autorização para aplicação da citada pesquisa, após o aceite, marcava-se uma visita onde era explicada a importância da pesquisa e sua finalidade, posteriormente, as mulheres interessadas em participar, assinavam o termo de consentimento, e 20 a 25 dias depois a pesquisadora recolhia os questionários. Conforme a necessidade de obtenção de uma quantidade equivalente de formulários também foi utilizada abordagens diretas com as mulheres que se enquadravam no perfil desejado.

RESULTADOS:

As análises foram desenvolvidas através do software estatístico SPSS. O método de análise pertinente utilizado é o teste de correlação de Pearson, tendo como correlação significante aquelas encontradas entre (0 - 1) sendo ***=P<0,001 = 99,9% de força da associação, **=P<0,01 = 99% de força da associação e *=P<0,05 = 95% de força da associação, ressalta-se entretanto que o coeficiente de correlação mede apenas a força da associação entre as duas variáveis e não significa causalidade. Além disso, foram calculadas as medidas de tendência central que indicam os pontos em torno dos quais se concentram os dados. Inicialmente os pesquisadores passaram por dificuldades na aplicação da pesquisa no Pólo Industrial de Manaus, uma vez que os setores de RH se mostraram relutantes no momento de autorizar a aplicação do instrumento. Na busca para atingir a amostra desejada, procurou-se realizar a pesquisa com mulheres que se enquadravam no perfil desejado de forma direta.

CONCLUSÃO:

Os dados mostraram que mais da metade das participantes se sentem realizadas com a atividade profissional desenvolvida, como também, pode-se verificar que 27 das 40 participantes demonstraram satisfação com as possibilidades que a atividade profissional oferece de poder por em prática suas capacidades profissionais, inclusive, 25% das participantes se consideram totalmente satisfeitas e 32,5% muito satisfeitas com as alternativas de crescimento, reforçando a importância da atividade profissional para o desenvolvimento integral do ser humano, ou seja, o trabalho continua sendo um dos pilares de construção da identidade. Ainda analisando outros dados e correlações, verifica-se que a realização profissional também poderá está relacionada com a percepção da existência de compreensão por parte do sistema hierárquico em relação à situação familiar, no sentido de poderem dar maior assistência aos seus filhos, por exemplo, marcarem suas férias em períodos de férias escolares. Mais da metade das participantes indicaram não terem esta possibilidade, de igual forma, uma maior compreensão na empresa em relação à situação familiar pode contribuir positivamente para a realização profissional, superiores até as questões de remuneração, que a população estudada considerou menos significante.

Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM
Palavras-chave: Mulheres, Profissão, Divisão do Trabalho.