62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 5. Zoologia Aplicada
ABUNDÂNCIA E MORFOMETRIA DO Isognomon bicolor (C. B. ADAMS, 1845) EM COSTÕES ROCHOSOS DA BAÍA DE BENEVENTE (ES)
Camila N. Silva 1
Clésio Castro da Silva 1
Gilson Alexandre de Castro 1
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
INTRODUÇÃO:
Espécies exóticas vêm sendo introduzidas pelo homem em ambientes marinhos há vários séculos, transportadas nos cascos de navios por incrustação. Além disso, a transferência de organismos também ocorre através da água de lastro, maricultura, aqüicultura e plataformas de petróleo. Faz-se necessário conhecer a atual população de I. bicolor no litoral sul do Espírito Santo, contribuindo para a compreensão da dinâmica de interações de uma invasão biológica recente, evitando danos maiores à comunidade litofílica, e também possibilitando a apresentação de dados inovadores. Assim, os aspectos a serem considerados foram abundâncias e morfometria do bivalvo Isognomon bicolor e também foram comparados os dados das amostras de coletas feitas em 2005, 2007 e 2009.
METODOLOGIA:
Os balneários de Itaipava (20o 53'30,5"S e 40o 46' 4" W) e Itaoca (20o 54'18,3" S e 40o 46' 36,7" W) localizam-se na Baía de Benevente onde a freqüência de turismo é constante durante o ano. Foram comparados os dados das amostras de coletas feitas em 2005 (27 de maio e 13 de outubro), 2007 (05 de maio) e 2009 (21 de julho de 2009). Para as coletas no mesolitoral foram demarcadas ao longo de 10 metros do transecto horizontal e coletadas 5 amostras aleatórias no povoamento superior, como também 5 amostras aleatórias no povoamento inferior, efetuando raspagens no interior de cada uma das faixas marcadas por meio de um amostrador de alumínio com 10cm X 10cm de área, sendo as amostras inseridas no interior de sacos zip zap para a retenção do macrozoobentos. Os organismos foram mantidos na água do mar para o relaxamento e passadas 2 horas foram fixados em formalina a 10% e levados para o laboratório do Núcleo de Estudos de Biomas Costeiros do litoral Sul do estado do Espírito Santo e depois triados com literatura especializada no Departamento de Zoologia, do ICB, da UFJF. A análise dos dados avaliou a morfometria com base na composição específica e abundância relativa.
RESULTADOS:
A abundância de I. bicolor não foram registradas nos dia 27 de maio de 2005 tanto nos costões das praias Itaipava e Itaoca. Na amostragem do dia 13 de outubro de 2005 foi registrado 1 especimen de I. bicolor no costão da praia Itaipava e 5 espécimes no costão da praia Itaoca que apresentaram 1cm de comprimento. Os dados de coleta do dia 05 de maio de 2007 já apresentaram um acréscimo de 43 espécimes de I. bicolor no costão da praia de Itaipava com um comprimento em média 3,51 cm, mas no costão da praia de Itaoca não foi registrado nenhum espécime de I. bicolor. Na coleta do dia 21 de julho de 2009 apresentaram uma abundância de 82 espécimes de I. bicolor no costão da praia Itaipava e de 84 espécimes de I. bicolor no costão da praia Itaoca. A biometria destes espécimes de I. bicolor foram em média de 2,77 cm de comprimento e de 1,41 cm de comprimento respectivamente nos costões das praias Itaipava e Itaoca.
CONCLUSÃO:
Estes resultados apontam para uma possível ocupação do I. bicolor na faixa anteriormente dominada por cirripédios.
Palavras-chave: Morfometria, invasor, estuário.