62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante
A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL DOS ESTUDANTES CONCLUINTES DO PROEJA NO IFRN - CAMPUS CURRAIS NOVOS
Luciana de Castro Medeiros 1
Wyllys Abel Farkatt. Tabosa 2
Maria Luiza Galvão Medeiros 2
1. Inst. Federal de Educação, CeT do RN - IFRN - Campus Currais Novos
2. Inst. Federal de Educação, CeT do RN - IFRN - Campus Natal Central
INTRODUÇÃO:

Uma das mais significativas mudanças na política educacional do governo brasileiro é o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA (Decreto Nº 5.840/2006), que propõe formar jovens e adultos que estavam fora do sistema escolar em cidadãos profissionais, de modo a produzir conhecimentos e fazer avançar a compreensão da realidade social, cultural e ambiental.

A função social do IFRN é a formação de profissionais-cidadãos, na qual passa pela conscientização política-econômica-social e ambiental mundial.

Neste contexto, o objetivo deste trabalho é avaliar a consciência ambiental dos estudantes concluintes do PROEJA ofertado no IFRN - Campus Currais Novos.

Uma pesquisa desta natureza é de suma importância para avaliarmos se alunos concluintes do curso técnico em Alimentos na modalidade EJA foram formados no IFRN - Campus Currais Novos como profissionais-cidadãos, comprometidos com o meio ambiente em sua formação profissional.

Vale salientar também a relevância desta pesquisa no mundo científico que estuda sobre os alunos do PROEJA, uma vez que são escassas pesquisas para caracterizar este público.

METODOLOGIA:

A pesquisa sobre a consciência ambiental dos alunos do PROEJA no IFRN - Campus Currais Novos foi realizada através da aplicação de um questionário junto a 15 (quinze) estudantes da turma concluinte do semestre 2009.1 em sala de aula. O questionário foi elaborado com 3 (três) perguntas objetivas sobre sustentabilidade ambiental, como por exemplo, coleta seletiva, escassez de recursos naturais e resíduos sólidos, com o objetivo de compreender a prática desses alunos no seu dia-a-dia quanto a atitudes ambientalmente corretas, a fim de obter uma visão dos pontos mais críticos que será necessária maior atenção para ser trabalhado no Programa de Educação Ambiental.

As perguntas sobre a prática da coleta seletiva em casa, jogar lixo nas vias e economizar água em casa e na escola foram respondidas de modo afirmativo ou negativo. Apenas quando questionados sobre a economia de água ou de energia é que se questionou o motivo.

RESULTADOS:

Após levantamento estatístico por meio de porcentagem, obtiveram-se os seguintes resultados: 86,67% dos alunos concluintes do PROEJA no Campus Currais Novos não fazem coleta seletiva em suas casas; 80% deles não costumam jogar lixo nas vias públicas, porém é importante salientar que 20% ainda tem o costume de jogar lixo no chão as vezes; e 80% disseram que economizam água em casa e no Campus que estudam, porém deste percentual 83,33% economizam água pelo motivo econômico e apenas 16,67% pelo motivo ambiental, sem pensar no desperdício de água - recurso natural importante aos seres vivos e finito - nem na geração de efluentes que serão lançados no meio ambiente poluindo os lençóis aquáticos subterrâneos e corpos d água.

CONCLUSÃO:

Os resultados mostram que a maioria dos alunos não tem a prática de separar os resíduos sólidos em suas casas. Observa-se também que, mesmo sendo minoria, muitos ainda deixam resíduos sólidos nas vias públicas. Não perguntamos a frequência e nem o motivo, mas será interessante estudos sobre a frequência que eles realizam este ato e o motivo. A maioria dos alunos economiza água e energia em suas casas e na instituição de ensino, porém apenas pela motivação econômica e não ambiental.

Todas as considerações são preocupantes, pois, dentro da concepção de que estudantes concluintes do curso profissionalizante na modalidade EJA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia deveriam concluir seu período na instituição como cidadãos-profissionais, porém a cidadania também leva em consideração os deveres do indivíduo com a sociedade e com o coletivo, no qual há direitos e deveres a serem cumpridos. Desde modo, a preservação ambiental também é um dever de cada cidadão.

Diante do exposto fica notório a necessidade do conteúdo da Educação Ambiental ser mais discutido entre os alunos durante o curso médio-técnico do PROEJA do Campus Currais Novos, pois, como vimos anteriormente, a relação Homem-natureza também faz parte do educar, da formação dos educandos.

Palavras-chave: PROEJA, educação ambiental, conscientização.