62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil
ANÁLISE DA POZOLANICIDADE DE RESÍDUOS DE VIDRO COMPARATIVAMENTE À POZOLANICIDADE DA ESCÓRIA DE ALTO-FORNO EM ARGAMASSAS
Fernanda Rodrigues Costa 1
Rachel Jardim Martini 1
Wilson Menezes de Melo Filho 1
Joana Darc da Silva Pinto 1
Carmen Couto 2
1. Instituto Politécnico - PUC Minas - Coração Eucarístico
2. Escola de Engenharia - UFMG
INTRODUÇÃO:

A pozolanicidade de resíduos de vidro foi avaliada comparativamente à pozolanicidade da escória de alto-forno vítrea granulada, que ao ser submetida a um resfriamento brusco adquire uma estrutura vítrea, que lhe confere um potencial pozolânico. O objetivo deste estudo, portanto, é avaliar a pozolanicidade de argamassas através da substituição de parte do cimento por resíduos obtidos no beneficiamento de vidros e por escória de alto-forno granulada básica.

METODOLOGIA:

O trabalho foi realizado no laboratório de Materiais da PUC Minas. A metodologia foi realizada através das seguintes etapas: caracterização tecnológica dos materiais; produção de argamassa de referência, AS1, com CPII-E32, areia média e fator água-cimento de 0,50; determinação de atividade pozolânica em argamassas com substituição de 35% do cimento por escória de alto-forno, AS2, e de 35% de substituição por resíduo de vidro, AS3, através da análise das resistências à compressão; análise da absorção de água por imersão.

RESULTADOS:

Os resultados de resistência à compressão aos 28 dias foram de 40MPa para a argamassa AS1, 28MPa para AS2 e 22MPa para AS3. Os índices de consistência obtidos foram de 220mm para AS1, 210mm para AS2 e em 246mm para AS3.  Os valores de absorção de água, por imersão, das argamassas com substituição por resíduos de vidro, assim como das argamassas com substituição por escória de alto-forno, foram compatíveis com os valores de absorção de argamassas tradicionais.

CONCLUSÃO:

O presente estudo permite concluir que os resíduos de vidro têm uma pozolanicidade comparável à da escória de alto-forno granulada, uma vez que foram obtidas resistências à compressão da ordem de 20MPa. Estes valores, embora não tenham atingido os 40MPa da argamassa de referência, são compatíveis com o de argamassas tradicionalmente empregadas na construção civil, demonstrando que os resíduos de vidro e a escória de alto-forno apresentam um potencial pozolânico que os habilita a substituir parte do aglomerante em argamassas, viabilizando a reinserção destes materiais no processo produtivo. A pesquisa realizada está em consonância com as diretrizes contemporâneas de se aliar o emprego de resíduos à sustentabilidade.

Instituição de Fomento: Ministério da Educação e Cultura - MEC/SESu - Programa de Educação Tutorial - PET
Palavras-chave: Resíduo de vidro, Escória de alto-forno, Sustentabilidade.