62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 2. Medicina - 8. Medicina
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A MILTEFOSINE, N-METIL GLUCAMINA E A ASSOCIAÇÃO DA MILTEFOSINE COM N-METIL GLUCAMINA NO TRATAMENTO DE LEISHMANIOSE CUTÂNEA EXPERIMENTAL EM CAMUNDONGOS
Fabiana dos Santos Damasco 1
Jacksandra Campos 2
Ada Amália Ayala Urdapilleta 2
Raimunda Nonata Ribeiro Sampaio 3
1. Aluna de graduação do curso de Medicina da Universidade de Brasília-UnB
2. Pós-graduação de Ciências Médicas-Faculdade de Ciências da Saúde-UnB
3. Profa. Dra./Orientadora - Depto. Clínica Médica Faculdade de Medicina - UnB
INTRODUÇÃO:
No Brasil, a leishmaniose tegumentar americana tem como tratamento de primeira escolha o antimoniato de N-metil-glucamina que tem administração parenteral, pode apresentar elevada toxicidade e é ineficaz em muitos casos. A miltefosine trata-se do primeiro medicamento oral reconhecido para o tratamento da leishmaniose. Este medicamento foi originalmente usado como antineoplásico e apresenta ação leishmanicida comprovada por muitos estudos sendo hoje usado na Índia no tratamento da leishmaniose visceral. O presente estudo tem como objetivo avaliar a ação in vivo da miltefosine no tratamento da leishmaniose cutânea experimental.
METODOLOGIA:
80 camundongos fêmeas, adultos, cepa C57BL/6 foram infectados no coxim plantar direito com 4,5x107 promastigotas de Leishmania (L.) amazonensis em fase metacíclica e divididos aleatoriamente em 4 grupos, tratados por 10 dias. Os grupos formados cada um com 20 animais foram tratados com miltefosine 20µg/kg/dia via oral; N-metil-glucamina 400mgSbV/kg/dia via intramuscular; e a associação miltefosine e N-metil-glucamina nas mesmas dosagens e vias de administrações anteriores e grupo controle, sem tratamento. Para a avaliação da eficácia dos tratamentos foi feita a medição da lesão cutânea medindo-se o diâmetro da pata inoculada através de um paquímetro e exames parasitológicos, por meio de culturas tradicionais, esfregaços e diluição limitante. O software ELIDA fez o cálculo estatístico dos resultados da diluição limitante. Os resultados das lâminas e culturas foram comparados entre si pelo teste χ2 e as análises foram efetuadas no programa SPSS versão13.0.
RESULTADOS:
No grupo miltefosine as médias de diâmetros das patas caíram de 2,3 para 1,9 (p:0,004), no grupo controle as médias cresceram de 1,8 para 2,4 (p:0,001), nos grupos N-metil-glucamina e miltefosine+N-metil-glucamina não houve diferença estatística (p:0,407 e p:0,923, respectivamente). Nas culturas tradicionais e nos esfregaços para pesquisa de amastigotas os grupos miltefosine e miltefosine+N-metil-glucamina obtiveram as maiores porcentagens de exames negativos no pós-tratamento (p:0,017 e p:0,000, respectivamente). Nas culturas em diluição limitante não houve crescimento significativo de formas promastigotas nos grupos miltefosine e miltefosine+N-metil-glucamina, enquanto no grupo controle houve crescimento de 6,9x105 parasitos/mL e no grupo N-metil-glucamina de 1,8x105 parasitos/mL. Os dados apresentados demonstraram maior eficácia da miltefosine e da associação das duas drogas em comparação com a N-metil glucamina, sendo que o uso isolado da miltefosine apresentou resultados mais satisfatórios em relação aos demais tratamentos utilizados.
CONCLUSÃO:
Os resultados obtidos demonstraram maior eficácia do uso da miltefosine em comparação com a droga de primeira escolha atualmente mais utilizada, N-metil-glucamina, em camundongos infectados com Leishmania (L.) amazonensis. Entretanto a associação da miltefosine com o N-metil-glucamina não demonstrou eficácia superior ao uso da substância isolada. A menor toxicidade e maior facilidade de administração certamente aumentarão a adesão ao tratamento da leishmaniose. Estes resultados abrem a possibilidade da experimentação da miltefosine em ensaios clínicos no Brasil.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Miltefosine, Leishmaniose cutânea, Tratamento.