62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 1. História da Cultura
HISTÓRIAS DE AMOR, SEXO E VIOLÊNCIA NA CIDADE DE CAICÓ/RN (1920-1930)
Joelma Tito da Silva 1
1. Dept. de História e Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN
INTRODUÇÃO:
Este trabalho de pesquisa enfoca as histórias de amor, de ressentimento, de ciúme e de violência vividas na cidade de Caicó/RN, entre as décadas de 1920 e 1930, objetivando produzir uma geografia do crime que contemple os sujeitos sociais e os espaços associados às práticas de violência. Se para muitos a cidade não constituía um ambiente de moradia, certamente, era lugar de passagem, onde a população resolvia seus problemas, divertia-se nas zonas do baixo meretrício, nos cafés, queixava-se à autoridade policial, denunciando injúrias, espancamentos, furtos, mortes e badernas. O desenvolvimento de um estudo sobre o crime em uma pequena cidade no interior norte-rio-grandense justifica-se por lançar novos olhares sobre a história de um espaço quase sempre visibilizado pela seca e pela construção do sertanejo viril e rural, essencialmente marcado pela tradição e pela religiosidade, imagem comum quando se pensa as áreas interioranas dos Estados nordestinos. Assim, atravessando as fronteiras de tais estereótipos, o desenvolvimento dessa pesquisa visa expressar a complexidade presente nas práticas de sujeitos que amam, odeiam, matam, ferem, ofendem e denunciam, isto é, de homens e mulheres que tiveram suas vidas atravessadas, de alguma maneira, pela violência e pelo ressentimento
METODOLOGIA:
O presente trabalho de pesquisa foi desenvolvido a partir dos processos crimes arquivados no LABORDOC (Laboratório de Documentação Histórica) do CERES/UFRN (Centro de Ensino Superior do Seridó/Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Na primeira fase do estudo foram mapeados 55 processos que se referem ao intervalo de tempo entre os anos de 1928 e 1936. A partir dessa documentação realizou-se um levantamento de dados gerais sobre a natureza dos crimes praticados, os tipos sociais envolvidos e os espaços associados aos atos ilícitos. Na segunda fase, as atividades de pesquisa foram direcionadas para o aprofundamento das tramas presentes em 10 processos que tratavam especificamente dos crimes associados ao ciúme, ao amor e/ou ao sexo. Assim, se no primeiro momento foi produzido um esquema geral que visava mapear a natureza dos crimes cometidos, no outro a análise recaiu sobre os dados qualitativos acerca de algumas histórias presentes nos autos. Teórico-metodologicamente o nosso trabalho ancora-se nas discussões sobre a história cultural que apresenta uma diversidade crescente de objetos de pesquisa unidos pelo estudo das representações, do imaginário, das sensibilidades, do corpo e das sociabilidades.
RESULTADOS:
O presente estudo verificou que a natureza dos crimes praticados é diversa, na medida em que, 21,8% dos processos analisados referem-se à agressão física causada, majoritariamente, por ressentimentos e, em seguida, aparece a prática de furto e roubo, com 18,1%. No âmbito das questões de gênero, observou-se que quase 95% dos crimes foram praticados por homens, enquanto pouco mais de 5% tiveram sua autoria diretamente relacionada às mulheres. Nesse caso, pode-se inferir que tal situação deve-se à associação entre violência, honra e masculinidade que expressa a definição dos papéis sociais e simbólicos atribuídos ao homem e a mulher. Enquanto esta aparece, sob diferentes matizes, ora como vítima inocente, ora como objeto de disputa ou, ainda, como causadora ardilosa de embates, aqueles são os autores diretos da agressão física. Histórias diversas como a de Caetano da Nóbrega, acusado de espancar barbaramente um menor, e de Aderbal Cunha, réu em um processo por esmurrar uma meretriz, conhecida por Bela - incitado pelas intrigas de sua amante Dina - expressam as representações associadas ao feminino e ao masculino, bem como, expõem as tramas de amor e violência de diferentes sujeitos que viveram seus dilemas e conflitos na Caicó dos anos de 1920 e 1930.
CONCLUSÃO:
Ao fim da pesquisa concluiu-se que os tipos sociais envolvidos nos atos violentos e criminosos são diversos, nos autos pode-se encontrar prostitutas, jornaleiros, policiais, "choffeurs", vagabundos, comerciantes, operários e menores. Além disso, a geografia da contravenção apresentava-se difusa, na medida em que não havia lugares específicos para a prática violenta. Seus cenários urbanos eram o centro (nas áreas próximas ao mercado), os subúrbios e as zonas de baixo meretrício. No campo, onde ocorreram 47,2% dos casos apresentados, as práticas ilícitas difundiam-se por diversas áreas. Se a geografia do crime estava pulverizada em diferentes espaços, sua natureza expressava as construções simbólicas acerca do feminino e do masculino, da conduta moral e do censo de justiça em um lugar que começava a conviver com os signos de modernidade, dialogando - muitas vezes de forma tensa - com seus antigos referenciais de cultura e tradição.
Palavras-chave: História Cultural, Caicó/RN, Violência e ressentimento.