62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
A CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO FACILITADOR PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: EXPOSIÇÃO ITINERANTE CONHECENDO O NOSSO ECOSSISTEMA COSTEIRO.
Sueli Tavares de Souza Silva 1, 2
Mônica Alves Coelho dos Santos 1, 3
1. Secretaria de Educação do Jaboatão dos Guararapes - SEDUC/PMJG/PE
2. Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco - SEE/PE
3. Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, Prefeitura do Recife - SEEL/PR/PE
INTRODUÇÃO:

A construção de materiais didáticos de ciências traduz-se em mais um instrumento facilitador no processo de ensino-aprendizagem, proporcionando ao educando estabelecer, interpretar e interagir os conceitos e conteúdos disciplinares com as questões sociais, ambientais e tecnológicas, local e global, tornando-os cidadãos críticos e atuantes.  A concepção e construção da exposição deram-se nos encontros de formação continuada para professores de Ciências da Rede Municipal de Educação do Jaboatão dos Guararapes, durante o ano letivo de 2008. A exposição, que tem como ponto de partida a leitura de imagens e textos, contempla uma ampla diversidade de informações, facilitando aos educandos a compreensão das questões ambientais e sociais do ecossistema costeiro do município. Esse recurso didático tem como objetivos principais: 1) contextualizar, a partir das imagens contidas, as causas e conseqüências das transformações ocorridas no ecossistema em questão, promovendo uma reflexão; 2) incentivar mudanças de atitudes e resultados concretos no cuidado com o meio ambiente e melhor qualidade de vida a partir de ações interventivas dos problemas, propondo soluções e 3) estimular a percepção ambiental utilizando os aspectos paisagísticos, levando a uma maior apropriação para a leitura de mundo.

METODOLOGIA:
Nos encontros de ciências foi discutida a relevância da construção de uma ferramenta importante para o aprendizado deste componente curricular. Concomitantemente, foram problematizadas três questões pertinentes: 1) Qual a situação atual do ecossistema costeiro? 2) Como sistematizar as informações sobre esta realidade ambiental? e 3) Como garantir ao educando o acesso a essas informações? A partir destas indagações, os professores sentiram a necessidade de construir coletivamente um material de apoio didático que abordasse as potencialidades e os impactos ambientais desse ecossistema. A construção coletiva contou com o engajamento e a participação efetiva de 39 professores de ciências, provenientes de 20 escolas. A exposição "Conhecendo o nosso ecossistema costeiro", consiste num acervo formado por cinco painéis didáticos ilustrativos que expõem alguns elementos paisagísticos do litoral do Jaboatão dos Guararapes: 1) Um olhar do professor para as características gerais; 2) Um olhar do professor para as potencialidades; 3) Um olhar do professor para os impactos; 4) Um olhar do professor para a biodiversidade e 5) Situações e estratégias didáticas. As informações contidas nos banners são auto-explicativas e respondem as perguntas: Por quê?, Como?, Para quê? e O quê? .
RESULTADOS:
Foi observado que a participação coletiva na construção da exposição, durante os encontros de formação continuada, foi significativamente positiva, pois os professores mostraram-se mais empenhados, confiantes e acreditando na melhoria do processo ensino-aprendizagem; de forma que os mesmos se viram como protagonistas do processo e não apenas como meros expectadores. Por conseqüência, vislumbrou-se nos docentes uma preocupação com a apreensão de conhecimentos disciplinares pelos educandos, ampliando no professor a vontade de produzir e utilizar novos recursos didáticos de cunho interdisciplinar e transversal. Atualmente a exposição vem sendo utilizada nas escolas desta rede de educação, por professores de todas as modalidades e níveis de ensino e dos diversos componentes curriculares. As situações didáticas elencadas, durante os encontros pedagógicos, pelos professores e que integram a exposição vêm contribuindo de forma significativa para a formação da cidadania dos educandos, tornando-os sujeitos críticos e atuantes no contexto atual, percebendo-se um caminhar para mudanças atitudinais e comportamentais necessárias
CONCLUSÃO:
Finalmente, pode-se concluir que a construção deste instrumento didático só foi possível graças à sensibilização, envolvimento, querer fazer, apostar numa produção coletiva, por parte dos envolvidos no processo, apesar da exaustiva jornada de trabalho dos professores. Constatou-se, também, um aprimoramento da contextualização, intertextualização e desenvolvimento de novas competências e habilidades durante o processo de construção coletiva. Pode-se afirmar que a exposição itinerante transformou-se numa ferramenta relevante para a difusão dos conhecimentos disciplinares, tornando-se um ponto de partida para o desenvolvimento de trabalhos de cunho interdisciplinar e transversal nas escolas desta rede de ensino. Espera-se que os demais professores, desta rede de ensino, que não participaram desta construção sintam-se mais estimulados em utilizá-la na sua prática pedagógica. Ressalta-se que construção desta exposição foi importante pela natureza peculiar da mesma, pois embora exista um acervo significativo de recursos didáticos de ciências, há carências de materiais que enfoca a realidade do município onde as escolas estão inseridas.
Palavras-chave: Exposição itinerante, Recurso didático, Formação continuada.