62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 6. Engenharia de Produção
FATORES QUE AFETAM O INTERESSE DE COMPRA DE PRODUTOS ORGÂNICOS EM SUPERMERCADOS DE MANAUS/AM
Anísia Karla de Lima Galvão 1
Sérgio Marques Júnior 2
Karen Maria da Costa Mattos 3
1. Pós-Graduação em Agronomia Tropical, Fac. de Ciências Agrárias - UFAM
2. Prof. Dr./Depto. de Agropecuária - UFRN
3. Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Engenharia de Produção - UFRN
INTRODUÇÃO:

A preocupação com os efeitos dos alimentos ingeridos no dia-a-dia, com relação à saúde e sua ação no meio ambiente, cresce significativamente entre os consumidores e o número de pessoas que estão procurando uma alimentação mais saudável é cada vez maior. Aliado a isso, observa-se uma demanda crescente para produtos orgânicos, fazendo com que a produção e comercialização dos mesmos, possam e devam acompanhar as exigências dos consumidores em quantidades, variedades e qualidade. Porém, os produtos originados da produção orgânica ainda representam uma parte muito pequena do mercado de alimentos. A segmentação de mercado relacionada a produtos orgânicos gera a necessidade de criar estratégias de produção baseadas no conhecimento do mercado consumidor, em termos de fatores que afetam a decisão de compra. Nesse sentido, torna-se importante investigar o interesse de consumidores de supermercados na compra de produtos orgânicos, visando obter dados que apresentem a competitividade desses produtos e que auxiliem na criação de estratégias ambientais. O objetivo desse trabalho foi investigar os fatores que afetam o interesse de compra de produtos orgânicos em supermercados de Manaus/AM.

METODOLOGIA:

O estudo proposto foi levantamento do tipo survey, de cunho exploratório e descritivo. A população-alvo da pesquisa foi composta por consumidores que compram em três redes de supermercados da cidade de Manaus, AM. Para determinação do tamanho da amostra, foi considerado o número de habitantes do município e calculada a amostra representativa significante diante da população. O instrumento de coleta dos dados foi o questionário, que continha questões dicotômicas, de múltipla escolha e de escala tipo Likert, sendo que, foi usada juntamente com a escala qualitativa, uma seqüência de 0 a 10. Em todas as questões existia a opção "sem opinião". O questionário foi estruturado contendo duas seções. Na primeira seção o instrumento continha as variáveis: freqüência de compra de produtos, nível de conhecimento, nível de interesse, importância de um supermercado vender produtos orgânicos para aumentar a competitividade, indicadores da compra de alimentos de forma geral, grau de confiança nos produtos orgânicos e importância de algumas barreiras na decisão de compra dos produtos orgânicos. Na última seção foi investigado o perfil do entrevistado, onde haviam as questões estruturadas referentes a: sexo, faixa etária, escolaridade, renda familiar, estado civil e número de filhos.

RESULTADOS:

A amostra foi composta de 421 questionários, nos quais foram feitas análises descritivas, análises de agrupamento e de dependência entre variáveis. Para as análises foi usado o software Statistica 5.0. A maioria dos consumidores de supermercados de Manaus "nunca" compram produtos orgânicos. No geral, os consumidores possuem "pouco" ou "algum conhecimento" sobre esses produtos, porém o nível de interesse em obter informações sobre o assunto é alto. A maioria dos entrevistados considera a venda de produtos orgânicos de "importante" a "muito importante" para aumentar a competitividade de um supermercado. Apenas 3% dos entrevistados consideram a ação "sem importância". Para a população entrevistada, os benefícios à saúde, a qualidade e a aparência são os parâmetros mais importantes na decisão de comprar alimentos em geral. As principais barreiras para compra de produtos orgânicos são a falta de rotulagem e a qualidade não atestada do produto. Os consumidores não demonstraram confiança nos produtos orgânicos, o que pode ser considerado um entrave na venda desses alimentos no supermercado. Os indivíduos que possuem maior interesse em obter informações sobre produtos orgânicos são aqueles que possuem, conseqüentemente, maior renda familiar mensal e maior nível de escolaridade.

 

CONCLUSÃO:

Os alimentos orgânicos necessitam de um esquema de rotulagem que proporcione aos consumidores a garantia de que estão comprando um produto com a qualidade esperada. Os profissionais de marketing devem dar maior ênfase à questão do nível de interesse e nível de informação dos consumidores de supermercados sobre os alimentos orgânicos, pois o alimento orgânico, de forma geral, é visto somente como um produto sem agrotóxico. Porém, esses alimentos possuem outras características, que são capazes de aumentar a compra e o consumo, e que não estão sendo exploradas, como a questão ambiental. Os consumidores de produtos orgânicos se mostraram favoráveis e crescentes. Nesse sentido, o grande desafio do setor produtivo é ajustar a demanda de mercado, tornando o produto orgânico uma realidade viável de mercado. O alcance de larga escala produtiva com preço competitivo é um fator crítico para o sucesso deste segmento; acrescido dos desafios de comercialização e distribuição a serem vencidos.

Palavras-chave: Competitividade, Decisão de compra, Alimentos orgânicos.