62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
NANOPARTÍCULAS DE TEOS ASSOCIADO AO CORANTE VERMELHO NEUTRO
Caio William Batista dos Santos 1
Ana Camila Carvalho de Freitas Martins 1
Luis Alexandre Muehlmann 2
Ricardo Bentes de Azevedo 2
Claure Nain Lunardi 1
1. Faculdade de Ceilândia, (FCE)-UnB
2. Instituto de Biologia (IB)-UnB
INTRODUÇÃO:

O corante vermelho neutro (NR) cuja estrutura é baseada em uma fenazina, tem sido utilizado como um indicador ácido-base devido apresentar mudança de cor pH-dependente. A natureza relativamente não tóxico da NR o torna útil como corante celular, sendo também utilizado como indicador intracelular de pH. A propriedade básica do NR permite seu uso como sonda específica para lisossoma. A coloração característica e sua fluorescência muda com o pH do meio, assim a forma protonada (NRH+) e a forma neutral (NR).O NR sofre fotólise (UV e Vis) formando o vermelho neutro radicalar (NR). Este NR pode reagir com biomoléculas como melanina e outras atuando como fotossensibilizador.Deste modo o uso de nanopartículas de silício (TEOS) podem ser utilizadas como sistemas de liberação de drogas como o NR.Dentre os métodos de obtenção de nanopartículas de sílica, destaca-se o método Stöber, por gerar nanopartículas esféricas e monodispersas. Este método consiste na reação, catalisada por amônia, de tetraetilortosilicato (TEOS) com água em álcool de baixo peso molecular. Os ajustes nas concentrações dos reagentes, especialmente na proporção água/álcool permitem a obtenção de partículas de diversos tamanhos na escala nanométrica e micrométrica. Neste trabalho apresentamos a associação de nanopartículas de TEOS com o corante vermelho neutro e suas características espectroscópicas e morfológicas.

METODOLOGIA:
 O corante vermelho neutro foi purificado por cromatografia em camada delgada. Medidas espectrofotométricas utilizando espectrofotômetro UV-vis mostraram o perfil característico deste corante em meio aquoso pH 7,4 e em meio orgânico metanólico. Medidas de fluorescência no estado fundamental foram realizadas excitando a amostra em 450nm. Diferentes preparações variando a concentração de TEOS na produção da nanopartícula foram realizadas e acompanhado a % de incorporação do corante na nanopartícula. A análise morfológica das nanopartículas produzidas foram realizadas em um microscópio eletrônico de transmissão (MET).
RESULTADOS:

A purificação em cromatografia de camada delgada mostrou a separação das impurezas do corante. Após a separação, o corante foi analisado espectroscópicamente. O NR foi incorporado a nanopartículas de TEOS em variadas concentrações: (a)0,2mL;(b) 0,4mL;(c) 0,75mL e (d)1,0 mL). A % de incorporação do corante foi calculada para cada preparação, sendo encontrados os seguintes valores: (a) 61%, (b) 54%, (c) 49%, (d) 42%. Após obtenção da melhor formulação, determinou-se a morfologia das nanopartículas de TEOS-NR. As partículas possuem forma esférica com tamanho médio de 100±20nm.

CONCLUSÃO:

O preparo e caracterização espectroscópica e morfológica de nanopartículas de TEOS associado ao corante vermelho neutro foi realizado com sucesso, e seu uso tem grande potencial em nanotecnologia de sistemas de liberação de drogas.

Instituição de Fomento: CNPq, DPP-UnB, DEG-UnB
Palavras-chave: vermelho neutro, nanopartículas, TEOS.