62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
EFEITOS DA VINHAÇA NAS CARACTERISTICAS FÍSICAS DO SOLO CULTIVADO COM CANA - DE - AÇÚCAR NO ESTADO DE ALAGOAS.
Ronaldo Bernardino dos Santos Júnior 1
José Pedro da Silva 1
Paulo Ricardo dos Santos 1
Carlos Jorge da Silva 1
Jorge Luiz Xavier Lins Cunha 1
Cícero Alexandre Silva 2
1. Setor de Melhoramento Genético de Plantas/CECA/UFAL
2. Setor de Ciências do Solo/CECA/UFAL
INTRODUÇÃO:

A vinhaça recebe várias denominações (calda de destilação, tiborna, garapão, restilo, vinhoto, etc.), de acordo com a região de produção. É um subproduto que tem sido muito propalado como fertilizante, e ainda, caracterizou-se, como um material que continha mais de 93% de água. A adição da vinhaça ao solo, além do pH, eleva também a soma de bases trocáveis, causadas, principalmente, pelo aumento do teor de Ca++, Mg++ e K+ trocáveis, enquanto que, o teor de Na+ trocável permaneceu praticamente constante.

METODOLOGIA:

Com o objetivo de estudar os efeitos proporcionados pela aplicação de vinhaça nas propriedades físicas e químicas do solo, cultivados com cana-de-açúcar (Sacharum spp). Variedade RB 70194 instalou-se um experimento em um solo Podzólico Amarelo, na usina sumaúma no município de Marechal Deodoro no estado de Alagoas. O delineamento estatístico adotado foi o de blocos ao acaso com oito tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos consistiram em duas diferentes épocas de aplicação de vinhaça (pré e pós-plantio) em doses equivalentes a 300, 600 e 900 m3.ha-1, com duas testemunhas. Nos tratamentos com vinhaça fez-se uma adubação mineral idêntica ao da primeira testemunha (80 kg de N, 70 kg P2O5, 20 kg de CuSO4 e 15 kg de ZnSO4/ha) ao passo que na segunda testemunha se adicionou 140 Kg de K2O / ha.

RESULTADOS:

Observou-se uma diminuição apreciável na densidade aparente, em média de 10% em relação ao solo original, devida à aplicação em pré-plantio, entretanto as diferentes dosagens não mostraram mudanças marcantes entre si. Por outro lado, para a os tratamentos em pós-plantio a diminuição foi de apenas 3,45%. A densidade real do solo não apresentou modificação com a aplicação de vinhaça. Quanto a capacidade troca de cátions se verificou um ligeiro aumento nos tratamentos de pós-plantio, talvez se possa atribuir essa variação à elevação do teor de matéria no solo. Quanto a percentagem de saturação do solo houve um acréscimo, não se verificou influências marcantes provenientes das dosagens de vinhaça aplicada.  Os valores de pH não apresentaram variações marcantes com a aplicação de vinhaça nos sulcos com adubação mineral.

CONCLUSÃO:

As análises do solo (20 cm de profundidade), coletadas três meses após as a aplicação da vinhaça, em geral apresentaram efeitos benéficos nas propriedades físicas do solo, medidas pela densidade aparente, percentagem de saturação e nas propriedades químicas apresentaram pequenos acréscimos na matéria orgânica, condutividade elétrica do extrato de saturação e pH, para a aplicação de vinhaça aos três meses após o plantio.

Palavras-chave: pH, pré-plantio, pós-plantio.