62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
ESTUDO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO EXTRATO ETANÓLICO DE Scoparia dulcis L.
Tatiane Bezerra de Oliveira 1
Sandrine Maria de Arruda Lima 1
Jaciana dos Santos Aguiar 1
Katariny Calheiros de Castro 1
Teresinha Gonçalves da Silva 2
Kêsia Xisto Fonseca Ribeiro 3
1. Depto. de Antibióticos, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
2. Profa. Dra. - Depto. de Antibióticos - UFPE
3. Profa. Orientadora - Depto. de Antibióticos - UFPE
INTRODUÇÃO:
A utilização dos produtos naturais aumentou muito no mundo nas últimas décadas, isso porque, vem ganhando grande credibilidade em decorrência das importantes pesquisas farmacêuticas. A Scoparia dulcis pertence à família Scrophulariaceae e é conhecida no Brasil como vassourinha, vassourinha-de-botão e tapixaba. É uma planta originária da América Tropical e cresce como erva daninha, porém de maneira esparsa, em vários países tropicais, inclusive no Brasil e países vizinhos. É usada na medicina popular no tratamento de doenças do trato respiratório, trato gastrintestinal, para distúrbios hepáticos e como anti-inflamatório. O objetivo deste estudo foi determinar a atividade antimicrobiana do extrato etanólico de S. dulcis.
METODOLOGIA:
Produziu-se o extrato etanólico a partir das folhas, por maceração em repouso à exaustão. A atividade antimicrobiana foi verificada in vitro, pelo método de difusão em disco de papel. O extrato foi testado frente a Staphylococcus aureus, Micrococcus luteus, Bacillus subtilis, Pseudomonas aeruginosa, Mycobacterium smegmatis, Enterococcus faecalis, Escherichia coli, Serratia marcescens e Candida albicans, Após a colocação dos discos, as placas foram incubadas durante 24 h e 48 h à temperatura de 30 ºC e 37 ºC. O teste foi realizado em duplicata e os diâmetros dos halos foram expressos pela média ± desvio padrão dos resultados obtidos nas duas repetições. Halos iguais e superiores a 12 mm foram considerados significativos de atividade antibiótica. Os antibióticos kanamicina e cetoconazol foram utilizados no testes como padrões, nas concentrações de 30 µg/disco e 300 µg/disco, respectivamente. A concentração mínima inibitória (CMI), que apresenta 50% de inibição do microrganismo, e a concentração mínima bactericida (CMB), 100% de inibição do microrganismo, foi determinada para os extratos que exibiram melhores atividades antibióticas, pelo método de diluições seriada em meio sólido.
RESULTADOS:
O extrato de S. dulcis apresentou atividade antimicrobiana frente aos seguintes microorganismos: S. aureus, com halo 8,5mm ± 2,1 para um halo de 28mm da kanamicina; M. luteus, com halo de 11,5mm ± 0,7 para halo de 34mm da Kanamicina; P. aeruginosa e E. coli com halo de 11,0mm ± 1,4 para halo de 20mm e 13mm da Kanamicina, respectivamente; M. smegmatis, com halo 13,0mm ± 2,8 para halo de 40mm da Kanamicina. A CMI mostrou-se com um valor igual a 250 μg/mL e CMB com 2000mg/mL para M. smegmatis.
CONCLUSÃO:
Os resultados obtidos mostraram uma atividade antimicrobiana promissora, surgindo possibilidades para prosseguirmos com testes de avaliação mais específicos, direcionando os estudos para avaliação biomonitorada de frações e/ou produtos isolados.
Instituição de Fomento: CNPq-PIBIC-UFPE
Palavras-chave: Planta medicinal, Scoparia dulcis, Atividade antimicrobiana.