62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
AS LUTAS (TAEKWONDO): O LADO OBSCURO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE GUANAMBI - BA.
Julio Verne de Santana 1
Claudio Bispo de Almeida 2
1. Universidade do Estado da Bahia - UNEB / Departamento de Educação
2. Prof. Esp./Orientador - Depto. de Educação - UNEB
INTRODUÇÃO:

O Taekwondo, etimologicamente "caminho dos pés e das mãos", é uma arte marcial milenar originada na Coréia, e praticada, hoje, em todo o mundo, tendo chegado ao Brasil na década de 70.  A relação do Taekwondo com a Educação deu-se desde os primórdios, quando militares coreanos utilizavam-no como instrumento de aprendizagem associado a diversas áreas e, posteriormente, passou a ser ministrado em universidades estrangeiras. No Brasil, essa arte marcial pode ser incluída como um dos conteúdos da disciplina de Educação Física, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, sendo contemplado como lutas, dessa forma, o presente estudo tem como objetivo investigar a ausência das lutas (Taekwondo) como conteúdo das aulas de Educação Física escolar. Este estudo representa uma importante valorização do professor de Educação Física, uma vez que, por meio dele, passa a enriquecer suas aulas oportunizando aos alunos uma visão mais ampla e contextualizada sobre as lutas.

METODOLOGIA:
O presente estudo caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa e descritiva com análise de conteúdos, utilizando o método da história oral. Os sujeitos da pesquisa foram professores de Educação Física da rede pública estadual de ensino, os quais foram entrevistados. Para tanto, foi utilizado como instrumento da pesquisa um roteiro de entrevista semiestruturada com auxílio de um gravador. No momento das entrevistas, foi solicitada a permissão para gravar as respostas e, dessa maneira, realizou-se a coleta de dados para que pudessem ser utilizados conforme o termo de consentimento livre e esclarecido assinado previamente.
RESULTADOS:
Em relação à disciplina ou componente curricular que abordasse o tema Lutas, percebe-se que os entrevistados que tiveram contanto com a Capoeira têm condições suficientes de discutir, relatar e avaliar de forma coesa e crítica a vivência que tiveram na graduação. Nota-se que eles têm dificuldade de discutir sobre as Lutas no contexto mais amplo. Mas os mesmos reconhecem as próprias limitações e valorizam esta área do conhecimento. Os professores entrevistados já vivenciaram em algum momento as lutas, porém não são especialistas nesta área do conhecimento. Como contribuições das artes marciais, enquanto conteúdo das aulas de Educação Física, elas tendem a contribuir e a valorizar os aspectos cognitivos, aspectos afetivos e os aspectos motores. Os entrevistados não ministram as Lutas em suas aulas por alegarem que lhe faltam conhecimento e instrumentalização. E isso tem contribuído de forma negativa para o desenvolvimento das Lutas no ambiente escolar e a falta da vivência pelos alunos faz com que eles deixem de vivenciar e conhecer essa manifestação cultural para o seu entendimento e desenvolvimento. Todos os entrevistados consideram as lutas como um conteúdo adequado às aulas de educação física, todos atentam para uma formação integral do ser humano.
CONCLUSÃO:
Num primeiro momento, as Lutas estão sendo negligenciadas pelos professores, que alegam não terem conhecimento e serem incapazes de ministrar esse conteúdo em suas aulas pela falta da vivência e metodologia do ensino das Artes Marciais em sua formação acadêmica. O presente estudo abre uma discussão e reflexão sobre a inclusão das Lutas (Artes Marciais) no currículo dos cursos de Educação Física, bem como, conteúdo programático e carga horária, na qual, seja o mínimo necessário para formação docente que irá atuar em várias áreas e, principalmente, no ambiente escolar de forma contextualizada e fundamentada. Este tema é muito polêmico, rico e deve ser explorado pela Universidade, pois são muitos mil anos de história, cultura e filosofia de cada arte marcial, a qual, retrata a história de um povo, muitas vezes, reprimido e que através das lutas, no entanto, conseguiram mudar o rumo e a história de uma nação.
Instituição de Fomento: Universidade do Estado da Bahia - UNEB
Palavras-chave: Lutas (orientais), Educação Física Escolar, Professores Licenciados em Educação Física.