62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 3. Filosofia - 2. Filosofia
A NOÇÃO DE DIVINDADE NO CANDOMBLÉ
Rafael Alves Reis 1
1. Universidade de Brasília. /UnB
INTRODUÇÃO:
O candomblé possui uma forma distinta de entender e lidar com o sagrado, as discussões envolvendo este assunto ensejam a analise de um conjunto de obras que tratam tanto do conceito mais geral de sagrado no debate mais recente em filosofia da religião, quanto de obras que analisam de modo mais especifico o divino no Candomblé. No sentido de contribuir com novas reflexões acerca da noção de divindade no candomblé, este trabalho tem como objetivo apresentar o processo de constituição da identidade dos adeptos das religiões de matrizes africana, encontrando informações sobre as maneiras como os cultos se estruturam em função das suas noções de divindade e sacralidade, alem de apresentar elementos conceituais que permitam analise do campo da filosofia da Religião sobre o Candomblé.
METODOLOGIA:
Enquanto trabalho na área de filosofia da religião, o presente projeto tem um caráter eminentemente de análise teórico-conceitual. O filósofo acadêmico aborda os conceitos pressupostos num determinado discurso ou estado de coisas de modo a compreender possíveis ambigüidades, paradoxos e conseqüências problemáticas nas idéias envolvidas nesse tópico de estudo. O problema da definição do sagrado como experiência e de espaço sagrado são o foco da investigação critico - conceitual elaborado neste trabalho.
RESULTADOS:
Consegui analisar noções importantes acerca do Sagrado nas posturas clássicas em filosofia da religião, e compreender a constituição dos cultos aos ancestrais africanos no candomblé em sua dimensão histórica, a fim de entender a noção de sagrado na cosmovisão do candomblé e elaborar elementos conceituais que permitam analise desde o campo da filosofia da religião sobre o candomblé.
CONCLUSÃO:
O homem só repete os deuses porque participa do caráter deles, porque um pouco deles faz parte de sua essência. Os orixás existem fora do homem, constituindo o mundo divino, e ao mesmo tempo dentro dele, constituindo parte da sua estrutura íntima. Vemos então que a sua historia pessoal se introduz na metafísica religiosa que se torna sacralizada. Busquei resgatar nesse trajeto a importância da diversidade de dimensões existentes nos cultos religiosos do candomblé, sem perder de vista o sentido de divindade existente na religião, que compreende as diversas dimensões da vida que se entremeiam na presença divinizada (o sagrado). Procurei neste sentido aproximar a noção de sacralidade inserida nas posturas mais clássicas em filosofia da religião na noção de divindade do candomblé. Entendemos que ainda é difícil trabalhar com esta temática, uma vez que quase a totalidade da reflexão filosófica ocidental sobre a religião se centrou no cristianismo. É necessário arriscar a ruptura para se viver num continuum em busca daquilo de que mais profundamente desejamos em nossas almas, o contato com o sagrado. Assim este trabalho buscou contextualizar uma visão ampla e específica para realçar o fato de que parte e todo se relacionam dentro de uma unidade, onde a parte está inserida sempre num todo inefável.
Instituição de Fomento: CNPQ
Palavras-chave: Candomblé, Sagrado, Filosofia.