62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
Concentrações de proteínas solúveis totais e tempo médio  em sementes de Vigna unguiculata (L.) Walp. cv pitiuba sob estresse salino
Jaomara Nascimento da Silva 1
Nazila Nayara Silva de Oliveira 1
Jackeline Araújo Mota 1
Bruna de Oliveira Soares 1
Allan Klynger da Silva Lobato 1
Cândido Ferreira de Oliveira Neto 1
1. Universidade Federal Rural da Amazônia- UFRA
INTRODUÇÃO:

O impacto da salinidade do solo sobre a produtividade agrícola é um problema, sobretudo em regiões áridas e semi-áridas, que dependem da irrigação para um suprimento adequado de água para as culturas. Além disso, a salinidade afeta as sementes pela redução da taxa de absorção de água. A germinação pode ser simplificada em processos iniciais como: embebição da semente e ativação do metabolismo, seguido do rompimento do tegumento, da emissão da radícula e do crescimento da plântula. A fase inicial é principalmente uma função da absorção de água, enquanto a segunda é dependente da mobilização de reservas da semente. A salinidade influencia a resposta germinativa da semente. O excesso de sais solúveis provoca uma redução do potencial hídrico do solo, induzindo menor capacidade de absorção de água pelas sementes. Esta redução do potencial hídrico e os efeitos tóxicos dos sais interferem inicialmente no processo de absorção de água pelas sementes, influindo na germinação. O alto teor de sais no solo, especialmente de cloreto de sódio (NaCl), pode inibir a germinação em razão do efeito osmótico.  Este trabalho teve com objetivo analisar o efeito do estresse salino sobre o tempo médio de germinação e o teor de proteínas solúveis totais em sementes de Vigna unguiculata (L.) Walp. cv pitiuba.

 

METODOLOGIA:

As sementes de Vigna unguiculata (L.) Walp. cv pitiuba foram obtidas na Embrapa Meio-Norte, safra 2007. O experimento foi realizado no Laboratório de Fisiologia Vegetal da Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém-Pa. O delineamento estatístico foi inteiramente casualizado, formado por três tratamentos (0, 75 e 150 mM NaCl), 6 repetições contendo 100 sementes cada, para obter-se o tempo médio de germinação ao 3º, 5º e 7º dia. As sementes ficaram em gerbox, forrados com papel germitest estéril umedecidos com as soluções salinas e água (controle) até alcançar 2.5 vezes o seu peso.  Os gerbox fechados e com as sementes ficaram em câmara de germinação a 25 ºC e no escuro. No 7º dia da implantação do experimento, coletou-se 20 sementes de cada gerbox dos tratamentos para determinar o teor de proteínas solúveis. As sementes germinadas ficaram em estufa a 65ºC por 72 horas. Na extração de proteínas solúveis totais usou-se 100 mg de pó na presença de 5 mL de tampão Tris-HCl a 25mM/pH 7.6, sendo agitado por 2 horas a 25ºC. As amostras foram centrifugadas a 2000 rpm por 10 min para a coleta dos sobrenadantes. Fez-se a quantificação das proteínas em espectrofotômetro a 595 nm. Submeteram-se os dados a análise de variância e as médias comparadas pelo teste de tukey a 5% de significância.

RESULTADOS:

O tempo médio de germinação sofreu alterações significativas, de acordo com a ANOVA, no qual sob as sementes submetidas ao estresse salino de 0, 75 e 150 mM NaCl tiveram os tempos médios de germinação de 3.96, 4.11 e 4.17 dias, respectivamente . O tempo médio sofreu influência da redução do potencial hídrico promovido pelas concentrações crescentes da solução salina. Dessa forma o estresse salino simulado neste experimento comprova a maximização do tempo necessário para a germinação de sementes de Vigna unguiculata.

Os níveis de proteínas solúveis totais presentes nas sementes sofreram influência da concentração de sal no substrato, no qual foram observados nos tratamentos com 0, 75 e 150 NaCl, os valores de proteínas solúveis totais de 14.6, 17.6 e 20.0 mg. g-1 DM, respectivamente. A redução nos níveis de proteínas solúveis totais observado no controle (0 NaCl), em relação ao tratamento sob estresse severo (150 Mm NaCl) demonstra que sob condições normais de germinação há uma queda neste parâmetro, além desta espécie ser uma leguminosa com semente rica em proteínas, necessita utilizar a via da degradação de proteínas para formar enzimas, aminoácidos e ácidos nucléicos durante o processo germinativo.

 

CONCLUSÃO:

Potenciais hídricos baixos (75 e 150 mM NaCl) aumentam o tempo médio de germinação de sementes de  Vigna  unguiculata.

O teor de proteínas solúveis totais foi maior no tratamento controle (0 mM de NaCl).

 

Instituição de Fomento: Universidade Federal Rural da Amazônia
Palavras-chave: Proteínas totais solúveis, Tempo médio de germinação, NaCl.