62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 1. Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO DE FUNGO AMAZÔNICO COLETADO NA REGIÃO DO MÉDIO AMAZONAS (PARINTINS-AM)
Izabel Cristina Conceição dos Santos 1
Cássia Valente da Silva 1
Cynara da Cruz Carmo 1
Andrey Azedo Damasceno 1
Jorge Pontes Koide 1
Ademir Castro e Silva 1
1. Universidade do Estado do Amazonas-UEA
INTRODUÇÃO:
Os basidiomicetos são classes de fungos que ocorrem preferencialmente em paises de clima tropical. São fungos degradadores de madeira. São capazes de quebrar a cadeia de lignina, composto mais resistente da madeira. Para isso, os fungos produzem enzimas para que estas penetrem na madeira para quebrar as móléculas, causando a chamada podridão que são de três tipos: branca,parda e cinza. Os fungos têm sido bastante usados como produtores de diferentes substâncias de interesse econômico, tais como: enzimas, antibióticos, vitaminas, aminoácidos e esteróides, portanto, para que o conhecimento sobre o crescimento ganhe relevância como subsidio para estudos de aplicabilidade desses organismos, pois pouco ou quase nada se conhece a cerca do crescimento dos fungos coletados na região do Médio Amazonas. Em função do projeto macro onde se realiza a bioprospecção de fungos dessa região como potencial para uso industrial coletamos fungos que necessitamos conhecer sobre o seu crescimento. Assim, o presente trabalho objetiva avaliar o crescimento do fungo registrado como ganoderma sp. Classificados com o código CV-001 e JK-AN em dois meios de cultura industriais.
METODOLOGIA:
Foram utilizadas amostras dos fungos basidiomicetos coletadas na área rural do Município de Parintins/Am e registrado ganoderma sp. sob o código CV-001 e JK-AN. Para otimização do meio de cultura, foram utilizados o meio Sabourand 4% e meio Agar-malte. Segundo metodologia proposta por Bettucci & Guerrero (1971), foi realizada uma medição diária para cada meio de cultura a intervalo regular de 24 horas, durante sete (07) dias após crescimento micelial. Para maior segurança na obtenção de resultados, como se trata de material fungico e pode ocorrer fácil contaminação, a repicagem foi realizada utilizando-se triplicatas para os diferentes meios de cultura (Agar Sabourand e Agar-malte).
RESULTADOS:
Para o fungo ganoderma sp. CV-001 no meio Saboraund o aparecimento do micélio foi observado 24 horas após a inoculação. Pode-se observar que o maior avanço no crescimento foi obtido a partir do segundo dia, sendo a melhor média obtida no quarto dia. Observou-se que o micélio deste fungo apresenta aspecto hialino e esbranquiçado, levemente elevado, cotonoso, muito ralo, o crescimento foi obtido em função do tempo, num período de cinco dias, enquanto que no meio Agar -malte o aparecimento do micélio foi observado 18 horas após a inoculação. Pode-se observar que o maior avanço no crescimento foi obtido a partir do sexto dia. Obteve-se a melhor média em relação aos dias na presença do meio Agar-malte. Para o fungo ganoderma sp. JK-AN no meio Sabourand o aparecimento do micélio foi observado 18 horas após a inoculação. Observou-se que o maior avanço no crescimento foi obtido a partir do segundo dia, sendo a melhor média obtida no terceiro dia. O crescimento foi obtido em função do tempo, num período de três dias, enquanto que no meio Agar-malte o aparecimento do micélio foi observado 24 horas após a inoculação. Pode-se observar que o maior avanço no crescimento foi obtido a partir do quinto dia. Obteve-se a melhor média em relação aos dias na presença do meio Sabourand.
CONCLUSÃO:
O presente trabalho permitiu o estudo da otimização das condições de crescimento, em relação a meio de cultura, que melhor favoreça o crescimento de uma cepa dos fungos amazônicos basidiomiceto ganoderma sp. CV-001 e JK-AN. Para o primeiro a maior velocidade de crescimento foi obtida em meio Agar-malte, uma vez que a placa já estava totalmente preenchida no sétimo dia sendo uma placa de petri de 10cm de diâmetro , enquanto que no segundo a maior velocidade de crescimento foi obtida em meio Sabourand, uma vez que a placa foi preenchida no terceiro dia sendo esta placa de 6cm de diâmetro As diferenças observadas quanto às características culturais da colônia, nos meios Sabourand e Agar-malte, podem estar relacionadas com as fontes de nutrientes que compõem cada meio. O resultado obtido discorda de COELHO (1991), que observou o aparecimento do micélio somente duas semanas após a inoculação e neste trabalho foi possível a observação de crescimento micelial já nas primeiras 24 horas, para o meio Sabourand e 18 horas para o meio Agar-malte.
Instituição de Fomento: FAPEAM
Palavras-chave: Basidiomycota, Sabourand, Agar-malte.