62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
A UTILIZAÇÃO DOS SOFTWARES LIVRES GNUPLOT E OCTAVE NA CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM ENSINO DE FÍSICA ENVOLVENDO QUEDA LIVRE DE CORPOS
Thiago de Brito Pereira 1
Carlos Artur de Freitas Borges 1
Francisco Vieira de Brito 1
Naiara Cipriano Oliveira 1
Railton Vieira dos Santos 1
Henrique do Nascimento Camelo 1
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí/IFPI
INTRODUÇÃO:
Através da utilização de funções quadráticas é possível ter-se o entendimento da queda livre de corpos. Com o uso dos softwares livres OCTAVE e GNUPLOT é possível modelar numericamente as situações de queda livre de corpos e observar sua representação gráfica. Esses programas além de facilitar os cálculos exigidos, também é possível descrever o movimento vertical no vácuo e lançamentos oblíquos, tendo comumente estudados em Física do Ensino Médio.
METODOLOGIA:
Desenvolvimento por meio de softwares livres OCTAVE e GNUPLOT visando à solução de problemas reais em cenários virtuais. O primeiro software promove a resolução de cálculos propostos no movimento de queda livre de corpos. Sendo o segundo uma interface gráfica desses resultados.
RESULTADOS:
Os softwares livres demonstraram um ótimo desempenho no que diz respeito aos problemas propostos no estudo da queda livre de corpos. Sendo possível observar o comportamento dos movimentos de forma acessível e prática, podendo os mesmos serem aplicados a qualquer situação referente à Física do Ensino Médio.
CONCLUSÃO:
Nesse trabalho foi possível observar a importância da utilização dos softwares livres OCTAVE e GNUPLOT numa representação virtual de problemas realísticos, com relação a queda livre de corpos comumente trabalhados em Física do Ensino Médio. Os resultados obtidos com esses softwares estão de acordo com os encontrados na literatura.
Instituição de Fomento: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí / IFPI-Campus Parnaíba
Palavras-chave: Ensino de Física, Gnuplot, Octave.