62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 4. Educação Artística
Arte na periferia
DIANA ROCHA DA SILVA 1
JONIVALDO LOPES SANTOS 1
MARIA JULIETA ROCHA DA SILVA 1
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
INTRODUÇÃO:

Ao longo da história da humanidade as manifestações artísticas apresentaram uma atuação marcante no processo de construção da identidade cultural da humanidade, seja através das danças, músicas, encenação, seja por meio de pinturas, esportes ou literatura. A partir dessa reflexão esse trabalho se propõe a investigar as manifestações artísticas existentes no bairro do Sá-Viana, a fim de compreender como essas atividades influenciam a formação e preservação da identidade cultural, bem como perceber até que ponto a arte tem sido utilizada pela população como instrumento de protesto, isto é, elemento capaz de dar visibilidade a essa comunidade, uma vez que este bairro está localizado em uma das áreas mais carentes de São Luís - MA, apresentando dificuldades tais como: ausência de políticas públicas, no que diz respeito à saúde, educação, segurança e infra-estrutura básica. Essa realidade é histórica, pois como pôde-se observar a partir da análise de alguns documentos e depoimentos de moradores, esse bairro, assim como 99% dos que estão localizados nesta área, é fruto de movimentos populares, isto é, a falta de investimento em moradia contribuiu para que muitas famílias vindas de outras cidades do Estado procurassem locais próximos ao centro da cidade e ocupassem ilegalmente essas áreas.

METODOLOGIA:

Este estudo se baseou na pesquisa de campo, dividida em duas etapas: na primeira foi realizado estudo bibliográfico baseada nos teóricos da área; levantamento dos grupos culturais existentes no bairro; identificação das manifestações artísticas; seleção do universos a ser pesquisado. No segundo momento, optou-se pela elaboração dos instrumentos metodológicos, para tanto, optou-se pela entrevista estruturada, onde foi elaborado um questionário com perguntas abertas e fechadas, visando identificar aspectos socioeconômicos dos participantes desses grupos, bem como perceber até que ponto a arte tem se constituído um instrumento de pelo qual a população tem veiculado suas inquietações em relação às precárias condições de vida na qual estão submetidos.

RESULTADOS:

Constatou-se que na comunidade pesquisadas existem diversas manifestações culturais como: Tambor de Crioula, hip-hop, grupos de capoeira, reggae, dança portuguesa, Cacuriá, carnaval de rua, grupos de futebol amador, sendo que as mesmas se mantem com recursos próprios, haja vista que os participantes consideram que as manifestações culturais se configuram como principal elemento para a preservação da cultura popular.  A maioria dos entrevistados declara que além de preservar a cultura local, as manifestações também são utilizadas como instrumentos através dos quais são expostos as dificuldades presente no cotidiano da comunidade e os seus anseios por melhores condições de vida.

CONCLUSÃO:

Diante desta realidade, torna-se visível a importância das manifestações culturais para a valorização da cultura popular, uma vez que o envolvimento regular da população pode desenvolver nestes o sentimento de pertencimento à comunidade, ao Estado, ao País. Entretanto, percebe-se que a esfera pública e privada pouco tem contribuído para realização destas atividades, principalmente nos bairros periféricos, pois uma das maiores dificuldades apontadas estão relacionadas à falta de investimento voltados a realização e manutenção  de atividades artísticas.

Palavras-chave: Cultura popular, Manifestações culturais, Periferia.