62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
LASERTERAPIA ASSOCIADA À MICROCORRENTES PRODUZ EFEITOS BENÉFICOS NA AÇÃO FIBROBLÁSTICA E NEOANGIOGÊNICA
Rodrigo Pegado de Abreu Freitas 1
Ana Paula Medeiros de Barcelos 2
Brenda Medeiros da Nóbrega 2
Ana Maria de Oliveira Ramos 1
Wouber Herickson de Brito Vieira 1
Josicleiber de Oliveira Medeiros 2
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
2. Universidade Potiguar
INTRODUÇÃO:

Lesões térmicas são uma das principais causas de morbidade e mortalidade tendo em vista a destruição tecidual e o risco de infecção, com implicações significativas nos cuidados de saúde. A laserterapia de baixa intensidade e a estimulação elétrica com microcorrentes são recursos que aceleram o processo de reparo tecidual quando aplicados separadamente, melhorando a qualidade do tecido lesionado. No entanto, não está bem estabelecido se esses recursos poderiam apresentar resultados mais rápidos e eficazes se aplicados de forma combinada, ou se a ação física de um deles poderia anular a ação benéfica do outro. Objetivamos analisar o uso da laserterapia associada à terapia com microcorrentes como recurso terapêutico no processo de reparo tecidual de queimaduras em ratos Wistar, estudando a presença de regeneração epitelial, presença de fibroblastos e neoangiogênese. 

METODOLOGIA:
Foram utilizados 20 ratos Wistar, machos, com peso corpóreo aproximado de 250 a 300 gramas, divididos de forma aleatória em 2 grupos (n=10); grupo controle (GC) e grupo laser/microcorrentes (GLM). Os animais foram submetidos a uma lesão térmica de 6cm X 3cm através de uma chapa de alumínio. As aplicações do laser e microcorrentes transcorreram diariamente, totalizando 10 aplicações com 2 dias de repouso entre elas. Para o grupo GLM, foi utilizado o laser de AlGaInP (660nm), visível, com potência de 30mw, dose de 10J/cm², e energia de 0,27J/cm², durante 9 segundos no interior da queimadura, e na região adjacente às bordas da ferida, foi utilizada dose de 12J/cm² e energia de 0,33J/cm² durante 11 segundos, totalizando 20 pontos por animal. Após o laser, foi aplicada a microcorrentes com intensidade de 160μA e freqüência de 60Hz, durante 15 minutos. Para análise histológica, as lâminas foram coradas com hemotoxilina e eosina (HE). A análise histológica foi realizada por patologista experiente como avaliador cego. Na comparação de médias não paramétricas inter-grupo foi utilizado o teste de Mann-Whitney. Consideramos p≤0,05 para resultados estatisticamente significativos.
RESULTADOS:

Os animais evoluíram sem qualquer complicação durante o período de tratamento. Observamos que o uso associado das terapias promoveu melhora na produção de fibroblastos (p=0,0237) e neoangiogênese (p=0,0145). Observamos aumento moderado no número de fibroblastos e na presença de novos vasos. Não houve diferença significativa em relação à regeneração epitelial (p=0,2575), processo inflamatório (p=0,8086), colágeno (p=0,1605) e anexos cutâneos (p=0,7222) entre os grupos estudados. Ambos os grupos evoluíram com presença de processo inflamatório com grande número de neutrófilos e descontinuidade do epitélio com ausência de regeneração epitelial. Parecem claro os benefícios que a terapia laser e a eletroterapia por microcorrentes pode fornecer na formação de um reparo tecidual mais adequado mediante o aumento do metabolismo celular local, formação de novas células (mitose) e a maior síntese de substancias responsáveis pela regeneração do tecido lesado. No entanto, as melhorias da multiterapia foram consistentes, mas menos notável em comparação com os trabalhos anteriores com protocolos de modalidade única.

 

CONCLUSÃO:

Utilizando um modelo de queimadura em ratos Wistar, observamos que a associação, do laser visível de AlGaInP (660nm e potência de 30mW) e da microcorrente (160μA e freqüência de 60Hz) promoveu melhora significativa na produção de fibroblastos e formação de novos vasos sanguíneos. Apesar do laser e da microcorrente separadamente produzirem resultados melhores que no presente estudo, a combinação das modalidades parece diminuir a ação terapêutica. Estes resultados recomendam atenção durante o tratamento de lesões dérmicas por queimadura, e a sugestão do uso dessas modalidades de modo isolado pode ser o melhor curso de ação.

Palavras-chave: Terapia laser de baixa intensidade, Estimulação elétrica, Cicatrização de feridas.