62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
EVASÕES: QUAIS OS MOTIVOS?
Adriana Valéria Alves de Lucena 1
Danielle de Souza Rocha Barcellos 1
Izabel Cristina Ferreira da Silva Santos 1
José Nilton de Sousa 1
Kelly Valéria Rodrigues 1
Rodrigo Paiva dos Santos 1
1. Universidade Federal Fluminense / UFF
INTRODUÇÃO:

A proposta tem como principal objetivo esclarecer e debater os principais motivos pelos quais os candidatos a uma vaga nas universidades públicas evadiram do curso Pré-Universitário Oficina do Saber, da Universidade Federal Fluminense (UFF), durante o ano de 2009 identificando não só as dificuldades dos alunos, como também as carências das instituições públicas de ensino.

METODOLOGIA:

Para a realização de tal proposta elaboramos um banco de dados no programa SPSS utilizando o livro de cadastro e as fichas de inscrição dos alunos, contendo: bairro, idade, motivo da evasão, estado civil, raça, etnia, sexo, local de moradia, tipo de ensino, escolaridade familiar e ano de conclusão do ensino médio. Foram definidas as seguintes categorias para os motivos de evasão: disponibilidade de horário (dificuldades em conciliar outras atividades com o pré-universitário); financeiro (não ter como custear transporte e alimentação); profissional (não conseguir harmonizar trabalho e estudo); e comportamental (comportamento inadequado durante o curso). Para reforçar os motivos das desistências, completamos com o grau de instrução dos familiares e a ocupação do pai e da mãe.

RESULTADOS:

O estudo demonstrou que, em 2009, o maior motivo das evasões, 34,4% ocorreu pela falta de disponibilidade de horário, distinguindo-se dos anos anteriores quando a questão financeira ligado ao transporte e alimentação foi a causa mais evidente. A evasão foi mais incisiva entre as jovens, solteiras, sendo 70% negras, dessas, 4,5% na faixa de dezoito anos de idade que advém de famílias com baixa escolaridade. Entre os alunos que concluíam o ensino médio e os que estavam trabalhando, a taxa de desistência 31,8% foi equivalente, o que aponta para necessidade de maiores observações em estudos futuros.  A relação entre evasão e período do ano, indicando o mês de julho como o de maior evasão, sinaliza para o possível efeito desmotivador do impacto produzido pela organização da primeira qualificação do vestibular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

CONCLUSÃO:

Constatamos que os jovens não desistiram por falta de interesse, mas sim pelas dificuldades de se adaptarem às exigências de uma educação à qual não tiveram acesso. Ademais, o pouco número de vagas aliado à enorme demanda de candidatos afunila ainda mais o ingresso à faculdade tornando-se para alguns uma barreira intransponível. Esses fatores constituem a centralidade do problema. Demonstrar a esses alunos que o acesso ao ensino superior também constitui um direito, torna-se um desafio para ações educativas como o pré-universitário. Cabe saber até que ponto esses dados influencia nos sonhos desses alunos e quais seriam os melhores métodos a serem adotados em casos como esses. Discussões como essas devem ser salientadas constantemente, pois ameniza impasses como flexibilidade de horários, questões financeiras e frustrações causadas pelo "efeito UERJ" e auxiliam na construção de um ensino de qualidade comprometido no combate a desigualdade social.

Instituição de Fomento: Programa Oficina do Saber e Conexões de Saberes / UFF
Palavras-chave: Alunos, Evasões, Pré-Universitário.