62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
NITROGÊNIO DA BIOMASSA MICROBIANA  DO SOLO , APÓS UM ANO DE SISTEMA DE INTEGRAÇÃO LAVOURA - PECUÁRIA.
Samuel Bonfim Fernandes 1
Camila Eufrasio de Souza 1
Letícia Alvarenga 1
Maria Lucrécia Gerosa Ramos 1
Laryssa Maria Teles Batista 1
1. UnB / Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária - FAV
INTRODUÇÃO:

A integração de sistemas de produção de grãos e pecuária tem potencial para aumentar a produtividade, reduzir riscos de perda de qualidade do solo, podendo auxiliar no processo de recuperação de áreas degradadas melhorando as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo. O sistema integrado de produção fornece adubo residual e dessa forma as forrageiras em consorciação se beneficiam dos nutrientes minerais que foram adicionados as culturas anuais e não foram absorvidos. Em consórcio da soja com uma forrageira, esta pode se beneficiar de até 100 kg \ ha de N fixado de forma simbiótica pela leguminosa. O nitrogênio é considerado um dos principais limitadores de colheita e tem como única fonte de armazenamento a matéria orgânica.Podemos quantificar o nitrogênio do solo através da biomassa microbiana e do N total. A biomassa microbiana do solo (BMS) é a parte viva e mais ativa da matéria orgânica do solo; é definida como um componente vivo do solo e composta de bactérias, fungos, microfauna e algas, desde que tenham dimensões de até 5x10³μm³. O objetivo deste trabalho foi quantificar o nitrogênio da biomassa microbiana e o N total do solo latossolo vermelho-amarelo, em uma área após um ano de instalação de um Sistema de Integração Lavoura Pecuária.

METODOLOGIA:

O experimento está sendo conduzido na Fazenda Água Limpa, Brasília-DF, por um período previsto de duas safras agrícolas (dois anos), e as análises do trabalho são referentes ao sistema após um ano de implantação. A área do experimento é de 6 hectares e foi dividida em 6 piquetes de 1 ha , e cada piquete foi dividido em 4 parcelas de 0,25 ha. Nos piquetes foram estabelecidos os seguintes tratamentos: Capim Aruana; Capim Brachiária + milho; Soja; Capim Brachiária; Capim Aruana + Soja; Soja. As amostras foram coletadas de maneira representativa e de cada área estudada foram retiradas três partes, representando as repetições. As coletas de solo foram feitas nas seguintes profundidades: 0-10 cm  e 10-20 cm e elas foram realizadas com o auxilio de um enxadão e uma régua. O nitrogênio da biomassa microbiana foi quantificado pelo método de fumigação e extração. O NBM foi obtido pela fórmula : NBM =( NF- F)/ KN  , onde NF é o N total das amostras  não fumigadas , F é o N total das amostras fumigadas; KN  é o fator de correção .O nitrogênio total do solo, N total foi estimado pelo método Kjeldahl.

RESULTADOS:

No segundo ano de experimento de Integração Lavoura Pecuária, o NBM foi maior nos piquetes com capim Aruana (19,72 mg N/ ha solo) e no piquete com a cultura da soja (19,72 mg N/ ha solo). O NBM em geral foi semelhante nas duas camadas de solo (0-10 e 10-20). O nitrogênio total do solo foi maior no piquete com capim Aruana (1,82 N/ kg solo) e menor e semelhante nos piquetes com soja (1,59 N/ kg solo), capim Brachiária (1,59 N/ kg solo) e capim Aruana + milho (1,53 N/ kg solo), e em geral foi semelhante entre as duas camadas de solo estudadas. A razão percentual Nmic: Ntotal, em geral foi semelhante entre os piquetes e entre as camadas de solo. Os dados foram analisados com utilização do programa Sisvar, e as comparações das médias foram realizadas pelo teste de Tukey, a 5% de probabilidade.

CONCLUSÃO:

O NBM e o Ntotal foram diferentes entre os sistemas de produção estudados. Em geral o NBM, Ntotal e o Nmic:Ntotal foram semelhantes entre as camadas de solo. Seria interessante continuarmos analisando as propriedades biológicas desse solo para que seja possível obtermos mais dados do efeito que o sistema de produção Integração Lavoura Pecuária causa nas propriedades biológicas do solo.

Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Propriedades biológicas do solo, Manejo do solo, Sustentabilidade.