62ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) |
VIVÊNCIAS DE ATIVIDADES EDUCATIVAS: AS CONTRIBUIÇÕES DO CURRÍCULO E DA DIDÁTICA PARA A ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO DOCENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE RIO TINTO |
Anaelson Donizete de Morais 1 Carlos Alex Alves 1 Sheila Valéria Pereira da Silva 1 |
1. UFPB - CCAE |
INTRODUÇÃO: |
O presente projeto se constituiu em uma experiência concreta de vivência da prática docente, contribuindo com a formação inicial dos alunos dos cursos de pedagogia e matemática e a formação continuada dos professores em exercício da profissão. |
METODOLOGIA: |
A produção de conhecimentos se deu a partir da discussão teoria/prática entre escola/universidade/licenciandos e professores. Tal projeto teve a participação dos licenciandos no campo da organização do trabalho docente dos professores dos anos iniciais, com ênfase na contribuição dos campos da didática e do currículo com eixos estruturantes do fazer pedagógico nas unidades escolares, proporcionando subsídios para as atividades de mediação em sala de aula e a reflexão da pratica docente, esta compreendida como espaço de investigação e produção de conhecimento em educação. |
RESULTADOS: |
Tivemos resultados satisfatórios, como: A participação efetiva dos professores nas vivências, a partilha de saberes entre professores das escolas, os licenciandos e os professores da universidade, a troca de experiências, a organização/produção de outras vivências a partir dos estudos desenvolvidos e também a motivação dos professores das escolas em continuar a estudar. |
CONCLUSÃO: |
Partilha de saberes entre professores das escolas, os licenciandos e os professores da universidade, a troca de experiências e também motivação dos professores das escolas em continuar a estudar. |
Palavras-chave: Currículo, Didática, Vivências Educativas. |