62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 3. Saúde de Populações Especiais
Relato de experiência de uma oficina sobre o envelhecimento destinada aos profissionais de saúde  
Cláudia Cristiane Filgueira Martins 1
Suzana Carneiro de Azevedo Fernandes 1
Greice Kelly Gurgel de Souza 1
Jackeline Carminda Cabral de Freitas 1
Suzane Gomes de Medeiros 1
Tatiana de Paiva Nunes 1
1. DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM, FACULDADE DE ENFERMAGEM, UERN
INTRODUÇÃO:
O Brasil vem passando atualmente por uma grande mudança no seu perfil demográfico com um incremento intensivo do número tanto absoluto como relativo de idosos. Diante desse cenário de crescimento constante da população idosa, é preciso pensar em como os idosos de nosso país estão sendo cuidados, tratados e percebidos por toda a população, mas especialmente pelos profissionais de saúde, prioritariamente na atenção básica, já que esta é a porta de entrada dos serviços de saúde e muitas vezes acaba sendo o principal lugar de procura de atendimento por esse público e por manterem maior contato e melhor percepção da realidade em que essas pessoas estão inseridas. Sendo o profissional de enfermagem um cuidador ativo do processo saúde-doença, cabe a ele desenvolver ações de promoção e prevenção a saúde articulado a equipe multiprofissional das Unidades Básicas de Saúde na atenção básica. Diante do exposto o presente trabalho tem como objetivo realizar um relato de experiência de oficinas educativas sobre o envelhecimento destinada aos profissionais enfermeiros atuantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), localizadas nos bairros da Lagoa do Mato, Barrocas, Quixabeirinha no município de Mossoró - RN que são parceiras da Faculdade de Enfermagem da UERN.
METODOLOGIA:
O caminho metodológico se deu através de duas oficinas, as quais contaram com a presença de seis profissionais de enfermagem e três Agentes Comunitários de Saúde As oficinas foram realizadas nos dias seis e treze de novembro de 2009, com duração máxima de duas horas cada em que foram apresentados e discutidos temas relacionados ao envelhecimento e a assistência prestada ao envelhecimento como é trabalhador o envelhecimento por eles no cotidiano de suas atividades. O grupo utilizou como referencial teórico básico as diretrizes dos programas do Ministério da Saúde, e uma bibliografia diversa para subsidiar as discussões nas oficinas. Utilizamos ainda como metodologia rodas de conversas para que os profissionais pudessem relatar suas experiências na assistência aos envelhecentes.
RESULTADOS:
Essa experiência de se trabalhar com os profissionais de enfermagem atuantes no serviço proporciona uma articulação entre academia e realidade profissional. A partir dos depoimentos dos sujeitos, percebemos que algumas unidades trabalham com grupos de idosos, desenvolvendo ações pontuais, pautadas em palestras. Todavia, outros trabalham procurando engajar os idosos, promovendo um envelhecimento saudável e ativo, através de dinâmicas de grupo, realizando viagens e passeios, estimulando a atividade física, valorizando suas habilidades artesanais com eventos culturais, além do cuidar clínico com a saúde do idoso. Em face disto, constatamos que o desenvolvimento de um trabalho direcionado para os idosos proporciona resultados positivos para a melhoria da qualidade de vida desses sujeitos.
CONCLUSÃO:

Diante destes fatos fica claro a necessidade de se dar uma maior atenção a esta população em franca expansão, que é a população idosa. É de elevada urgência que se iniciem programas que voltem sua atenção a ações de educação em saúde a estes idosos de forma mais participativa, a fim de que possam identificar suas necessidades e problemas tão pouco conhecidas tanto pelo público em geral quanto pelos profissionais de saúde. Acreditamos que a realização dessas atividades proporcionou a nós, acadêmicos de Enfermagem, o planejamento e desenvolvimento de ações de educação em saúde participativas e voltadas para as questões prioritárias relacionadas a assistência de enfermagem aos envelhecentes. Além de ter nos possibilitado unir a prática-teoria-prática a que se propõe o currículo da Faculdade de Enfermagem da UERN, consolidando uma formação diferenciada, formando profissionais críticos e reflexivos para atuarem de forma transformadora no cotidiano dos serviços de saúde e contribuir para a implementação da política do idoso no município de Mossoró.

 

Palavras-chave: Enfermagem, Envelhecimento, Atenção Básica.