62ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) |
SEMINÁRIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS - ESPAÇO E TEMPO PARA A UTILIZAÇÃO DE MICRO-AULAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE |
Jaime Fernando da Silva Cicotte 1 Fabiano César Cardoso 2 |
1. Discente - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop 2. Docente - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop |
INTRODUÇÃO: |
A formação profissional do professor esta concebida de maneira indissociável na relação teoria/prática, sendo necessária a criação de espaços e tempos para a iniciação de sua prática educacional de forma reflexiva, fato que nos remete a algumas preocupações, já indicadas por Zeichner (1993) e Alarcão (1996), uma vez que se trata de um processo complexo em sua operacionalização. Neste sentido, instituiu-se no Curso de Licenciatura |
METODOLOGIA: |
O presente estudo tem como característica principal a discussão acerca da experiência didática inicial de acadêmicos oriundos de cursos de licenciatura nas áreas de Ciências e Matemática e como base, o desenvolvimento de micro-aulas exigidas pela componente curricular Seminário de Práticas Educativas III, presente no Curso de Licenciatura |
RESULTADOS: |
A maioria das micro-aulas versaram sobre conteúdos de Ciências constantes nas matrizes curriculares das séries finais do ensino fundamental e foram desenvolvidas em duplas, sendo que dos trinta e sete acadêmicos participantes, apenas dois tinham experiência docente, ambos na área de Matemática. Importante ressaltar que inicialmente foram elaborados planos de aula, baseados em Deffune (2007), com um tema gerador, objetivos gerais e específicos, procedimentos metodológicos que seriam adotados nas aulas e processo de avaliação dos estudantes. Desta forma, delimitavam-se os saberes, competências e habilidades a serem trabalhados pelo público-alvo. As abordagens de ensino discutidas foram a Tradicional e a Interacionista, servindo estas de suporte para as atividades desenvolvidas durante as micro-aulas. Todos temos modelos interiorizados que incorporamos como nossos pela observação, durante muitas horas, de como os outros ensinavam. A micro-aula, como primeira experiência docente, possibilita o começo de mudanças para um novo modelo de professor mediador, através de uma formação inicial voltada para a auto-reflexão (Muzás & Blanchard, 2008). |
CONCLUSÃO: |
Com este trabalho foi possível caracterizarmos os acadêmicos enquanto professores em formação inicial e contribuir para o enriquecimento das discussões envolvendo a formação inicial docente para o ensino fundamental e médio. Diante do conhecimento adquirido no desenvolvimento do mesmo, sugere-se que no processo de formação inicial docente se criem espaços e tempos para a iniciação da prática educacional de forma reflexiva, pois a associação do início de prática docente com a investigação cientifica propiciada pela componente curricular Seminários de Práticas Educativas III, mencionada anteriormente, estabeleceu espaços e tempos didáticos que levaram a diversas discussões, observações e momentos de aprendizagem significativos. |
Palavras-chave: micro-aula, formação inicial docente, atividade teórico-prática. |