62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
O IMAGINÁRIO SÓCIO-CULTURAL INFANTIL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE COXIM/MS
Alessandra dos Santos Gomes 1
Francisco Carlos Espíndola González 1
1. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS/ UCX
INTRODUÇÃO:
O presente estudo transcreve as ações de Extensão desenvolvidas na Cidade de Coxim - MS, na Escola Estadual Padre Nunes com a única turma do 5˚ ano do Ensino Fundamental durante as aulas de Artes. O planejamento das atividades contou com a duração de 20 h/a, abrangendo temas específicos à temática ambiental em sala de aula 16 h/a e observação em sala de aula e pátio 10 h/a. O Projeto de Extensão por meio da Pesquisação propôs se a ensinar, sensibilizar e conscientizar educando quanto a uma postura ambiental, promovendo o despertar de sujeitos ecológicos através da Educação Ambiental e promoção de oficina com o uso de garrafas Pet. As representações, os pensamentos dos alunos, demonstram um conhecimento de informações da condição e condução dos resíduos sólidos nas residências e escola e, foram analisados por meio da Teoria da Representação Social. As concepções advindas do imaginário infantil incorporadas aos conceitos da Educação Ambiental possibilitaram à comunidade escolar maior visão crítica da realidade ao qual o indivíduo se insere. A Educação Ambiental deve ser efetivamente emancipatória e transformadora, portanto, deve propor propostas pedagógicas na construção do conhecimento e no desenvolvimento da aprendizagem, uma integração, objetividade e subjetividade humana.
METODOLOGIA:
O percurso do Projeto de Extensão deu-se em março de 2009, as atividades ocorreram durante as aulas de Artes junto a professora regente Miriam e alunos do 5˚ Ano do Ensino Fundamental durante o período matutino. Os instrumentos pedagógicos utilizados para efetivação do estudo foram: a aplicação de questionários, gibis, filmes e desenhos, com intuito de conhecer, avaliar e sensibilizar os educando quanto às problemáticas causadas pelos resíduos sólidos, sua condição e condução nas residências, na escola e na cidade e, a promoção de soluções ecológicas. Além de oficina de uso da garrafa pet (Politereftalato de etileno), como instrumentação da reutilização dos resíduos sólidos. Subsidiado pela Teoria da Representação Social, os dados foram analisados, tornando esses pensamentos em compreensão de estudo como comportamentos, opiniões conceitos na promoção de soluções ecológicas pelos educandos.
RESULTADOS:
Dos impactos causados pela condução incorreta dos resíduos sólidos, os alunos apresentaram seus conceitos como um material a ser reutilizado, que são dispostos incorretamente e, proposição de soluções ecológicas é apresentada como a necessidade de um "comportamento de consciência ecológica", tais como a correta condução dos resíduos sólidos. Além disso, os educando apresentam conceitos de sujeito ecológico na separação dos resíduos sólidos nas residências, entretanto, ressaltam que tais resíduos sólidos são lançados ao Meio Ambiente sem nenhum tratamento adequado. Nem tudo que vai para o lixo, não deixa de ter utilidade, portanto a representação da flor de PET, na reutilização da garrafa de PET (Politereftalato de etileno) pode ser transformada em diversos objetos que seriam úteis e na sua reutilização a redução para um simples descarte. A promoção da oficina de garrafas pet proporcionou concepções quanto à flor de pet como uma representação do desmatamento urbano, simbolizando a Flora como estratégia de diminuição da poluição do ar e símbolo de beleza. Tal aplicação de instrumentos possibilitou uma compreensão e sensibilização dos educando quanto a uma reflexão crítica da realidade e a mudança de comportamento ecológico.
CONCLUSÃO:
As atividades promovidas pelo Projeto de Extensão resultaram na representação do imaginário dos alunos sob os aspectos da Educação Ambiental possibilitando visualizarem a importância da temática ambiental e visão social integrada do mundo, compreender que há necessidades de busca de soluções para as questões impactante no ambiente. É fundamental que cada aluno através do conhecimento desenvolva os seus potenciais e comportamentos sociais construtivos, podendo colaborar para a construção de uma sociedade socialmente justa. O estudo analítico das concepções embasados em Teoria da Representação Social possibilitou alcançar o objetivo e responder as questões proposto no projeto, atingiu os aspectos da Educação ambiental, sensibilizar e conscientização que influenciaram o imaginário infantil. A disseminação do projeto na escola proporcionou mudanças socioambientais a partir da sala de aula, tais como condução correta dos rejeitos ao cesto de lixo, a participação dos alunos em apresentar suas idéias no contexto das atividades, a necessidade de preservação e conservação do planeta a partir da individualidade. Portanto o presente Projeto de Extensão alcançou os objetivos propostos, fortalecendo a necessidade da Educação Ambiental no Ensino Formal e na formação de um futuro ecocidadão.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Sujeito Ecológico, Pesquisação.