62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 6. Fundamentos e Crítica das Artes
ANÁLISE DE PAISAGEM RUSTICA COM PONTE E CASAS, DE ALMEIDA JÚNIOR
MARYELLA GONÇALVES SOBRINHO 1
ELISA DE SOUSA MARTINEZ 1
1. INSTITUTO DE ARTES/DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS
INTRODUÇÃO:

O presente projeto de pesquisa objetivou analisar a produção pictórica brasileira no gênero Paisagem. A Paisagem como gênero ou tema pictórico apresenta, dentro da história da pintura, algumas variações. Tais variações são resultados das diferentes concepções e relações que o homem, nesse caso, o artista tem com a paisagem.

Na história da arte brasileira, a variação se repete. Por isso, para tornar o trabalho mais específico, escolhemos uma obra do pintor brasileiro José Ferraz de Almeida Júnior, exposta no Masp, na exposição A Natureza das Coisas.

A descrição e análise foram feitas a partir do estudo das categorias colocadas pelo historiador  Heinrich Wölfflin, em Conceitos Fundamentais da História da Arte. A obra eleita, Paisagem rústica com ponte e casas (séc XIX), foi comparada à produção geral do pintor e proporcionou uma reflexão sobre o tratamento pictórico a ela atribuído e ao tipo de análise que pode ser feita, de acordo com o contexto onde ela se apresenta. Nesse caso, a obra foi considerada no contexto da reorganização do acervo do Masp, em que o tema central - a paisagem - foi apresentado com uma nova proposta curatorial.

METODOLOGIA:

A análise das obras de arte por meio de reproduções foi considerada insuficiente após os dois primeiros meses da pesquisa. A obra escolhida para ser analisada durante a pesquisa pertence à exposição A Natureza das Coisas, no Masp (Museu de Arte de São Paulo), com curadoria de Teixeira Coelho, realizada entre abril de 2008 e maio de 2009. Realizei uma viagem à São Paulo para visitar a exposição, onde pude ter contato direto com a obra eleita e com outras obras do pintor Almeida Júnior em outros acervos, como o da Pinacoteca do Estado de São Paulo. O contato com diferentes obras do pintor, em diferentes acervos ampliou a visão de sua produção, facilitando bastante a análise e comparação de seus trabalhos, além de proporciona maior apreciação, pois o contato direto com o objeto a ser pesquisado é totalmente relevante. Tratando-se de uma obra sem data, foi extremamente importante ver in loco as especificidades do tratamento pictórico para tentar propor uma inserção desta obra na trajetória do pintor.

Durante todo o percurso da pesquisa, algumas leituras sobre História e Teoria da Arte foram feitas, que serviram de referencial teórico para a classificação, análise e reflexão das imagens. Além disso, o texto curatorial de Teixeira Coelho feito para a exposição auxiliou na reflexão e conclusão da pesquisa.

RESULTADOS:
Como resultado, foi produzido um artigo científico, que apresenta uma reflexão teórica sobre os objetivos, a metodologia e a conclusão do projeto de pesquisa. Além disso, criou-se um banco de imagens para auxiliar o desenvolvimento da pesquisa. Esse banco de imagens reúne reproduções de pinturas, observadas e analisadas em exposições e em catálogos impressos.
CONCLUSÃO:
No decorrer do estudo, percebi quão importante é o contato regular e direto com o objeto de estudo. As frequentes leiturs, seguidas de discussões com a orientadora aprofundaram a compreensão do tema escolhido. A graduação não oferece suporte suficiente para a pesquisa científica, portanto, o projeto de Iniciação Científica foi fundamental para a ìntrodução à metodologia, que pretendo aprofundar e utilizar como apoio para uma futura carreira acadêmica.
Instituição de Fomento: CNPQ
Palavras-chave: José Ferraz de Almeida Júnior, Paisagem, Exposição.