62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
DIABÉTICOS E HIPERTENSOS: PERCEPÇÃO DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS A CERCA DE SUA CONDIÇÃO
Fabíola de Araújo Leite Medeiros 1
Rafaella Queiroga Souto 1
Patrícia Leite de Oliveira Belém 1
Carla Carolina da Silva Leite 1
1. Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
INTRODUÇÃO:

As doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes e hipertensão arterial necessitam de atenção e controle por parte de seus portadores, para que alcancem uma melhor qualidade de vida. É indispensável ao portador conhecer sua patologia, seus fatores de risco e formas de tratamento, fundamentos necessários para uma prática de autocuidado mais consciente e eficaz. As instituições asilares recebem idosos de idades, condições sociais e físicas diferentes e são responsáveis pela manutenção da saúde, controle de uma dieta balanceada, tratamento das doenças e cuidados gerais e específicos. O idoso, em alguns casos, não recebe as informações necessárias a cerca de sua condição de saúde, ficando alheio e recebendo os cuidados, os medicamentos e a alimentação passivamente. Diante do exposto, o presente trabalho tem como principal objetivo identificar a percepção de um grupo de idosos institucionalizados a cerca de sua condição como portadores de Diabetes Mellitos - DM e Hipertensão arterial Sistêmica - HAS. Como objetivo específico, objetivou-se identificar se o participante possuía conhecimento a cerca dos fatores de risco para HAS e DM, como: antecedentes familiares, hábitos tabagistas, prática constante de atividades físicas e controle da dieta.

METODOLOGIA:

Tratou-se de um estudo transversal exploratório e descritivo com método de análise de dados quantitativo, realizado numa instituição asilar localizada no município de Campina Grande - PB. O período de realização da pesquisa foi de janeiro a julho de 2007. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário semi-estruturado, preenchido pelo pesquisador, devidamente calibrado. Foi realizado um estudo piloto antes do início da coleta de dados, para aperfeiçoamento do instrumento. A população em estudo corresponde a todos os idosos residentes nesta instituição asilar que aceitaram participar livre e conscientemente da pesquisa. O estudo respeitou os requisitos éticos, sendo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UEPB e submetendo os participantes à assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. Os dados foram analisados de forma quantitativa, com utilização da estatística descritiva. A amostra é constituída por uma maioria: feminina (63%), solteira (48%) e com idade entre 81 e 90 anos (31,70%).

RESULTADOS:

Quando investigados quanto ao conhecimento de suas patologias, 56% dos participantes relatam não saber se possuem diabetes mellitos, e 58% não sabem se possuem hipertensão arterial. Com relação aos fatores de risco para as doenças referidas, 76% respondem que não sabem se existem diabéticos em sua família, 44% referem que nunca fumaram 95% não praticam nenhum tipo de atividade física e 84% afirmam não seguir nenhuma dieta.

 

CONCLUSÃO:

Os participantes não possuem conhecimentos concretos a cerca de sua condição como portadores das doenças crônicas supracitadas e estes dados mostram que urge a realização de um trabalho de investigação e acompanhamento da PA e da glicemia capilar do grupo em estudo a fim de detectar possíveis portadores de DM e HAS, assim como de um trabalho educativo.

Palavras-chave: Diabetes mellitus, Hipertensão arterial, Idoso.