62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
ARGUMENTAÇÃO SÓCIO-CIENTÍFICA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE FORMAÇÃO ACADÊMICA
Heloize da Cunha Charret 1
Regina Marcia Barbosa Lucas 2
Janaina Alves Brasil Correa 2
1. Escola SESC de Ensino Médio - Departamento de Ciências da Natureza
2. Escola SESC de Ensino Médio - Departamento de Códigos e Linguagens
INTRODUÇÃO:

A pesquisa em ensino de ciências tem se voltado para as questões referentes ao papel da linguagem na construção de significados em espaços escolares. Muitos são os estudos que indicam a centralidade das estratégias discursivas para a apropriação dos conceitos científicos, mas tais trabalhos apontam iniciativas ainda tímidas no sentido de inserir a linguagem de forma eficaz na sala de aula de ciências. Neste trabalho, buscamos aproximar as disciplinas de física e língua portuguesa, por meio de uma atividade interdisciplinar que envolveu saberes, olhares, argumentos e linguagens. Durante duas semanas, enquanto os professores de física discutiam termodinâmica - com foco no estudo do clima e das mudanças climáticas - os professores de língua portuguesa levantavam questões sobre exposição de fatos, argumentação e exposição de pontos de vista por meio da linguagem oral, o que culminou em um debate regrado em sala de aula, a partir de temas sugeridos pelos alunos. Neste momento, os discentes já se preparavam para a primeira parte de nossa atividade interdisciplinar: a realização de cinco mesas-redondas, com temas advindos da física e eleitos pelos discentes. A finalização da atividade se deu através da elaboração de artigos científicos sobre os diversos temas apresentados e debatidos.

METODOLOGIA:

O presente trabalho se desenvolveu no cenário da Escola SESC de Ensino Médio, uma escola residência que recebe e acolhe jovens de todos os estados brasileiros, reunindo, assim, uma clientela bastante diversificada, seja do ponto de vista sociocultural, como também linguístico e acadêmico. Tal fato pode ser notado cotidianamente, tendo sido evidenciado nas gravações de nossa atividade. Partindo dos vídeos das cinco mesas redondas, analisamos trechos que ressaltam o aprendizado dos alunos de forma significativa, entendendo por aprendizado indícios da emergência de novidade, ou seja, o conhecimento construído pelo próprio aluno, conforme conceito de Dominique Coulinvaux. Também buscamos por elementos que indicam a mobilização da bagagem sócio-cultural na elaboração de argumentos durante a mesa redonda. As escolhas dos temas dos artigos científicos também foram alvo de nova investigação, pretendendo, deste modo, destacar a multiplicidade dos mesmos, bem como seus níveis de complexidade. Nossa investigação foi conduzida utilizando como ferramenta a filosofia da linguagem bakhtiniana e o referencial sócio-histórico-cultural, por considerarmos que através deste referencial de estudo poderíamos retratar melhor os sujeitos de nossa pesquisa, dada a especificidade de nosso cenário.

RESULTADOS:

As análises dos vídeos da mesa redonda indicam diversos momentos privilegiados de aprendizado. Em inúmeras ocasiões, diferentes áreas do conhecimento foram mobilizadas para a construção de argumentos, indicando possibilidades inovadoras de conexão entre diferentes campos do saber. A profundidade das pesquisas realizadas pelos grupos também fica evidente, já que, por muitas vezes, os debatedores fizeram menção a sites de governos internacionais e analisaram em suas falas elementos de tecnologia sustentável de ponta.

Muitos foram os exemplos de engajamento dos alunos em torno de questões referentes às suas demandas sócio-culturais, como, por exemplo, o caso de alunos do Mato Grosso do Sul e Amazonas que utilizaram argumentos referentes aos riscos do aquecimento global nessas áreas.

A pesquisa feita para a preparação dos artigos científicos revelou um amplo espectro de interesse dos alunos. Os temas escolhidos por eles vão desde a análise físicoquímica dos agentes causadores do aquecimento global até estratégias de superação da crise climática, passando, inclusive, pela educação ambiental. Também observamos o desenvolvimento de múltiplas habilidades de pesquisa, tais como coleta de dados de forma sistemática e análise estatística.
CONCLUSÃO:

A estratégia utilizada em nosso trabalho se mostrou extremamente eficiente em produzir um engajamento efetivo dos alunos com os temas de estudo. Além de aprofundar seus conhecimentos acerca da termodinâmica do clima, os estudantes, movidos pelos seus interesses, enveredaram por outras questões, protagonizando o seu próprio aprendizado, desenvolvendo, assim, a capacidade de aprender a aprender. A atividade da mesa redonda seguida da elaboração de artigos científicos elevou os alunos ao posto de colaboradores de seus pares, transformando o ambiente escolar em uma comunidade de pesquisa participativa, algo extremamente desejado quando se pensa em uma formação científica eficaz. A possibilidade de escolha dos temas conduziu a questão climática do patamar de objeto de estudo das ciências ao de objeto de interesse central para a sociedade. O desenvolvimento das habilidades argumentativas e discursivas de caráter científico é mérito do trabalho interdisciplinar desenvolvido, sobretudo se imaginarmos que mais do que o domínio de um gênero, tais habilidades proporcionam ao estudante a inserção na sociedade científico-tecnológica contemporânea. Deste modo, nossos resultados apontam a multiplicidade de conexões estabelecidas pelos alunos na construção de seus argumentos, saberes e olhares.

Instituição de Fomento: Serviço Social do Comércio - Departamento Nacional
Palavras-chave: Argumentação e Linguagem, Ensino de Ciências, Interdisciplinaridade.