62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REPRESENTAÇÃO ECOLÓGICA INFANTIL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE COXIM-MS
Cintia da Silva Correa 1
Francisco Carlos Espíndola González 1
1. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS/ UCX
INTRODUÇÃO:
O presente estudo elenca as ações desenvolvidas no Projeto de Extensão na Escola Estadual Pedro Mendes Fontoura com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, período Matutino nas aulas de Artes. Tendo por objetivo estimular e analisar sob a Teoria de Vygotsky a sócio-histórica quanto à percepção ecológica dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Pedro Mendes Fontoura. Os dados alçados quanto às problemáticas causadas pelos resíduos sólidos ao Meio Ambiente, foram conceituados sob a Teoria da Representação Social. O presente Projeto de Extensão em aulas temáticas se deu com educando de faixa etária de 10 anos em um período total de 16 h/a, sendo que, 20 h/a se deram em planejamento junto à professora regente. Essa incorporação do Meio Ambiente com os conceitos da Educação Ambiental no ambiente escolar possibilitou um leque maior de conhecimento aos educando, promovendo atitudes de sujeito ecológico. Na consolidação desses elementos, a promoção da Educação Ambiental de maneira interdisciplinar, efetivada pelo educador, favorece maior entendimento e compreensão das questões presentes no meio urbano. Proporcionando assim, condições para a reflexão crítica de cada citadino sobre a organização social e a valoração fundamental dos recursos naturais não renováveis.
METODOLOGIA:
Para a efetivação do Projeto Extensão na Escola Estadual Pedro Mendes Fontoura. Durante aulas temáticas, foram utilizados instrumentos pedagógicos, com a finalidade de promover o despertar de sensibilização para uma conscientização ecológica dos alunos e, obtenção das concepções que, se deram da seguinte forma: Uso de questionários se propondo a conhecer e avaliar as representações dos modelos conceptuais no grupo de educando, quanto aos resíduos sólidos e, apresentar soluções ecológicas para a problemática. O uso de Gibi, poesia, filme e desenhos, como forma de promover debates em grupo para uma construção de conhecimento coletivo quanto aos recursos naturais e seus transtornos ambientais. Além da promoção de Oficina, com intuito de representar a reutilização dos materiais, embalagens de PET (Politereftalato de etileno).
RESULTADOS:
Nas análises das concepções categorizadas advindas de questionários, palestras e discussões em sala de aula, os educando conceituam resíduos sólidos como resíduos orgânicos e inorgânicos, além de elencarem como sendo materiais de reciclagem. Dentre as análises das concepções categorizadas em relação ao questionário aplicado sobre proposição de soluções ecológicas, os educando afirma que os resíduos sólidos devem ser dispostos de maneira correta onde não cause transtornos ao Meio Ambiente nem ao homem. A oficina com materiais recicláveis, especificamente a garrafa PET (Politereftalato de etileno), resultou em concepções onde os educando enfatizaram a reutilização de materiais como papel importante na diminuição de resíduos sólidos lançados no Meio Ambiente. Ainda em análise as concepções dos educando, há ressalvas quanto aos impactos ambientais que a garrafa pet traria para o Meio Ambiente, se caso não fosse reciclada. A participação da sociedade em movimentos ecológicos é fundamental para a efetivação de mudanças. Nesse sentido as análises sobre essas questões se fazem relevante visto que, refletem a crise sócio-ambiental contemporânea. Trata-se da busca de compreensão e sensibilização dos indivíduos na tomada de soluções e mudança de comportamentos individuais para o coletivo.
CONCLUSÃO:
Na realização das atividades no Projeto de Extensão a metodologia da Pesquisa-ação possibilitou maior embasamento teórico e didático para promover ações interventivas quanto à mudança de comportamento dos alunos. E, as concepções advindas do imaginário dos educando promoveu uma análise em Representação Social urbana dos Resíduos Sólidos em conceitos. Observou-se no início do Projeto de Extensão que, os educando demonstravam comportamentos pouco ecológicos. Não apresentavam respeito e colaboração para com os funcionários da limpeza, pois, não mantiam a sala de aula e nem o pátio da escola limpos, as atividades desenvolvidas fora da sala de aula causavam transtornos e atrapalhavam outras turmas. Os resultados apresentados, em relação aos conceitos dos educando, reforçaram positivamente os objetivos específicos propostos inicialmente no Projeto de Extensão e, demonstraram concepções de sujeito ecológico na promoção de soluções ecológicas e comportamento de ecocidadão. Dessa maneira o Projeto de Extensão gera maior qualidade de ensino e transformação no ambiente escolar, promovendo maior consciência ecológica dos educando. Além disso, o Projeto possibilita, não apenas um programa de Educação Ambiental, mas um programa sócio-cultural em que as crianças interagem com o meio onde vivem.
Palavras-chave: Meio Ambiente, Sujeito Ecológico, Interdisciplinaridade.