62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
O FAZER GEOGRAFIA: DO ABSTATO AO CONCRETO, A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA APOIO AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.
Marcelo Henrique de Melo Brandão 1
Graziele Ferreira de Almeida 1
Francisco Tales da Silva 1
Márcio José de Lima Pereira 1
Denilson Duarte Barbosa 1
1. Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Formação de Professores
INTRODUÇÃO:
O processo de ensino-aprendizagem requer a utilização de diversas estratégias de ensino para que ocorra a compreensão das temáticas abordadas em sala de aula. A construção do material didático serve de auxiliar no processo educacional, onde através deste material o conteúdo pode ser desenvolvido e aprofundado junto ao educando. Especificamente na área da Geografia, esta disciplina tem como sua característica básica a simples informação, classificada como disciplina mnemônica. Esta atitude de relegar ao segundo plano a Geografia é extremamente paradoxal, pois é esta disciplina que nos fornece as informações que nos permite compreender a nossa interação com o mundo em que vivemos. O objetivo do trabalho é a produção de material didático para o ensino de Geografia. Este material é produzido e utilizado na área onde ocorre os piores índices de aproveitamento escolar, é justamente nas escolas sem recursos (as escolas das zonas rurais) que é apresentado os kits didáticos que sirvam de apoio ao ensino de Geografia, desta forma a Geografia pode ser apresentada em sala de aula de forma lúdica, transformando o ensino tradicional, enfadonho, em algo mais dinâmico e interessante, onde seja possível construir os conceitos através de um trabalho orientado.
METODOLOGIA:
Os kits produzidos podem provocar uma revolução no ensino da Geografia, pois através destes será possível tornar a aula tradicional (expositiva) em uma aula participativa e inclusiva. Na execução deste trabalho, observa-se fundamentalmente, a necessidade de produzir materiais didáticos que possam transformar a metodologia tradicional das aulas de Geografia, produzindo recursos de baixo custo que possam tornar palpáveis os conteúdos aparentemente abstratos, para isso utilizam-se a Laborterapia e a Ludoterapia, de forma que através do trabalho docente bem direcionado, seja possível compreender o conteúdo ministrado de uma forma prazerosa, com um maior aproveitamento do educando. Para a execução deste projeto será preciso executar as seguintes ações coordenadas: a) levantamento dos conteúdos ministrados nos programas oficiais de ensino de Geografia na Paraíba; b) seleção dos conteúdos que podem ser ministrados de forma lúdica; c) produção de material didático relativo à temática; d) teste de uso dos materiais didáticos no grupo de trabalho; e) apresentação do material produzido nas escolas de ensino fundamental (nesta apresentação serão priorizadas as escolas das 9ª e 10ª regionais de ensino da Paraíba, dando preferência às escolas da zona rural).
RESULTADOS:
Na execução do trabalho a equipe, através da metodologia aplicada identificou e produziu kits didáticos referentes aos seguintes temas geográficos: 1- quebra cabeças do Brasil, (para espacialização das localizações e inserção do aluno no espaço geográfico); 2- sobreposição de temas (reduzindo o trabalho das regiões do Brasil para temas específicos); 3- camadas da atmosfera (construindo a atmosfera terrestre, identificando e caracterizando as camadas); 4- correntes de convecção (demonstrando o movimento convectivo); 5- o ciclo hidrológico (descrevendo as etapas do ciclo e as influências antrópicas); 6- maquetes em gesso (relevo e suas especificidades); 7- elaboração de roteiros de trabalhos de campo (apoio ao professor); 8- painel fotográfico (temas e produção de textos geográficos); 9- o globo terrestre (alfabetização cartográfica); 10- as estações do ano (solstícios e equinócios); 11- Camadas da terra (formação e caracterização das camadas); 12- móbile do sistema solar (conceitos astronômicos). Com estes kits produzidos as aulas de Geografia tornam-se mais atraentes e o conteúdo mais fácil de ser aprendido.
CONCLUSÃO:
Com a elaboração e aplicação do material produzido, nas escolas públicas da 9a e 10a regiões de ensino do Estado da Paraíba, percebe-se que o alunado tem demonstrado grande aceitabilidade durante a demonstração dos kits pedagógicos, onde através deles as aulas tornam-se mais participativas e a compreensão do conteúdo, aparentemente abstrato, torna-se mais compreensível. O uso de material de baixo custo para a produção destes kits torna-o acessível para os alunos de baixa renda. O objetivo mais ambicioso do trabalho é produzir os kits e juntamente com o material explicativo distribuir na rede pública de ensino, socializando o conhecimento e tornando o ensino de Geografia mais interessante.
Instituição de Fomento: UFCG-Prolicen 2010
Palavras-chave: Material didático, Ensino-aprendizagem, Metodologia de ensino.