62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
VIVÊNCIAS DE ATIVIDADES EDUCATIVAS: AS CONTRIBUIÇÕES DO CURRÍCULO E DA DIDÁTICA PARA A ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO DOCENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE RIO TINTO
Anaelson Donizete de Morais 1
Carlos Alex Alves 1
Sheila Valéria Pereira da Silva 1
1. UFPB - CCAE
INTRODUÇÃO:
O presente projeto se constituiu em uma experiência concreta de vivência da prática docente, contribuindo com a formação inicial dos alunos dos cursos de pedagogia e matemática e a formação continuada dos professores em exercício da profissão.
METODOLOGIA:
A produção de conhecimentos se deu a partir da discussão teoria/prática entre escola/universidade/licenciandos e professores. Tal projeto teve a participação dos licenciandos no campo da organização do trabalho docente dos professores dos anos iniciais, com ênfase na contribuição dos campos da didática e do currículo com eixos estruturantes do fazer pedagógico nas unidades escolares, proporcionando subsídios para as atividades de mediação em sala de aula e a reflexão da pratica docente, esta compreendida como espaço de investigação e produção de conhecimento em educação.
RESULTADOS:
Tivemos resultados satisfatórios, como: A participação efetiva dos professores nas vivências, a partilha de saberes entre professores das escolas, os licenciandos e os professores da universidade, a troca de experiências, a organização/produção de outras vivências a partir dos estudos desenvolvidos e também a motivação dos professores das escolas em continuar a estudar.
CONCLUSÃO:
Partilha de saberes entre professores das escolas, os licenciandos e os professores da universidade, a troca de experiências e também motivação dos professores das escolas em continuar a estudar.
Palavras-chave: Currículo, Didática, Vivências Educativas.