62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
SEMINÁRIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS - ESPAÇO E TEMPO PARA A UTILIZAÇÃO DE MICRO-AULAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
Jaime Fernando da Silva Cicotte 1
Fabiano César Cardoso 2
1. Discente - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop
2. Docente - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop
INTRODUÇÃO:

A formação profissional do professor esta concebida de maneira indissociável na relação teoria/prática, sendo necessária a criação de espaços e tempos para a iniciação de sua prática educacional de forma reflexiva, fato que nos remete a algumas preocupações, já indicadas por Zeichner (1993) e Alarcão (1996), uma vez que se trata de um processo complexo em sua operacionalização. Neste sentido, instituiu-se no Curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática, na Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, uma componente curricular, denominada Seminário de Práticas Educativas, para minimizar as possíveis dificuldades a serem encontradas pelos acadêmicos no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental e médio e iniciar e desenvolver sua prática e experiência docente. Distribuída ao longo dos seis primeiros módulos do curso, busca incluir no processo de formação inicial docente atividades teórico-práticas que articulem aspectos de formação específica e pedagógica. Assim, o presente trabalho apresenta o desenvolvimento de micro-aulas ocorridas no decorrer do Módulo III e sua implicação no processo de aprendizagem dos acadêmicos no intuito de socializar experiências e intensificar reflexões sobre esta prática.

METODOLOGIA:

O presente estudo tem como característica principal a discussão acerca da experiência didática inicial de acadêmicos oriundos de cursos de licenciatura nas áreas de Ciências e Matemática e como base, o desenvolvimento de micro-aulas exigidas pela componente curricular Seminário de Práticas Educativas III, presente no Curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática, da Universidade Federal de Mato Grosso.  Os dados foram coletados por meio de observações participativas dos próprios acadêmicos e professores durante o período de apresentações e desenvolvimento das 20 micro-aulas, que tinham por objetivo a associação do início da prática docente com a investigação científica e duração compreendida entre 20 e 30 minutos. Decorrido certo período após os trabalhos, uma reunião entre os participantes, 39 acadêmicos e 3 docentes, permitiu que se  discutisse a aprendizagem ocorrida com a realização e envolvimento na componente curricular. Assim, a análise dos dados ocorreu segundo a metodologia de grupos focais (focus group).

RESULTADOS:

A maioria das micro-aulas versaram sobre conteúdos de Ciências constantes nas matrizes curriculares das séries finais do ensino fundamental e foram desenvolvidas em duplas, sendo que dos trinta e sete acadêmicos participantes, apenas dois tinham experiência docente, ambos na área de Matemática. Importante ressaltar que inicialmente foram elaborados planos de aula, baseados em Deffune (2007), com um tema gerador, objetivos gerais e específicos, procedimentos metodológicos que seriam adotados nas aulas e processo de avaliação dos estudantes. Desta forma, delimitavam-se os saberes, competências e habilidades a serem trabalhados pelo público-alvo. As abordagens de ensino discutidas foram a Tradicional e a Interacionista, servindo estas de suporte para as atividades desenvolvidas durante as micro-aulas. Todos temos modelos interiorizados que incorporamos como nossos pela observação, durante muitas horas, de como os outros ensinavam. A micro-aula, como primeira experiência docente, possibilita o começo de mudanças para um novo modelo de professor mediador, através de uma formação inicial voltada para a auto-reflexão (Muzás & Blanchard, 2008).

CONCLUSÃO:

Com este trabalho foi possível caracterizarmos os acadêmicos enquanto professores em formação inicial e contribuir para o enriquecimento das discussões envolvendo a formação inicial docente para o ensino fundamental e médio. Diante do conhecimento adquirido no desenvolvimento do mesmo, sugere-se que no processo de formação inicial docente se criem espaços e tempos para a iniciação da prática educacional de forma reflexiva, pois a associação do início de prática docente com a investigação cientifica propiciada pela componente curricular Seminários de Práticas Educativas III, mencionada anteriormente, estabeleceu espaços e tempos didáticos que levaram a diversas discussões, observações e momentos de aprendizagem significativos.

Palavras-chave: micro-aula, formação inicial docente, atividade teórico-prática.