62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 5. Zoologia Aplicada
POLYCHAETA (ANNELIDA) NO MESOLITORAL DOS COSTÕES ROCHOSOS DA BAÍA DE BENEVENTE (ES) ANTES E DEPOIS DA INVASÃO DO BIVALVO Isognomon bicolor (C. B. ADAMS, 1845)
Clésio Castro da Silva 1
Gilson A. Castro 1
Camila N. Silva 1
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
INTRODUÇÃO:
Os poliquetos são predominantemente marinhos, apresentando também espécies em estuários. A maioria é de vida livre, mas alguns são comensais associados a esponjas, cnidários, moluscos, crustáceos, equinodermos e outros poliquetos; relativamente poucos são parasitos de outros animais. Estão presentes em praticamente todos os ambientes, desde a região entremarés até grandes profundidades. São comuns em costões rochosos, onde disputam espaço e alimento com outras formas de vida e estão sujeitos a diversos fatores, como dessecação e exposição ao ar, na região entremarés, e quantidade de luz, na região infralitoral. A complexidade estrutural da região entremarés é preponderante para o estabelecimento de associações dos poliquetos. A maioria dos trabalhos sobre poliquetos da região entremarés no Brasil tem caráter taxonômico, não existindo estudos sobre a biologia e ecologia de espécies locais. O objetivo do presente estudo foi caracterizar a macrofauna de poliquetos em termos de composição e abundância das espécies na faixa do mesolitoral de costões rochosos das praias Itaipava e Itaoca (ES) antes e depois da invasão bivalvo Isognomon bicolor (C. B. Adams, 1845).
METODOLOGIA:
Os balneários de Itaipava (20o 53'30,5"S e 40o 46' 4" W) e Itaoca (20o 54'18,3" S e 40o 46' 36,7" W) localizam-se na Baía de Benevente onde a freqüência de turismo é constante durante o ano. Foram comparados os dados das amostras de coletas feitas em 2005 (27 de maio e 13 de outubro), 2007 (05 de maio) e 2009 (21 de julho de 2009). Para as coletas no mesolitoral foram demarcadas ao longo de 10 metros do transecto horizontal e coletadas 5 amostras aleatórias no povoamento superior, como também 5 amostras aleatórias no povoamento inferior, efetuando raspagens no interior de cada uma das faixas marcadas por meio de um amostrador de alumínio com 10cm X 10cm de área, sendo as amostras inseridas no interior de sacos zip zap para a retenção do macrozoobentos. Os organismos foram mantidos na água do mar para o relaxamento e passadas 2 horas foram fixados em formalina a 10% e levados para o laboratório do Núcleo de Estudos de Biomas Costeiros do litoral Sul do estado do Espírito Santo e depois triados com literatura especializada no Departamento de Zoologia, do ICB, da UFJF. A análise dos dados avaliou a estrutura da poliquetofauna com base na composição específica e abundância relativa.
RESULTADOS:
Foram reconhecidos 501 espécimes pertencentes a duas famílias Syllidae e Nereididae, representadas respectivamente por Syllis gracilis Grube, 1840 e Neanthes succinea Frey & Leuckart, 1868. A abundância variou para N. succinea de 37 a 171 espécimes enquanto para a S. gracilis variou de 614 a 47 espécimes no costão da praia de Itaipava e de 29 a 111 espécimes de N. succinea e de 15 a 32 espécimes de S. gracilis no costão da praia de Itaoca. A abundância de N. succinea foi de 92,33% no costão da praia de Itaipava. Tal variabilidade está possivelmente associada aos padrões de distribuição das populações de poliquetos da região entremarés dentro das diferentes feições morfodinâmicas (declividade, rugosidades e canais) observadas ao longo de um mesmo costão rochoso. Evidenciando um padrão de variabilidade espaço-temporal das associações de poliquetos claramente relacionado com mudanças nos níveis de energia hidrodinâmica, topografia entre outros. Esses resultados podem ser atribuídos à heterogeneidade do ambiente da região entremarés e consequentemente ao número de microhabitats formados, permitindo uma ampla variedade de nichos, consequentemente minimizando as interações interespecíficas e abundância da comunidade biológica associada.
CONCLUSÃO:
Os poliquetos da região entremarés dos costões das praias Itaipava e Itaoca provavelmente foram distribuídos de acordo com as características do substrato.
Palavras-chave: Poliquetos, entremarés, estuário.