62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 1. Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
OTIMIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE CRESCIMENTO DE FUNGOS APODRECEDORES DE MADEIRA ENCONTRADOS NO MUNICIPIO DE PARINTINS-AM .
Jorge Pontes Koide 1
Cynara da Cruz Carmo 1
Andrey Azedo Damasceno 1
Cássia Valente da Silva 1
Adriana da Silva Nunes 1
Ademir Castro e Silva 1
1. Universidade do Estado do Amazonas-UEA
INTRODUÇÃO:
Atualmente, à medida que se observa o ambiente como um todo, percebe-se a necessidade de compreender detalhe do funcionamento do "bio" componente, o que por sua vez, tem possibilitado o desenvolvimento de novas atividades industriais, referidas como biotecnologias ambientais (VANDEVIVERE & VERSTRAETE, 2001). Portanto, dada a importância industrial de fungos como o basidiomicetos do pouco que se conhece sobre eles, pretende-se identificar quais as melhores condições de crescimento em diferentes meios de cultura e pH para melhor otimizar o seu potencial biotecnológico, e os resultados oriundos deste trabalho se revestem de grande importância para a biotecnologia no Estado do Amazonas, uma vez que volta-se a aplicação industrial de fungos que notadamente são reconhecidos como apenas deterioradores de madeira.Este trabalho tem por Objetivo Geral determinar as condições de crescimento dos fungos basidiomicetos encontrados no município de Parintins - Am, em diferentes meios de cultura e pH. E por específicos: testar o crescimento dos fungos basidiomicetos encontrados no Município de Parintins - Am, em meios de cultura diversos como: Agar sabourand e Malte.
METODOLOGIA:
Neste estudos foram utilizadas linhagens sendo que as mesmas foram coletadas nas serrarias e em áreas ao redor de Parintins. As amostras foram desidratadas: os corpos frutíferos foram espalhados em local limpo (mesa ou bancada), que receberam luz do sol e mantidos em temperatura ambiente, para que os mesmos fossem utilizados durante o período de execução do trabalho.Para otimização do meio de cultura, foram utilizados o meio Sabourand 4% e meio Agar-malte + Dextrose. Para quantificar o crescimento fúngico foi utilizado o método da placa de Petri e mensurada a progressão da fronteira micelial contra o tempo, uma vez ao dia. Todos os experimentos foram realizados em triplicata. Baseado em Castro e Silva, 1996, foi estudada a faixa de pH 4,0 - 7,0. O reajuste para cada caso foi realizado com NaOH 1,0 M e H2SO4 1,0 M. Para evitar a degradação do Agar abaixo de pH 5,0 o ajuste foi feito após a autoclavagem. Posteriormente foram inoculados micélios dos fungos nas placas e o crescimento ocorreu em temperatura ambiente. Quanto ao parâmetro temperatura, foi considerada a escala com variação de 25°C, 30°C e 35°C, testando-se com isso ao mesmo tempo as duas variáveis.
RESULTADOS:
Os fungos estudados mostraram preferência por meio ácido (pH ótimo 6,0) e temperatura ótima na faixa de 30-35 °C.As cepas fungicas foram mensuradas e fotografadas obtendo-se os dados do crescimento fungico. Foram analisados cinco fungos basidiomicetos sendo mensurado a fronteira micelial em função do tempo em um período de quatro a sete dias. No meio Sabourand o aparecimento do micélio foi observado 12 horas após a inoculação, para todos os fungos inoculados. Foi possível visualizar o avanço da fronteira micelial em função do tempo, num período de dois a cinco dias. Pode-se observar que o maior avanço no crescimento foi obtido a partir do segundo dia, sendo a melhor média obtida já no terceiro dia, para Lentinus crinitus e Agaricales. No meio Agar-malte o aparecimento do micélio foi observado 18 horas após a inoculação, para todos os fungos inoculados. Foi possível visualizar o avanço da fronteira micelial em função do tempo, num período de dois a seis dias. Pode-se observar que o maior avanço no crescimento foi obtido a partir do terceiro dia, sendo a melhor média obtida já no terceiro dia, para Lentinus crinitus e Agaricales. Estes dados foram obtidos graças à obtenção da média de crescimento diário da fronteira micelial.
CONCLUSÃO:
O presente trabalho permitiu o estudo da otimização das condições de crescimento, em relação a meio de cultura, que melhor favoreça o crescimento de uma cepa do fungo amazônico Basidiomiceto. A maior velocidade de crescimento foi obtida em meio Sabourand, uma vez que a placa já estava totalmente preenchida já no segundo dia. As diferenças observadas quanto às características culturais da colônia, nos meios Sabourand e Agar malte, podem estar relacionadas com as fontes de nutrientes que compõem cada meio. Foi possível a observação de crescimento micelial já nas primeiras 12 horas, para o meio Sabourand e 18 horas para o meio Agar-malte. O resultado obtido discorda de COELHO (1991), que observou o aparecimento do micélio somente duas semanas após a inoculação e neste trabalho foi possível a observação de crescimento micelial já nas primeiras 12 horas, para o meio Sabourand e 18 horas para o meio Agar-malte.
Instituição de Fomento: FAPEAM
Palavras-chave: Basidiomycota, Cepa, Micélio.