62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
AVALIAÇÃO DO VIGOR DE SEMENTES DE Licania rígida BENTH. (OITICICA) EM FUNÇÃO DE DIFERENTES TRATAMENTOS PRÉ-GERMINATIVOS
Ricardo Gonçalves Santos 1
Cynthia Cavalcanti de Albuquerque 1
Ramiro Gustavo Varela Camacho 1
Antonio Dalemberg Ferreira 1
Kathia Maria Barbosa e Silva 1
1. Depto. de Ciências Biológicas, Fac. de Ciências Exatas e Naturais - UERN
INTRODUÇÃO:

A Licania rígida Benth. conhecida como oiticica, é uma espécie endêmica do Nordeste brasileiro, típica de matas ciliares da caatinga. Sua grande importância é atribuída tanto ao aspecto ambiental por ser uma espécie arbórea perene sempre verde que preserva as margens dos rios e riachos temporários na região da caatinga, como também por ter uma semente rica em óleo que vem sendo desde há muito tempo empregado na indústria para diversos fins. Há um crescente interesse na propagação de espécies nativas devido à atenção focada, cada vez mais, nos problemas ambientais, com vistas à produção de mudas para recuperar e, ou enriquecer áreas degradadas resultantes da exploração desordenada dos recursos naturais. Contudo, não há conhecimento suficiente para o manejo e análise das sementes da maioria dessas espécies de modo a fornecer dados que possam caracterizar seus atributos físicos e fisiológicos. Portanto, é necessário se obter informações básicas sobre a germinação, cultivo e potencialidades dessas espécies nativas da Caatinga. Nesse sentido, objetivou-se com este trabalho, estudar aspectos relacionados ao vigor de sementes de Licania rígida Benth. a partir da porcentagem de germinação (%G), Índice de velocidade de emergência (IVE) e tempo médio de germinação (TMG).

METODOLOGIA:

As sementes de oiticica foram coletadas na Floresta Nacional de Açu (FLONA) e submetidas a diferentes tratamentos (T1 - Testemunha; T2 - Sementes sem a casca; T3 - Sementes imersas 10 minutos em ácido sulfúrico (H2SO4 - 95%) com a casca; T4 - sementes submetidas à pré-embebição em água por 80 horas com a casca; T5 - sementes submetidas à pré-embebição em água por 160 horas com a casca). A semeadura realizada em 24/04/2009 foi feita em sacos de polietileno com capacidade para 1 kg, contendo como substrato, uma mistura composta de arisco escuro, polifértil e húmus na proporção de 1:1:1. O experimento foi conduzido sob condições de casa de vegetação/Campus Central da UERN e irrigado automaticamente 4 vezes ao dia com o auxílio de uma bomba de aspersão. Os 5 tratamentos foram organizados em DIC com 5 repetições de 20 sementes cada e as variáveis estudadas foram:  (%G),  (IVE) e (TMG). Os dados foram coletados a partir da primeira germinação.

RESULTADOS:

As médias dos dados obtidos foram avaliadas pelo teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade. As sementes apresentaram as seguintes Porcentagens de germinação: T1 = 21%; T2 = 54%; T3 = 21%; T4 = 17%; T5 = 12%. Para o Índice de Velocidade de Emergência os tratamentos tiveram respectivamente 0,122; 0,593; 0,123; 0,084; 0,072 e para o Tempo Médio de Germinação as médias foram 47; 31; 39; 65 e 41 respectivamente. Estes resultados demonstraram que a 5% de probabilidade pelo teste de Tukey, as sementes sem casca (T2) superaram significativamente os demais tratamentos em %G e IVE. Verificou-se também que apesar da germinabilidade das sementes não ter diferido estatisticamente dos tratamentos 1,3 e 5, o T2 obteve o melhor Tempo Médio de Germinação.

CONCLUSÃO:

As sementes de Licania rígida Benth. sem a parte externa (T2) mostraram ser mais vigorosas, visto que este tratamento superou os demais em %G, IVE e TMG.

Instituição de Fomento: Terra Viva
Palavras-chave: Licania rígida Benth, Vigor de Sementes, Propagação de Espécies Nativas.