62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
BIODIESEL COMO TEMÁTICA INTERDISCIPLINAR EM UM MODELO DE FORMAÇÃO INTEGRAL
Fábio Ricardo Maciel Botêlho 1
Heloíze da Cunha Charret 1
Daniele Saluti Nunes de Barros 1
1. Depto.de Ciências da Natureza, Escola SESC de Ensino Médio - ESEM, RJ
INTRODUÇÃO:

O planeta passa por uma séria crise ambiental. Vivemos uma necessidade contingente de equilibrar de forma sustentável toda uma cadeia de eventos produtivos que mantenham o cenário geoeconômico estabilizado sem comprometer as complexas relações existentes entre os entes biológicos e seu planeta.

Por esta razão, consideramos o eixo temático Biodiesel um candidato a altura para alcançar os ensejos previstos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e outros documentos norteadores do ensino. O tema permite o trabalho de várias disciplinas, correlatas ou não às áreas de Ciências Naturais sob os aspectos procedimentais e atitudinais, além de contribuir para a formação dos alunos, na medida em que levanta questões de ordem política, econômica, sociais e ambientais que emergem do tema.

O trabalho teve como foco verificar o desenrolar de procedimentos voltados às práticas de sustentabilidade com alunos do Ensino Médio analisando o potencial deste projeto para o desenvolvimento da interdisciplinaridade com vistas ao desenvolvimento do pensamento científico crítico e contextualizado.

METODOLOGIA:

O trabalho foi conduzido nos laboratórios de ciências da Escola SESC de Ensino Médio, instituição que se dispõe a educar jovens egressos de todos os estados brasileiros. A sua concepção de atuação consiste em uma ruptura com as práticas tradicionais e com o estabelecimento de um ensino médio inovador através de espaços de aprendizagem interdisciplinar, valorizando as habilidades e competências individuais com foco nas diferentes áreas do conhecimento.

Nossa análise voltou-se para o aspecto curricular desenvolvido durante o projeto biodiesel, bem como para os aspectos procedimentais e atitudinais protagonizado pelo aluno, observando o impacto do trabalho sobre o engajamento com as ciências na escola.

Além disso, buscamos entender o potencial de uma atividade como essa no que diz respeito à formação cientifica efetiva do estudante.

RESULTADOS:

Durante o projeto, os participantes tiveram a oportunidade de trabalhar assuntos correlatos, a saber: história do desenvolvimento dos biocombustíveis, o funcionamento dos motores a combustão interna, os princípios básicos da química da transesterificação, as políticas públicas de incentivo a agricultura familiar voltadas para a produção de biodiesel, o que revela um grande potencial para uma formação verdadeiramente interdisciplinar e comprometida com as demandas da sociedade científica contemporânea em concordância com as propostas apresentadas pelo ensino médio inovador.

Tendo em vista que os estudantes participaram de todo o processo de construção do protótipo, podemos afirmar que diversas habilidades instrumentais e cognitivas foram desenvolvidas através da vivência, incorporando ao repertório de conhecimentos do estudante ferramentas para uma visão verdadeiramente sustentável.

O projeto também tem o mérito de elevar os participantes ao papel de protagonistas da filosofia sustentável desenvolvida pela comunidade, já que parte do excedente de óleo utilizado na produção do biodiesel foi oriunda do restaurante comunitário, além da expectativa de produção para alimentar a frota escolar.

CONCLUSÃO:

Ao tomar parte de um projeto com vistas ao desenvolvimento de sua própria comunidade, o aluno percebe o poder transformador da ciência, elevando-a de um patamar teórico e abstrato para um nível dinâmico e vivo do qual inclusive ele é o protagonista.

Além do mérito incontestável do projeto em promover práticas pedagógicas interdisciplinares e de iniciação científica, consideramos que a maior contribuição do projeto biodiesel no âmbito da escola SESC de Ensino Médio esteja relacionada à multiplicação desses conhecimentos a serviço da sustentabilidade por todos os estados brasileiros, tendo em vista a singularidade de nosso corpo discente.

E como desdobramento futuro para o trabalho, estamos buscando um programa de capacitação das comunidades do entorno para a fabricação de protótipos para a produção de biodiesel em pequena escala.

Instituição de Fomento: SESC - Serviço Nacional do Comércio. Departamento Nacional, Rio de Janeiro
Palavras-chave: Biodiesel, Interdisciplinaridade, Ensino de Ciências.